Nome do Projeto
Calourada das Engenharias
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/03/2018 - 20/05/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharias
Resumo
A adaptação com o ensino superior, principalmente nas universidades públicas, é um período crítico para os jovens brasileiros. Além do estudante se deparar com outro universo escolar e outros tipos de metodologias de didáticas, ele ainda tem que lidar com questões psicológicas, como o amadurecimento e a pressão de iniciar uma nova rede de apoio e amizades. Para alguns, o simples fato de ingressar no ensino superior e identificar-se como estudante universitário parece ser um aspecto mais saliente do que a própria profissão (ou curso) em si (Lassance; Gocks, 1995). Neste contexto, elaborar atividades de formação preventivas, as quais visam orientar os estudantes em relação às vivências dos desafios acadêmicos, sociais e pessoais apresentados nesse período, de modo que garantam não apenas a condição do acesso ao ensino superior, mas também a integração, a permanência e, sobretudo, o sucesso acadêmico (Guerreiro-Casanova; Polydoro, 2011).

Objetivo Geral

O Projeto intitulado "Calourada das Engenharias" tem como objetivo acolher calouros dos cursos de graduação do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas, apresentando-lhes o ambiente universitário e promovendo a integração com corpo discente, docente e servidores da instituição.

Justificativa

A adaptação do estudante ao ambiente universitário inicia-se imediatamente após seu ingresso, sendo a assimilação acerca da Instituição e sua estrutura, instituída desde o primeiro dia de aula. Tal afirmativa é corroborada por Guerreiro-Casanova e Polydoro (2010b), os quais constataram maiores níveis de integração no início do curso, quando comparados ao final do primeiro ano letivo, o que demonstra a relevância das primeiras semanas na vida dos calouros (Teixeira; Castro; Zoltowski, 2012).
Uma das primeiras mudanças enfrentadas pelo estudante concerne ao ambiente acadêmico e seu modus operandi; muitas vezes, ao buscar referências em suas experiências no ensino básico, se encontra perdido diante de todas as regras e espaços administrativos da Universidade. Segundo Teixeira et al. (2008), a ausência de uma orientação com relação aos processos burocráticos universitários também é percebida como um obstáculo à adaptação, na medida em que dificulta a ambientação do calouro à Instituição e suas rotinas.
Outro tipo de transição é a psicológica e emocional, já que grande parte dos contatos sociais são alterados, sendo os novos laços de amizades vistos como apoio ao enfrentamento das dificuldades. Por tanto, ter uma boa interação com seus colegas e veteranos é primordial e, para isso, torna-se necessário que a Instituição, respeitando as especificidades de cada curso, fomente espaços de convivência entre os pares e professores, a fim de potencializar os processos de integração social (Teixeira; Castro; Zoltowski, 2012).
Posto isto, a “Calourada das Engenharias” vem de encontro à promoção de diversas atividades de integração do calouro à cidade, à Instituição, aos professores, servidores e colegas, objetivando tornar agradável a adaptação do estudante e fomentar a união entre os 3 pilares (docentes, discentes e servidores) da Unidade.

Metodologia

O presente Projeto será executado na forma de "Evento", a ser realizado no dia 11 de abril de 2018, das 13:30 às 20:00 horas, em via pública localizada em frente ao acesso principal ao prédio da Cotada do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas.
O evento promoverá diversas atividades, dentre as quais destacam-se:
• Apresentação da Universidade Federal de Pelotas, por meio da palavra do Reitor Prof. Dr. Pedro Curi Hallal ou representante;
• Apresentação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, por meio da palavra do Pró-Reitor Prof. Dr. Mario Renato de Azevedo Júnior ou representante;
• Apresentação da cidade de Pelotas, por meio da palavra de representantes da Prefeitura Municipal;
• Apresentação do Centro de Engenharias, por meio da palavra da Diretora Profª. Drª. Isabela Andrade e da Diretora Adjunta Profª. Drª Aline Ribeiro Paliga;
• Apresentação do Conselho de Diretórios Acadêmicos (DA's) e CA das Engenharias e de seus respectivos representantes;
• Palestra Institucional sobre o canal do YouTube "Me Salva";
• Gincanas de integração;
• Confraternização.

Resultados Esperados

Espera-se, ao fim deste Projeto, que os calouros dos cursos de graduação do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas sintam-se acolhidos e bem-vindos. Além disso, espera-se estreitar distâncias entre alunos, docentes e servidores e promover o compreendimento de parte da estrutura da Instituição.

