Nome do Projeto
Calourada das Engenharias
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/03/2018 - 20/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharias
Resumo
A adaptação com o ensino superior, principalmente nas universidades públicas, é um período crítico para os jovens brasileiros. Além do estudante se deparar com outro universo escolar e outros tipos de metodologias de didáticas, ele ainda tem que lidar com questões psicológicas, como o amadurecimento e a pressão de iniciar uma nova rede de apoio e amizades. Para alguns, o simples fato de ingressar no ensino superior e identificar-se como estudante universitário parece ser um aspecto mais saliente do que a própria profissão (ou curso) em si (Lassance; Gocks, 1995).
Neste contexto, elaborar atividades de formação preventivas, as quais visam orientar os estudantes em relação às vivências dos desafios acadêmicos, sociais e pessoais apresentados nesse período, de modo que garantam não apenas a condição do acesso ao ensino superior, mas também a integração, a permanência e, sobretudo, o sucesso acadêmico (Guerreiro-Casanova; Polydoro, 2011).
Objetivo Geral
O Projeto intitulado "Calourada das Engenharias" tem como objetivo acolher calouros dos cursos de graduação do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas, apresentando-lhes o ambiente universitário e promovendo a integração com corpo discente, docente e servidores da instituição.
Justificativa
A adaptação do estudante ao ambiente universitário inicia-se imediatamente após seu ingresso, sendo a assimilação acerca da Instituição e sua estrutura, instituída desde o primeiro dia de aula. Tal afirmativa é corroborada por Guerreiro-Casanova e Polydoro (2010b), os quais constataram maiores níveis de integração no início do curso, quando comparados ao final do primeiro ano letivo, o que demonstra a relevância das primeiras semanas na vida dos calouros (Teixeira; Castro; Zoltowski, 2012).
Uma das primeiras mudanças enfrentadas pelo estudante concerne ao ambiente acadêmico e seu modus operandi; muitas vezes, ao buscar referências em suas experiências no ensino básico, se encontra perdido diante de todas as regras e espaços administrativos da Universidade. Segundo Teixeira et al. (2008), a ausência de uma orientação com relação aos processos burocráticos universitários também é percebida como um obstáculo à adaptação, na medida em que dificulta a ambientação do calouro à Instituição e suas rotinas.
Outro tipo de transição é a psicológica e emocional, já que grande parte dos contatos sociais são alterados, sendo os novos laços de amizades vistos como apoio ao enfrentamento das dificuldades. Por tanto, ter uma boa interação com seus colegas e veteranos é primordial e, para isso, torna-se necessário que a Instituição, respeitando as especificidades de cada curso, fomente espaços de convivência entre os pares e professores, a fim de potencializar os processos de integração social (Teixeira; Castro; Zoltowski, 2012).
Posto isto, a “Calourada das Engenharias” vem de encontro à promoção de diversas atividades de integração do calouro à cidade, à Instituição, aos professores, servidores e colegas, objetivando tornar agradável a adaptação do estudante e fomentar a união entre os 3 pilares (docentes, discentes e servidores) da Unidade.
Uma das primeiras mudanças enfrentadas pelo estudante concerne ao ambiente acadêmico e seu modus operandi; muitas vezes, ao buscar referências em suas experiências no ensino básico, se encontra perdido diante de todas as regras e espaços administrativos da Universidade. Segundo Teixeira et al. (2008), a ausência de uma orientação com relação aos processos burocráticos universitários também é percebida como um obstáculo à adaptação, na medida em que dificulta a ambientação do calouro à Instituição e suas rotinas.
Outro tipo de transição é a psicológica e emocional, já que grande parte dos contatos sociais são alterados, sendo os novos laços de amizades vistos como apoio ao enfrentamento das dificuldades. Por tanto, ter uma boa interação com seus colegas e veteranos é primordial e, para isso, torna-se necessário que a Instituição, respeitando as especificidades de cada curso, fomente espaços de convivência entre os pares e professores, a fim de potencializar os processos de integração social (Teixeira; Castro; Zoltowski, 2012).
Posto isto, a “Calourada das Engenharias” vem de encontro à promoção de diversas atividades de integração do calouro à cidade, à Instituição, aos professores, servidores e colegas, objetivando tornar agradável a adaptação do estudante e fomentar a união entre os 3 pilares (docentes, discentes e servidores) da Unidade.
Metodologia
O presente Projeto será executado na forma de "Evento", a ser realizado no dia 11 de abril de 2018, das 13:30 às 20:00 horas, em via pública localizada em frente ao acesso principal ao prédio da Cotada do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas.
O evento promoverá diversas atividades, dentre as quais destacam-se:
• Apresentação da Universidade Federal de Pelotas, por meio da palavra do Reitor Prof. Dr. Pedro Curi Hallal ou representante;
• Apresentação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, por meio da palavra do Pró-Reitor Prof. Dr. Mario Renato de Azevedo Júnior ou representante;
• Apresentação da cidade de Pelotas, por meio da palavra de representantes da Prefeitura Municipal;
• Apresentação do Centro de Engenharias, por meio da palavra da Diretora Profª. Drª. Isabela Andrade e da Diretora Adjunta Profª. Drª Aline Ribeiro Paliga;
• Apresentação do Conselho de Diretórios Acadêmicos (DA's) e CA das Engenharias e de seus respectivos representantes;
• Palestra Institucional sobre o canal do YouTube "Me Salva";
• Gincanas de integração;
• Confraternização.
