Nome do Projeto
Café com Turismo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2019 - 13/03/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Resumo
Este projeto tem sua concepção a partir da realização do Projeto de Ensino “Estratégias de enfrentamento à evasão e retenção nos cursos de graduação da UFPEL” (PRE 29822018), realizado no período de outubro/2018 – janeiro/2019. Nesse, a ação “Roda de Conversa” com os alunos do Curso de Bacharelado em Turismo permitiu identificar a demanda de um maior diálogo sobre a formação e a atuação profissional nos diferentes setores abrangidos pela área do Turismo, bem como a necessidade de aproximar discentes, docentes e o mundo do trabalho. Portanto, é concebida como uma estratégia afirmativa na questão da permanência dos discentes no Curso, que se configura como uma ação preventiva no enfrentamento dos índices de evasão e retenção.
Além disso, o projeto é também uma oportunidade de prática voluntária para os acadêmicos que já cursaram ou estão cursando, por exemplo, a disciplina de Gestão de Eventos do Curso de Bacharelado em Turismo da UFPel, os quais podem atuar como colaboradores nas fases de pré, trans e pós evento, utilizando essa carga horária em Atividades Complementares.
Objetivo Geral
Realizar encontros mensais para discutir a formação e atuação profissional em Turismo
Justificativa
Para Beni (2002), o turismo é uma atividade com estruturas atípicas, que envolve um sistema dinâmico e inovador, e por isso requer continuadamente novas especializações para atender aos serviços que surgem a cada momento. Isso justifica a importância das reflexões sobre o cenário atual da formação e atuação profissional no Turismo diante das transformações do mundo, reconhecendo-o como: "Mutante, complexo, imprevisível, mostra-se o cenário das atividades turísticas. Conhecimento, flexibilidade, adaptabilidade, competência, intervenção, eficácia, entre outras qualificações, espera-se do profissional de turismo."(SANTOS, 2007, p. 101). O profissional do turismo no século XXI precisa aperfeiçoar seus conhecimentos para atuar de maneira interativa, proativa, sistêmica e holística na realidade concreta e virtual (BENI, 2002). Nesse contexto, Trigo (1998) defende uma perspectiva humanista na formação profissional em turismo e, entre diversos outros fatores, destaca a importância da colaboração entre as instituições educacionais e o mercado para uma melhoria recíproca. Essa questão da aproximação/distanciamento entre a academia e o mercado de trabalho quanto às competências requeridas do profissional é um discurso recorrente nos trabalhos científicos sobre o ensino superior em turismo, conforme Lima e Rejowski (2011). Também é tema frequente as discrepâncias entre a realidade da formação do turismólogo - abarcando um amplo mercado x dificuldades de inserção dos egressos na atuação profissional. Essas são algumas das questões que serão trazidas para o debate neste evento, oportunizando um ambiente de diálogo, reflexão e construção colaborativa e continuada sobre a formação e atuação profissional nessa área do conhecimento, congregando diferentes atores: discentes, docentes, egressos e outros profissionais envolvidos com a área. Serão colocados em pauta o enfrentamento dos riscos, as possibilidades atuais e as perspectiva da construção do futuro do turismo na região.
Metodologia
Em um primeiro momento, será realizada uma enquete de sondagem com os discentes e docentes do Curso de Turismo, quanto a disponibilidade de datas e horários para a realização do evento mensal. Essa etapa já se encontra em curso desde o final do semestre 2018/2, como resultado do Projeto de Ensino PRE 29822018. Os resultados serão sistematizados no primeiro mês de realização do presente projeto, dando subsídios a tomada de decisão sobre a programação do evento.
O Café com Turismo será composto de encontros mensais que tem como público-alvo principal os discentes do Curso, sendo aberto à toda a comunidade acadêmica da UFPel interessada, com o intuito de trazer convidados para apresentar e discutir ideias e vivências sobre a atuação do profissional do Turismo. Pretende-se com isso, consolidar este como um ambiente de diálogo entre discentes, docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo. O público externo à UFPel, composto prioritariamente de egressos, serão convidados a expor suas experiências e perspectivas sobre a atuação profissional no Turismo.
São previstos um encontro/mês, conforme calendário acadêmico de aulas, com uma carga horária de 2h/encontro, que poderão ser aproveitadas pelos discentes como Atividades Complementares, seja como participantes ouvintes ou como colaboradores, para aqueles acadêmicos diretamente ligados à disciplina de Gestão de Eventos ou voluntários.
