Nome do Projeto
Teoria e Prática em Nutrição Animal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2018 - 31/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Resumo
A produção animal é uma área de atuação de alunos egressos dos cursos de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade Federal de Pelotas. Várias disciplinas são ministradas com o intuito de formar e capacitar os alunos para atuarem na produção animal, entre estas as disciplinas na área de Nutrição Animal. Em função da necessidade de ampliar os conhecimentos “Teoria e Prática em Nutrição Animal" foi elaborado com o intuito de proporcionar aos alunos atividades extra-sala de aula, reforçando e complementando os assuntos ministrados em aula. A execução deste projeto de ensino visa a integração e troca de experiências extra-sala de aula de alunos de graduação de diferentes cursos. Além disso, proporcionará a experiência de monitoria de alunos através do acompanhamento das atividades de ensino de diferentes disciplinas pertencentes ao Departamento de Zootecnia, o que resulta em multidisciplinaridade. O objetivo é possibilitar aos alunos momentos de reflexão e aprendizado com uma visão multidisciplinar sobre assuntos na teoria e prática das diversas áreas de zootecnia relacionados ao seu cotidiano acadêmico e futura atividade profissional.

Objetivo Geral

Promover aos alunos dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia atividades extra-classe de assuntos teóricos e práticos de disciplinas na área de Nutrição Animal, com o objetivo de proporcionar um diferencial acadêmico aos alunos envolvidos, melhorando ainda, a qualidade institucional, através da redução dos índices de reprovação e evasão destes cursos.

Justificativa

De modo geral, os conteúdos das disciplinas são dados de forma independente, em que cada docente planeja sua aula sem, muitas vezes, ter conhecimento do conteúdo ministrado em outras disciplinas (Alves e Reinert, 2007). De fato, observa-se que as atividades de ensino dos professores do Departamento de Zootecnia envolvidos neste projeto vêm sendo realizadas através das atividades em sala de aula, sem interação do conteúdo das disciplinas ministradas. Considerando-se este fato, teve-se a ideia de formar um grupo de docentes com uma proposta de multidisciplinaridade em algumas disciplinas ministradas no Departamento de Zootecnia. De acordo com Morin (2000) através da multidisciplinaridade ocorre a justaposição de disciplinas diversas, às vezes sem relação aparente entre elas, ou seja, é o estudo de um objeto sob diversos ângulos, mas sem pressupor um acordo, um rompimento de fronteiras entre as disciplinas. Com este propósito também, os alunos selecionados para participar do projeto serão monitores de mais de uma disciplina ao mesmo tempo, o que resultará em aprendizado mais amplo e prático do conteúdo abordado aos demais discentes envolvidos. As disciplinas ministradas no Departamento de Zootecnia estão contempladas na grade curricular dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia e compreendem a grande área Zootecnia na qual os egressos destes cursos são aptos a atuar profissionalmente. Na maioria das disciplinas aplicadas à produção animal (Zootecnia), os conceitos teóricos bem como a parte prática (exercícios, análises laboratoriais, etc.) apresentados são insuficientes para a correta formação acadêmica e profissional, pois parte da carga horária disponível para ministrar o conteúdo em aula é insuficiente.
Neste ponto de vista, o projeto envolverá alunos de diferentes cursos contemplando disciplinas básicas e profissionalizantes, permitindo um intercâmbio ainda maior entre discentes e docentes em atividades teóricas e práticas extra-sala de aula.

Metodologia

- Os alunos monitores selecionados receberão treinamento e material didático pelos docentes envolvidos nas disciplinas de Fisiologia e Nutrição Animal, Nutrição e Alimentação Animal, Nutrição de Não Ruminantes, Nutrição Animal e Formulação de Dietas dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia da UFPel;
- Os alunos selecionados estarão envolvidos nas atividades de monitoria em mais de uma disciplina envolvida no
projeto;
- Os alunos serão estimulados a desenvolver material didático para ser utilizado em aula, tais como apostilas com teoria e prática, vídeos,
apresentações, entre outros recursos;
- Os alunos auxiliarão nas atividades didáticas, especialmente no planejamento das aulas e nas etapas do processo de ensino/aprendizagem, inclusive nas avaliações;
- Além das atividades de ensino, os alunos participarão de reuniões em com os docentes e demais discentes, em que serão discutidos artigos na área de Zootecnia, além de apresentarem seminários e relatórios das atividades desenvolvidas.
- Os alunos participarão de atividades acadêmicas em eventos de divulgação e socialização de ensino, tais como seminários, mostras universitárias e outros da mesma natureza.
- Os alunos participarão como ouvintes e apresentadores do Congresso de Ensino de Graduação da UFPel.

Resultados Esperados

Com a execução deste projeto, espera-se:
- Reduzir os índices de reprovações (nas disciplinas envolvidas neste projeto), retenção e/ou evasão acadêmica (dos
cursos envolvidos);
- Proporcionar aos alunos uma visão multidisciplinar na grande área Zootecnia;
- Promover interação entre alunos de diferentes semestres e cursos em uma área em comum de atuação profissional;
- Formar profissionais/egressos dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia competentes e responsáveis, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento de suas áreas de atuação e para o aperfeiçoamento da qualidade de vida da sociedade.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA ELICE FURTADO DA SILVA401/05/201831/12/2018
ANDRÉ SILVEIRA DA SILVA401/05/201831/12/2018
ANELISE MARIA HAMMES PIMENTEL201/05/201831/12/2018
ARIONE AUGUSTI BOLIGON201/05/201831/12/2018
DEBORA CRISTINA NICHELLE LOPES401/05/201831/12/2018
EDUARDO GONCALVES XAVIER201/05/201831/12/2018
JERRI TEIXEIRA ZANUSSO201/05/201831/12/2018
LEONEL DOS SANTOS GUIDO2004/05/201831/12/2018
ROGERIO FOLHA BERMUDES201/05/201831/12/2018
VICTOR FERNANDO BUTTOW ROLL201/05/201831/12/2018

Página gerada em 19/04/2024 06:01:05 (consulta levou 0.029345s)