O evento promoverá diversas atividades, dentre as quais destacam-se:
• Apresentação da Universidade Federal de Pelotas, por meio da palavra do Reitor Prof. Dr. Pedro Curi Hallal ou representante;
• Apresentação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, por meio da palavra do Pró-Reitor Prof. Dr. Mario Renato de Azevedo Júnior ou representante;
• Apresentação da cidade de Pelotas, por meio da palavra de representantes da Prefeitura Municipal;
• Apresentação do Centro de Engenharias, por meio da palavra da Diretora Profª. Drª. Isabela Andrade e da Diretora Adjunta Profª. Drª Aline Ribeiro Paliga;
• Apresentação do Conselho de Diretórios Acadêmicos (DA's) e CA das Engenharias e de seus respectivos representantes;
• Palestra Institucional sobre o canal do YouTube "Me Salva";
• Gincanas de integração;
• Confraternização.
Resultados Esperados
Espera-se, ao fim deste Projeto, que os calouros dos cursos de graduação do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas sintam-se acolhidos e bem-vindos. Além disso, espera-se estreitar distâncias entre alunos, docentes e servidores e promover o compreendimento de parte da estrutura da Instituição.
Indicadores, Metas e Resultados
Em virtude de o cadastro do Projeto de Ensino ter ocorrido após o mesmo ter sido, de fato, iniciado, as datas apresentadas no Cronograma são fictícias, respeitando a exigência dos 30 dias para início do mesmo.
Segue abaixo as datas reais:
* Organização - 11/03/2018 a 10/04/2018
* Calourada das Engenharias a 11/04/2018
* Avaliação - 12/04/2018 a 19/04/2018
* Relatório - 20/04/2018 a 20/05/2018
Segue abaixo as datas reais:
* Organização - 11/03/2018 a 10/04/2018
* Calourada das Engenharias a 11/04/2018
* Avaliação - 12/04/2018 a 19/04/2018
* Relatório - 20/04/2018 a 20/05/2018
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ALESSANDRA MAGNUS LAZUTA | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| ALICE MORALES DOS SANTOS | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| ALINE RIBEIRO PALIGA | 1 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| ALYSON SOUZA DE AVILA | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| ANA CAROLINA LEITE CESPEDES | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| ANGELA AZEVEDO DE AZEVEDO | 1 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| BETINA DUMMER UCZAK | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| BRUNA ARRUDA ARAUJO | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| BRUNA REGINA SOUZA ALVES | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| CHAYANE SENA DE MELO | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| CÁSSIO BOLÔNIA HORTA DE OLIVEIRA | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| DANIELA MATTOS FERNANDES | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| DIEGO NOVELLO | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| DIEGO VIEIRA SILVEIRA | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| EDUARDO CARDOSO | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| FELIPE DA SILVA COSTA | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| FELIPE SCHAUN BUENO | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| FERNANDO HENRIQUE GUIMARÃES REZENDE | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| FRANCO DAMIAN BROCCA CABALLERO | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| GABRIEL DE CASTRO BARRETO | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| GIULIA VERRUCK TORTOLA | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| GUSTAVO DE AZEVEDO LÜDTKE | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| GUSTAVO SCHMIDT CABRAL | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| HIAGO REGO ROCKEMBACH | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| ISABELA FERNANDES ANDRADE | 1 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| ISABELLA BRANDÃO MOREIRA | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| JOBERIO MARIA DOS SANTOS FILHO | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| JULIAN IGOR BISSANI | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| KAMILLY LORRANY ARAUJO DA SILVA | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| LARISSA LOEBENS | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| LARISSA SILVEIRA DA COSTA | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| LAURIELE SOARES BASTIANI | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| LUCAS RAFAEL SILVA DA SILVEIRA | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| LUIZ ALBERTO PEREIRA ANTUNES JÚNIOR | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| MARCELLA MACEDO TORRES | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| MARCO AURELIO JUSTINIANO ALKIMIM | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| MATHEUS DOMINGUES RIVEIRO | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| MAUREN ESPINOSA GASPAR | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| MERIELEN DE CARVALHO LOPES | 1 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| NATHAN BELLUZZO DA SILVEIRA | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| NATHÁLIA CAMPOLINA MENDES | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| NATÁLIA LISBOA BARRETO | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| PAOLA VIEIRA MACHADO | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| PEDRO RODRIGUES BRISOLARA DA CUNHA | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| RACQUEL KNUST DOMINGUES | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| RAFAEL DOS SANTOS ESTECHE | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| ROMULO HENRIQUE BATISTA DE FARIAS | 1 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| STHÉFANIE DA CUNHA | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| TAIANE CAROLINE CANDIDO | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| TAILON ANDRÉ PODEWILS | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| TAMARA LEITZKE CALDEIRA BESKOW | 2 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| THOMAZ NICOLAS BELINI | 10 | 29/04/2018 | 08/07/2018 |
| TIFANY MANOELA DE SOUZA | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| VINICIUS AVILA EICHENBERG | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |
| WESLEY STANISWAFF JABLONSKI | 6 | 11/04/2018 | 11/04/2018 |