O Café com Turismo será composto de encontros mensais que tem como público-alvo principal os discentes do Curso, sendo aberto à toda a comunidade acadêmica da UFPel interessada, com o intuito de trazer convidados para apresentar e discutir ideias e vivências sobre a atuação do profissional do Turismo. Pretende-se com isso, consolidar este como um ambiente de diálogo entre discentes, docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo. O público externo à UFPel, composto prioritariamente de egressos, serão convidados a expor suas experiências e perspectivas sobre a atuação profissional no Turismo.
São previstos um encontro/mês, conforme calendário acadêmico de aulas, com uma carga horária de 2h/encontro, que poderão ser aproveitadas pelos discentes como Atividades Complementares, seja como participantes ouvintes ou como colaboradores, para aqueles acadêmicos diretamente ligados à disciplina de Gestão de Eventos ou voluntários.
Resultados Esperados
- Promover um ambiente de diálogo e integração entre discentes, docentes, egressos e outros profissionais atuantes na área do Turismo;
- Estabelecer uma rede de cooperações e trocas de experiências entre discentes, docentes e egressos do Curso de Bacharelado em Turismo, e outros profissionais, principalmente pelo fortalecimento da região turística Costa Doce;
- (Re)aproximar os egressos do Curso, (re)estabelecendo vínculos de cooperação com a Universidade;
- Oferecer oportunidades de reflexão sobre a área profissional do Turismo, auxiliando os discentes no processo de inserção no mundo do trabalho e qualificação da prestação de serviços turísticos;
- Diagnosticar novas possibilidades e desafios do mundo do trabalho relacionado à área, contribuindo ao aperfeiçoamento do Curso, vinculando-se também ao processo de reestruturação do Curso que ocorrerá no ano de 2019;
- Estimular a valorização da atuação profissional do turismólogo, incentivando a ampliação dos olhares sobre as dinâmicas do setor no século XXI, vislumbrando possibilidades de práticas e problemas da atuação no contexto local e regional;
- Estimular a aprendizagem sobre o setor de eventos no Turismo, através da inserção dos discentes em atividades práticas vinculadas a organização e execução deste Projeto de Ensino;
- Estabelecer um espaço de ensino-aprendizagem que vai além da sala de aula, estimulando a participação em dinâmicas coletivas e o incentivo à autonomia do indivíduo, repercutindo assim no processo de formação individual, social e profissional do discente.
- Estabelecer uma rede de cooperações e trocas de experiências entre discentes, docentes e egressos do Curso de Bacharelado em Turismo, e outros profissionais, principalmente pelo fortalecimento da região turística Costa Doce;
- (Re)aproximar os egressos do Curso, (re)estabelecendo vínculos de cooperação com a Universidade;
- Oferecer oportunidades de reflexão sobre a área profissional do Turismo, auxiliando os discentes no processo de inserção no mundo do trabalho e qualificação da prestação de serviços turísticos;
- Diagnosticar novas possibilidades e desafios do mundo do trabalho relacionado à área, contribuindo ao aperfeiçoamento do Curso, vinculando-se também ao processo de reestruturação do Curso que ocorrerá no ano de 2019;
- Estimular a valorização da atuação profissional do turismólogo, incentivando a ampliação dos olhares sobre as dinâmicas do setor no século XXI, vislumbrando possibilidades de práticas e problemas da atuação no contexto local e regional;
- Estimular a aprendizagem sobre o setor de eventos no Turismo, através da inserção dos discentes em atividades práticas vinculadas a organização e execução deste Projeto de Ensino;
- Estabelecer um espaço de ensino-aprendizagem que vai além da sala de aula, estimulando a participação em dinâmicas coletivas e o incentivo à autonomia do indivíduo, repercutindo assim no processo de formação individual, social e profissional do discente.
