Nome do Projeto
GEF VI: A coragem da verdade
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
23/04/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Resumo
O Curso "A coragem da verdade" (1983-1984) foi o último pronunciado por Michel Foucault, no Collège de France. O filósofo francês apresenta a análise das estruturas epistemológicas (conhecimento verdadeiro) e o estudo das formas aletúrgicas (transformações éticas do sujeito). No presente Curso o conceito de parresía, o dizer-a-verdade, toma um destaque central na constituição da ética como estética da existência.

Objetivo Geral

Aprofundar o estudo acerca da genealogia da parresía, suas do dizer-a-verdade sobre si mesmo.

Justificativa

O presente Projeto de Ensino surge para contribuir no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que há alunos de cursos de graduação e pós-graduação estudando o pensamento do filósofo Michel Foucault, mas não há uma oferta de grupos de estudos para aprofundar, discutir e fundamentar as leituras. Além disso, tal Projeto aparece como uma espécie de complementação acadêmica das atividades disciplinares ofertadas no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da UFPel.

Metodologia

Encontros semanais, nas terças-feiras à tarde, para a leitura e discussão do Curso e demais obras complementares do filósofo francês Michel Foucault (1926-1984).

Resultados Esperados

Espera-se contribuir para com os estudos do pensamento de Foucault, destacando o conceito de parresía, como dizer-a-verdade e os riscos advindos dessa postura. Também se aspira a consolidar as investigações acerca do pensamento de Foucault no Curso de Filosofia da UFPel. Pretende-se assegurar que a produção teórica realizada seja apresentada em eventos dentro e fora da UFPel e até
publicada em periódicos e em forma de um livro, podendo contribuir para a discussão na área. Além destes aspectos inerentes à pesquisa, é esperado proporcionar à equipe, que aderir ao Projeto de Ensino, a oportunidade de um envolvimento com a pesquisa filosófica na área da filosofia contemporânea, motivando os acadêmicos à continuidade da carreira como pesquisador(a). Da mesma forma, completar possíveis lacunas do Projeto Pedagógico do Curso, uma vez que o pensamento do filósofo francês é pouco estudado durante a formação acadêmica.

Indicadores, Metas e Resultados

Se houver necessidade, os integrantes do grupo se encontrarão em horário alternativo para estudar outras obras, como suporte, para compreender melhor o Curso em questão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE LUIZ DE OLIVEIRA TABORDA102/10/201831/12/2018
BALTAZAR JOAQUIM LUIS TRANSVAL2
BERLANNY CHRISTINA DE CARVALHO BEZERRA102/10/201831/12/2018
BRUNA DOS SANTOS LEITE223/04/201831/12/2018
CAMILA TRINDADE COELHO2
CLADEMIR LUIS ARALDI223/04/201831/12/2018
DAVID INÁCIO NASCIMENTO223/04/201831/12/2018
Dirceu Arno Krüger Junior223/04/201831/12/2018
EDUARDO SCHILD HOLZ104/09/201831/12/2018
FLÁVIA FERREIRA TRINDADE223/04/201831/12/2018
FRANCIELLY ZILLI223/04/201831/12/2018
GABRIEL HENRIQUE SOUZA MACIEL223/04/201831/12/2018
GUSTAVO RUAS DE MORAIS223/04/201831/12/2018
IEDINARA MATOS GUERREIRO2004/05/201831/12/2018
JEAN CHARLES MACHADO SOUZA118/09/201831/12/2018
JÉSSICA SIQUEIRA PERBONI223/04/201831/12/2018
KELIN VALEIRAO323/04/201831/12/2018
LAUREN CARLA ESCOTTO MOREIRA2
LETÍCIA VALENTE DIAS102/10/201831/12/2018
MARIA IDA HELLEBRANDT DA SILVA107/08/201831/12/2018
MARIA MANUELA ALVES GARCIA223/04/201831/12/2018
MATEUS WEIZENMANN2
MONIQUE NAVARRO SOUZA223/04/201831/12/2018
PATRICK ESPINOSA DA SILVA104/09/201831/12/2018
STEFANIE GRIEBELER OLIVEIRA223/04/201831/12/2018
Tulipa Martins Meireles223/04/201831/12/2018

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