Nome do Projeto
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A DISCIPLINA DE DIETÉTICA II
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/01/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas nº 600/2018, é atribuição privada deste profissional a prescrição dietética. Devido sua importância e a ampla área de aplicação (ambulatórios, consultórios, hospitais e domicílios) a Dietética deve ser trabalhada de forma eficiente e enfática durante o Curso (CFN, 2018). A disciplina de Dietética II, ofertada no quarto semestre do Curso de Nutrição da UFPel, tem como objetivo capacitar o acadêmico para a prescrição dietética, a partir da aplicação dos fundamentos básicos para elaboração, cálculo, análise e adequação nutricional de dietas para indivíduos saudáveis. Durante o semestre, são desenvolvidos assuntos como calorimetria, metabolismo e necessidades de micronutrientes, cálculo de peso teórico, além da elaboração de dietas para adultos, adolescentes, idosos e atletas. Conforme já mencionado, essa disciplina é fundamental para o desenvolvimento do acadêmico em diferentes áreas de atuação profissional, sendo pré-requisito de outros quatro componentes curriculares, além dos estágios (MAHAN; ESCOTT-STUMP, 2005; WHITNEY, E.; ROLFES, 2008a,b; CHAMPE.; HARVEY; FERRIER, 2009; UFPEL, 2015). É sabido que a forma de agir e de estudar dos acadêmicos mudou. Atualmente, a utilização de meios eletrônicos tomou o espaço outrora ocupado por livros (DIAS; NEVES; COELHO, 2017). A falta de interesse, assim como os recursos escassos contribuíram, em maior ou menor grau, para a redução de oferta de bons exemplares nas bibliotecas. Além disso, no meio acadêmico, principalmente na área da Saúde, é muito exigido que os estudantes busquem suas informações em artigos científicos e em bases de dados, por serem mais atualizados do que os livros; entretanto, vieses de busca ocorrem frequentemente, e os estudantes terminam por utilizar fontes leigas ou com pouca evidência científica.

Objetivo Geral

Elaborar um material didático para ser utilizado como texto base das aulas de Dietética II, do Curso de Nutrição, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Justificativa

Portanto, é fundamental que os acadêmicos de Nutrição saiam capacitados da disciplina de Dietética II, com conhecimentos sedimentados e que possam ser aplicados em diversos momentos da sua vida profissional. Diante da necessidade de oportunizar aos estudantes contato com referências de qualidade, de uma forma mais acessível e moderna, e que incentive o interesse pela leitura, este projeto tem como objetivo a elaboração de um material didático para ser utilizado como texto base nas aulas de Dietética II.

Metodologia

O material didático será constituído por capítulos, preferencialmente respeitando a ordem e os assuntos trabalhados em aula, de acordo com a ementa e o plano de ensino da disciplina (UFPEL, 2015). A Dietética II é composta por assuntos bastante sedimentados da Nutrição, que não se renovam com tanta frequência, e que podem ser encontrados tanto em livros quanto em artigos científicos.
Os textos serão elaborados a partir de extensa pesquisa de cunho científico, mas escritos em linguagem acessível a acadêmicos do quarto semestre do Curso de Nutrição. Para torna-los mais atrativos, serão utilizados esquemas, figuras, entre outros. Também serão indicados links de artigos complementares ou de destaque sobre o assunto, questões de concurso referentes ao tema, dicas de reportagens, etc.
Os professores da disciplina serão responsáveis pela escolha dos temas, das referências utilizadas e pela revisão constante da escrita do material. Os acadêmicos, por sua vez, serão responsáveis pela busca de referências, pela elaboração do material e atualização constante do material.
Após a construção do material didático, o mesmo será apresentado aos acadêmicos da disciplina, com o intuito de fazer melhorias ou correções. Também será aplicada uma pesquisa de satisfação, com o intuito de avaliar o material com o olhar do discente.
O material didático será apresentado em formato pdf e será distribuído gratuitamente para os acadêmicos de Dietética II, a partir do primeiro semestre de 2020. O material digital, além de facilidade de acesso, pode ser mais facilmente atualizado, além de apresentar custo zero (Willians; Tollett, 2009).

Resultados Esperados

A partir da elaboração desse material didático, espera-se fomentar a leitura e o interesse em aprofundar o conhecimento referente aos conteúdos de Dietética II, entre os acadêmicos do Curso de Nutrição. Além disso, busca-se exterminar o hábito de “estudar apenas os slides”, tão disseminado atualmente e que torna o acadêmico um decorador de conteúdos. As deficiências em Dietética II refletem em diversos momentos do Curso, visto ser a disciplina base para toda a área de Nutrição Clínica.
Ainda, espera-se que as acadêmicas envolvidas diretamente no desenvolvimento do material possam estreitar o interesse pela pesquisa, e que favoreçam a construção da ferramenta, por terem o olhar do discente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA DOUMID BORGES PRETTO101/01/201931/12/2019
ANNE Y CASTRO MARQUES201/01/201931/12/2019
LARISSA BARZ DE VARGAS2015/05/201915/12/2019
LARISSA SANDER MAGALHÃES801/01/201931/12/2019
LUCIA ROTA BORGES201/01/201931/12/2019

Página gerada em 25/04/2024 22:28:38 (consulta levou 0.430789s)