Indicadores, Metas e Resultados
A programação do Café com Turismo para o semestre letivo 2019/1 ainda está em fase de elaboração e será divulgada pelos meios de comunicação do Curso (mural, página no Facebook, site do Curso e e-mail dos alunos) assim que possível.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADRIAN NICOLAS BARCELOS | 3 | 08/05/2019 | 20/11/2019 |
| AGATHA PERES MARQUES | 3 | 11/09/2019 | 20/11/2019 |
| ALANA RODRIGUES FRAGA | 3 | 11/09/2019 | 11/09/2019 |
| ALICE ISLABÃO LOPES | 3 | 08/05/2019 | 20/11/2019 |
| ANA CAROLINA PEDRA ROSA | 3 | 21/08/2019 | 21/08/2019 |
| ANA LUIZA OLIVEIRA GARCEZ | 3 | 08/05/2019 | 11/09/2019 |
| ANA PAULA TAVARES SANTURIO DA SILVA | 3 | 05/06/2019 | 21/08/2019 |
| ANDRÉIA SKUPIEN BIANCHINI | 3 | 08/05/2019 | 09/10/2019 |
| ANDYARA LIMA BARBOSA | 3 | 11/09/2019 | 11/09/2019 |
| BRUNO DA SILVA SOARES | 3 | 05/06/2019 | 05/06/2019 |
| CARLA GOMES DA SILVA | 3 | 08/05/2019 | 03/07/2019 |
| CARLOS DAVID UEZ | 3 | 21/08/2019 | 09/10/2019 |
| CAROLINA BEZERRA DA SILVA LISBOA | 3 | 21/08/2019 | 21/08/2019 |
| CAROLINA MINOZZO | 3 | 08/05/2019 | 05/06/2019 |
| CAROLINE CILIANE CERETTA | 2 | 15/04/2019 | 13/03/2020 |
| CAROLINE MORALES TOMASCHEWSKI | 3 | 08/05/2019 | 05/06/2019 |
| DALILA ROSA HALLAL | 3 | 08/05/2019 | 11/09/2019 |
| DANIELE GUERREIRO DA ROSA | 3 | 08/05/2019 | 13/11/2019 |
| DANIELE SANT´ANNA VAZ | 3 | 08/05/2019 | 21/08/2019 |
| DAVID DOUGLAS NUNES PIRES DE OLIVEIRA | 3 | 21/08/2019 | 21/08/2019 |
| DENILTO MACIEL DIAS | 3 | 03/07/2019 | 03/07/2019 |
| EDUARDA CALDEIRA PERES | 2 | ||
| EDUARDO SILVA CURTINAZ | 1 | 15/04/2019 | 20/12/2019 |
| ELISA CALDEIRA DE CALDEIRA | 2 | ||
| FABIELLE LIMA RIBEIRO | 3 | 05/06/2019 | 20/11/2019 |
| FELIPE ARTHUR BARREIRA DE CARVALHO | 3 | 08/05/2019 | 05/06/2019 |
| GABRIELE ROLDAN BORDAGORRY | 1 | 15/04/2019 | 20/12/2019 |
| GISELE CALDEIRA BARBOSA | 3 | 21/08/2019 | 21/08/2019 |
| GISELE SILVA PEREIRA | 3 | 08/05/2019 | 20/11/2019 |
| HELENA DE JESUS ALMEIDA | 3 | 05/06/2019 | 05/06/2019 |
| HELLEN DA SILVA BITENCOURT | 3 | 21/08/2019 | 09/10/2019 |
| HELOISA DA SILVA CRUZ | 3 | 08/05/2019 | 20/11/2019 |
| IANKA GUERREIRO DA ROSA | 3 | 21/08/2019 | 20/11/2019 |
| IGOR BARBOSA FERNANDES | 3 | 08/05/2019 | 21/08/2019 |
| IGOR MORAES RODRIGUES | 3 | 08/05/2019 | 03/07/2019 |
| INARA DE OLIVEIRA DA LUZ | 3 | 08/05/2019 | 08/05/2019 |
| ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA | 3 | 08/05/2019 | 20/11/2019 |
| ISADORA COELHO LIMA | 3 | 21/08/2019 | 20/11/2019 |
| JONATHAN AIRES SILVEIRA | 3 | 11/09/2019 | 11/09/2019 |
