Nome do Projeto
Laboratório de Ensino de Cartografia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
08/04/2019 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia
Resumo
Vinculado ao Laboratório didático de Cartografia, este projeto visa, primeiramente, subsidiar o ensino e o desenvolvimento de atividades complementares às disciplinas de cartografia junto aos cursos de Geografia da Universidade Federal de Pelotas (Licenciatura e Bacharelado). Os cursos de Geografia possuem em sua grade curricular disciplinas como Cartografia Básica, Cartografia Temática, Ensino de Cartografia na Geografia, Analise e Interpretação de Cartas Topográficas, Cartografia e Geoprocessamento Cartografia Tátil além de oficinas, cursos de extensão e demais ações de cunho didático-pedagógico que necessitam do Laboratório para o desenvolvimento adequado de suas demandas. Trata-se, portanto, de ações de ensino e aprendizagem em um espaço diferenciado, adequado às diferentes características práticas das disciplinas, como o manuseio de cartas topográficas, elaboração de mapas convencionais e táteis, gráficos e redes bem como maquetes em diferentes níveis de análise. No laboratório são desenvolvidas atividades regulares e extraordinárias de ensino, de reforço e complementação didática em períodos alternados.

Objetivo Geral

Desenvolver um conjunto de atividades de ensino e aprendizagem no laboratório didático de cartografia, tais como aulas práticas, minicursos, oficinas e outras ações complementares e de aprofundamento, relacionadas ao ensino de cartografia na graduação e na pós-graduação em Geografia.

Justificativa

O projeto de ensino se justifica pela necessidade de subsidiar institucionalmente o conjunto de atividades didáticas
executadas no Laboratório didático de Cartografia. As disciplinas relacionadas aos conteúdos de cartografia, são
historicamente, as que concentram os maiores índices de reprovação e retenção de alunos nos cursos de Licenciatura
e Bacharelado em Geografia (cerca de 30% dos matriculados). Este fator é considerado decisivo para o abandono do
curso (evasão), principalmente no segundo e terceiro semestres.
Além do ensino vinculado às disciplinas que compõem a grade curricular, oferece regularmente atividades
complementares em turno inverso.
Atendendo os cursos de Graduação, Licenciatura e Bacharelado em Geografia, também proporciona a execução de
atividades didáticas do programa de pós-graduação - Mestrado.
Duas atividades vnculadas e apoiadas pelo laboratório merecem ser destacadas neste quesito.
A primeira se refere a atuação dos alunos junto ao projeto de Pesquisa e Extensão : Elaboração Participativa do Atlas
Geográfico Escolar do Arroio do Padre-RS, projeto que visa à elaboração participativa do atlas geográfico escolar de
Arroio do Padre-RS, município cuja rede de ensino conta com cinco escolas, sendo uma de educação infantil, uma de
ensino fundamental completo e três de ensino fundamental incompleto (1º ao 4º ano).
A segunda consiste na atuação dos alunos junto ao projeto de Ensino "Seminário de Integração Universidade-Escola
Geografia/UFPel: narrar histórias, geografar trajetórias docentes", projeto de ensino vinculado ao núcleo de Estágios do
Curso de Licenciatura em Geografia, que tem por objetivo a organização de um Seminário permanente de integração
entre a universidade e a escola, tendo como eixo central a discussão a respeito do Ensino de Geografia e da Formação
de Professores.

Metodologia

Os procedimentos metodológicos preveem a realização de aulas práticas, oficinas, minicursos, confecção de maquetes
e outras atividades que envolvam o ensino de cartografia. O projeto será desenvolvido no laboratório didático e prevê um conjunto de atividades complementares e de aprofundamento aos cursos de graduação e pós-graduação pertinentes à área. Considerando as condições didáticas e estruturais disponíveis, proporcionará ações envolvendo turmas compostas por até quarenta alunos, trabalhos em pequenos grupos, além de ensino individualizado sob demanda.

Resultados Esperados

São esperados resultados na qualificação da aprendizagem dos discentes nas disciplinas vinculadas à cartografia, as
quais apresentam altos índices de reprovação, impactando na evasão dos cursos de Geografia.
Também se espera qualificar o ensino e a produção de material didático para os alunos da graduação e pós-guraduação, contribuindo para consolidar os processos formativos dos futuros profissionais.
Disseminar abordagens e técnicas que possibilitem o ensino e a aprendizagem da cartografia tátil em maior escala, ampliando a compreensão sobre a inclusão escolar por meio das atividades de capacitação implementadas no projeto.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELA BARROS LEMOS508/04/201931/12/2019
CAMILA TATIANE SILVEIRA ALVES208/04/201931/12/2019
DAIANA CARDOSO BICCA208/04/201931/12/2019
GABRIELA DAMBROS408/04/201931/12/2019
GUILHERME DA SILVA CRIZEL408/04/201931/12/2019
JERUSA CASSAL DE ALMEIDA601/11/201931/12/2019
JULIANA TAVARES PEREIRA208/04/201931/12/2019
MARCO ANTONIO COELHO COI2015/05/201915/12/2019
MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA601/11/201931/12/2019
NATHANY MIRANDA BLANK208/04/201931/12/2019
PAULA ECHEVENGUÁ CARDOSO DA ROSA601/11/201931/12/2019
ROSA ELENA NOAL408/04/201931/12/2019
SANDRO DE CASTRO PITANO408/04/201931/12/2019
SERGIO LUIS ROSARIO FERREIRA1013/09/201931/12/2019

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