Nome do Projeto
Roteiro Ilustrado de Morfologia Humana Básica
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/04/2019 - 10/04/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia
Resumo
A morfologia, tanto a macroscópica (anatomia) quanto a microscópica (histologia), é um dos conteúdos básicos na formação de diversos profissionais nas áreas de ciências biológicas, ciências da saúde e ciências agrárias. Geralmente esses conteúdos são tratados de forma separada nos livros e nas disciplinas. Os conteúdos de anatomia humana e a histologia foram unidos em uma única disciplina em 2011, Morfologia Humana Básica. Essa disciplina faz parte dos currículos dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas. Essa mudança ocorreu para atender a Resolução nº. 213 do CFBio. A disciplina agora faz parte do núcleo de Formação Básica dentro da formação específica. Desde sua criação, percebemos que os alunos apresentaram muita dificuldade, pois esses conteúdos são considerados por alguns como ‘massante’ e de difícil aprendizagem pelo fato de ter muitos nomes para memorizar. A morfologia significa ‘estudo da forma’, do grego “morphe” (morfo = forma) e (logos = estudo). Como é uma disciplina que trata de formas, a leitura das imagens é fundamental para sua compreensão. A utilização de imagens torna o aprendizado lúdico e prazeroso. Otero e Greca (2004) em seus estudos concluíram que as imagens permitem uma compreensão mais fácil do assunto, assim como sua recordação. MARTINS et al 2005 relatam como as imagens são importantes na constituição de ideias científicas, na conceitualização e na sua comunicação. Piovesani (2012) discute que aprendendo a ver, aprende-se a entender, interpretar e agir com códigos visuais. As imagens desses conteúdos podem obtidas por meios de fotos dos próprios órgãos e tecidos ou desenhos esquemáticos (ilustrações) dos mesmos. Em alguns casos as ilustrações são mais fáceis de entender que a própria foto. Além disso, elas podem retratar uma imagem que dificilmente se conseguiria tirando foto.

Objetivo Geral

Elaborar um roteiro ilustrado da morfologia humana básica macroscópica e microscópica em meio impresso e digital.

Justificativa

A elaboração de um roteiro ilustrado de morfologia humana básica vem ao encontra da necessidade dos alunos de Ciências Biológicas que cursam a disciplina de Morfologia Humana Básica, que trata sobre anatomia humana e histologia. Esses conteúdos são considerados pelos alunos de difícil aprendizagem. Esse roteiro dará ênfase nas imagens como meio de aprendizagem. Além disso, existe uma carência no mercado de uma literatura que integre esses os dois conteúdos de forma ilustrativa e contextualizada. O principal objetivo desse material didático é servir como apoio para a disciplina de Morfologia Humana Básica, mas também servirá como apoio didático para os discentes que cursam a disciplina de Anatomia Humana e/ou a histologia, como a Educação Física, Terapia Ocupacional, Dança, Psicologia, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Medicina Veterinária e Zootecnia.
Outro ponto que justifica a elaboração desse roteiro é a forma de acesso favorável aos discentes, pois ele será publicado em meio impresso e eletrônico, diminuindo os custos durante a formação acadêmica.
Além disso, este roteiro servirá como apoio para os acadêmicos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas a elaborar suas próprias aulas enquanto alunos estagiários e futuramente como professores do ensino de Biologia.

Metodologia

Os capítulos já foram escritos, contudo ainda faltam algumas imagens macroscópicas e microscópicas
Os capítulos do roteiro serão na mesma sequência do conteúdo programático da disciplina:
Capítulo Conteúdo Programático
01 Introdução à morfologia humana básica
02 Osteologia
03 Artrologia
04 Miologia
05 Sistema Circulatório
06 Sistema Respiratório
07 Sistema tegumentar
08 Sistema digestório
09 Sistema urinario
10 Sistema genital masculino e feminino
11 Sistema nervoso
12 Órgãos dos sentidos

Todas as imagens terão uma descrição completa para que o discente seja capaz de fazer a mesma análise com autonomia e estudar em qualquer ambiente, independente dos laboratórios de aula prática.
Os órgãos e as lâminas serão fotografados pelos discentes com orientação dos professores. As peças anatômicas pertencem ao laboratório de Anatomia Humana e as lâminas são do laminário de histologia da UFPEL.
As fotos macroscópicas serão realizadas com câmera digital samsung galaxy e as microscópicas em microscópio óptico Nikon Eclipse E200, com uma câmera fotográfica Moticam 5, de 5 megapixels, acoplada. As melhores imagens serão capturadas com a utilização do programa Motic® Imagem Plus 2.0. Para alguns tecidos serão obtidas imagens de microscopia eletrônica para facilitar a compreensão da ultraestrutura.
Os esquemas serão desenhados para futuramente serem digitalizados.

Resultados Esperados

Pretende-se com a realização do presente projeto contribuir significativamente para a melhoria no processo ensino/aprendizagem em Morfologia Humana Básica, permitindo ao aluno fazer a correlação entre a anatomia macroscópica e microscópica dos sistemas, conectando à sua função. Também espera contribuir para a qualificação das práticas desenvolvidas na Universidade e no ensino básico, através da formação dos professores de biologia.

Indicadores, Metas e Resultados

Esse projeto já foi iniciado e não concluído, pois faltaram algumas imagens e a avaliação dos professores colaboradores

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO CESAR BORTOWISKI ROSA LEITES115/04/201910/04/2020
JULIENE LOPES COSTA115/04/201910/04/2020
MARLA PIUMBINI ROCHA415/04/201910/04/2020
RENATO AZEVEDO DE AZEVEDO415/04/201910/04/2020
RICARDO BERTEAUX ROBALDO115/04/201910/04/2020

Página gerada em 18/04/2024 20:15:53 (consulta levou 0.026287s)