Indicadores, Metas e Resultados

Em virtude de o cadastro do Projeto de Ensino ter ocorrido após o mesmo ter sido, de fato, iniciado, as datas apresentadas no Cronograma são fictícias, respeitando a exigência dos 30 dias para início do mesmo.
Segue abaixo as datas reais:

* Organização - 11/03/2018 a 10/04/2018

* Calourada das Engenharias a 11/04/2018

* Avaliação - 12/04/2018 a 19/04/2018

* Relatório - 20/04/2018 a 20/05/2018

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA MAGNUS LAZUTA1029/04/201808/07/2018
ALICE MORALES DOS SANTOS611/04/201811/04/2018
ALINE RIBEIRO PALIGA129/04/201808/07/2018
ALYSON SOUZA DE AVILA1029/04/201808/07/2018
ANA CAROLINA LEITE CESPEDES1029/04/201808/07/2018
ANGELA AZEVEDO DE AZEVEDO129/04/201808/07/2018
BETINA DUMMER UCZAK1029/04/201808/07/2018
BRUNA ARRUDA ARAUJO1029/04/201808/07/2018
BRUNA REGINA SOUZA ALVES1029/04/201808/07/2018
CHAYANE SENA DE MELO611/04/201811/04/2018
CÁSSIO BOLÔNIA HORTA DE OLIVEIRA1029/04/201808/07/2018
DANIELA MATTOS FERNANDES611/04/201811/04/2018
DIEGO NOVELLO611/04/201811/04/2018
Diego Vieira Silveira1029/04/201808/07/2018
EDUARDO CARDOSO1029/04/201808/07/2018
FELIPE DA SILVA COSTA611/04/201811/04/2018
FELIPE SCHAUN BUENO611/04/201811/04/2018
FERNANDO HENRIQUE GUIMARÃES REZENDE1029/04/201808/07/2018
FRANCO DAMIAN BROCCA CABALLERO611/04/201811/04/2018
GABRIEL DE CASTRO BARRETO611/04/201811/04/2018
GIULIA VERRUCK TORTOLA611/04/201811/04/2018
GUSTAVO DE AZEVEDO LUDTKE611/04/201811/04/2018
GUSTAVO SCHMIDT CABRAL611/04/201811/04/2018
HIAGO REGO ROCKEMBACH611/04/201811/04/2018
ISABELA FERNANDES ANDRADE129/04/201808/07/2018
ISABELLA BRANDÃO MOREIRA611/04/201811/04/2018
JOBERIO MARIA DOS SANTOS FILHO1029/04/201808/07/2018
JULIAN IGOR BISSANI611/04/201811/04/2018
Kamilly Lorrany Araujo da Silva611/04/201811/04/2018
LARISSA LOEBENS1029/04/201808/07/2018
LARISSA SILVEIRA DA COSTA1029/04/201808/07/2018
LAURIELE SOARES BASTIANI611/04/201811/04/2018
LUCAS RAFAEL SILVA DA SILVEIRA1029/04/201808/07/2018
LUIZ ALBERTO PEREIRA ANTUNES JÚNIOR1029/04/201808/07/2018
MARCELLA MACEDO TORRES1029/04/201808/07/2018
MARCO AURELIO JUSTINIANO ALKIMIM611/04/201811/04/2018
MATHEUS DOMINGUES RIVEIRO611/04/201811/04/2018
MAUREN ESPINOSA GASPAR1029/04/201808/07/2018
MERIELEN DE CARVALHO LOPES129/04/201808/07/2018
NATALIA LISBOA BARRETO611/04/201811/04/2018
NATHAN BELLUZZO DA SILVEIRA611/04/201811/04/2018
NATHÁLIA CAMPOLINA MENDES1029/04/201808/07/2018
PAOLA VIEIRA MACHADO611/04/201811/04/2018
PEDRO RODRIGUES BRISOLARA DA CUNHA611/04/201811/04/2018
RACQUEL KNUST DOMINGUES1029/04/201808/07/2018
RAFAEL DOS SANTOS ESTECHE611/04/201811/04/2018
ROMULO HENRIQUE BATISTA DE FARIAS129/04/201808/07/2018
RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR611/04/201811/04/2018
STHÉFANIE DA CUNHA611/04/201811/04/2018
TAIANE CAROLINE CANDIDO1029/04/201808/07/2018
TAILON ANDRÉ PODEWILS611/04/201811/04/2018
TAMARA LEITZKE CALDEIRA BESKOW229/04/201808/07/2018
THOMAZ NICOLAS BELINI1029/04/201808/07/2018
TIFANY MANOELA DE SOUZA611/04/201811/04/2018
VINICIUS AVILA EICHENBERG611/04/201811/04/2018
WESLEY STANISWAFF JABLONSKI611/04/201811/04/2018

Página gerada em 29/03/2024 06:47:14 (consulta levou 0.049832s)