| JOSE ÂNDREA MORAES TEIXEIRA | 1 | 15/04/2019 | 20/12/2019 |
| JÉSSICA CAMPOS DAS NEVES FARIA | 3 | 09/10/2019 | 09/10/2019 |
| JÚLIA FERREIRA SANTOS | 3 | 11/09/2019 | 11/09/2019 |
| KAROLAINE CHAGAS NUNES | 3 | 21/08/2019 | 21/08/2019 |
| KESSILEY BEATRIZ WEBER HARTWIG | 3 | 08/05/2019 | 20/11/2019 |
| KETRIN CRISTINA GABRIEL | 3 | 08/05/2019 | 05/06/2019 |
| KEVIN YAGO FERREIRA PEDRA | 3 | 21/08/2019 | 21/08/2019 |
| LARA MESSIAS OLIVEIRA | 3 | 11/09/2019 | 09/10/2019 |
| LARISSA RICON VASCONCELOS | 3 | 08/05/2019 | 11/09/2019 |
| LAURA FURINI | 3 | 08/05/2019 | 20/11/2019 |
| LAURA RUDZEWICZ | 2 | 15/04/2019 | 13/03/2020 |
| LAVÍNIA PEREIRA EUZÉBIO | 3 | 11/09/2019 | 11/09/2019 |
| LEONARDO FERREIRA RESENDE | 3 | 08/05/2019 | 09/10/2019 |
| LUCAS KRÜGER KLUG | 2 | ||
| LUCIANE RODRIGUES PEREIRA DALLMANN | 3 | 21/08/2019 | 21/08/2019 |
| LUNA BIANCO GONÇALVES | 3 | 09/10/2019 | 09/10/2019 |
| LUÍS ISAÍAS CENTENO DO AMARAL | 3 | 20/11/2019 | 20/11/2019 |
| MACLEIDI DA LUZ | 3 | 05/06/2019 | 20/11/2019 |
| MAIBI DA SILVA MACEDO | 2 | ||
| MAICON GULARTE MOREIRA | 2 | ||
| MARCELO DUARTE DUARTE | 1 | 15/04/2019 | 20/12/2019 |
| MARCIELE ANTUNES CAETANO | 1 | 05/06/2019 | 20/12/2019 |
| MARCUS VINÍCIUS BARCELLOS DA CRUZ | 2 | ||
| MARIANA LOPES VEIGA | 2 | ||
| MATEUS ALMEIDA DOS SANTOS | 1 | 15/04/2019 | 20/12/2019 |
| MELISSA GARCIA DE AVILA | 3 | 11/09/2019 | 11/09/2019 |
| MICHELE DE CAMPOS MAINO | 2 | ||
| MÁRCIA HELENA CORRÊA LEMOS | 3 | 11/09/2019 | 11/09/2019 |
| NATHALIA FABIANE DA CRUZ LEAL | 3 | 08/05/2019 | 08/05/2019 |
| NATHALIA MENDES BRANDT | 3 | 21/08/2019 | 11/09/2019 |
| NATHALLY VICTORIA LIMA DOS SANTOS | 3 | 08/05/2019 | 11/09/2019 |
| NATHANIEL DA CUNHA PEREIRA | 3 | 08/05/2019 | 20/11/2019 |
| NYGER DA SILVA LARA | 3 | 08/05/2019 | 08/05/2019 |
| PAOLA CAROLINA ECKERT | 3 | 11/09/2019 | 11/09/2019 |
| PAULA STEIBEL WOLFF | 3 | 08/05/2019 | 05/06/2019 |
| PEDRO ROCHA DA CUNHA | 3 | 08/05/2019 | 08/05/2019 |
| RENATA DUARTE | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
| RICHARD MARTINS SILVEIRA | 1 | 05/06/2019 | 20/12/2019 |
| RODRIGO MESQUITA DE OLIVEIRA | 3 | 05/06/2019 | 03/07/2019 |
| SILVIA CARLA BAUER BARCELLOS | 3 | 09/10/2019 | 09/10/2019 |
| STEPHANY CAROLINE DOS SANTOS GONZAGA | 2 | 05/06/2019 | 05/06/2019 |
| STÉFANY KIMBERLY ARMESTO DIAS | 3 | 05/06/2019 | 21/08/2019 |
| THAYNA DA SILVA | 3 | 05/06/2019 | 20/11/2019 |
| THIAGO SEBASTIANO DE MELO | 3 | 10/07/2019 | 09/10/2019 |
| VINÍCIUS UMPIERRES CORRÊA | 3 | 08/05/2019 | 08/05/2019 |
| XEINER HERNANDES MORAES | 3 | 08/05/2019 | 21/08/2019 |