Nome do Projeto
Dançando a Fisiologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
16/04/2019 - 08/01/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia
Resumo
De acordo com o Artigo 5° das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Dança, deve ser contemplado em seu projeto Pedagógico e em sua organização curricular os seguintes conteúdos interligados: básicos, específicos e teórico-práticos. Dentre os básicos, alguns como as artes cênicas, música e as ciências da Saúde, fazendo parte deste último os de Fisiologia (BRASIl, 2004).

Objetivo Geral

Compreensão do conteúdo da Disciplina de Fisiologia Aplicada à Dança através de peças coreográficas

Justificativa

O processo de ensino aprendizagem de Fisiologia ocorre, geralmente, por métodos tradicionais de ensino porém, o estudante de graduação apresenta dificuldades de assimilar os conhecimentos de forma significativa, talvez por insuficientes informações que propiciem este aprendizado, bem como a falta de compreensão da verdadeira necessidade destes conteúdos para sua formação profissional (FREIRE-MAIA et al., 2011). SAMPAIO (2014) salienta outros fatores que interferem no aprendizado como, o aumento do número de alunos matriculados no ensino superior e a heterogeneidade do nível sócio-econômico, idade, motivações e expectativa dos acadêmicos.
A dificuldade se torna ainda maior no que tange aos alunos do Curso de Graduação em Dança, os quais tem seus interesses focados na criação coreográfica, na musicalidade e na própria dança. Segundo Silva e Brito (2013) o processo de aprendizagem deve ser adaptado a realidade que o acadêmico vivencia na sua rotina. Para melhorar o processo de aprendizagem e desempenho dos acadêmicos é necessário transformar a forma tradicional de educação centrada na transmissão de conhecimentos pelo professor e memorização de conteúdos, adotando metologias ativas, com educação centrada no acadêmico permitindo a autonomia, raciocínio e formação de pensamento crítico ( BRASIL, 2004; CEZAR et al. 2010; PINTO et al., 2012)

Metodologia

Numa primeira etapa, serão selecionados alunos que já cursaram a disciplina de Fisiologia Aplicada à Dança para que auxiliem os alunos que estiverem cursando a referida disciplina, na criação de coreografias relacionadas aos assuntos desenvolvidos no decorrer do semestre e que deverão ser apresentadas no final .
Numa segunda etapa, as coreografias poderão ser aprimoradas ou criadas novas, de maneira que contemple todos os assuntos ministrados na disciplina.
Nas duas etapas serão realizados encontros de estudo e aprofundamento do assuntos, para que as coreografias possam transmitir da forma mais fiel e compreensível o que se passa no corpo humano.
Ao final, será realizada uma apresentação das coreografias, no anfiteatro do Centro de Artes para a comunidade acadêmica em geral.

Resultados Esperados

Espera-se que esta metodologia alternativa de ensino sirva como um instrumento facilitador de aprendizagem dos conteúdos, tornando prazerosa a aquisição de conhecimentos, além de desenvolver a potencialidade e a criatividade, de forma interdisciplinar.
Com isso espera-se um melhor entendimento da Fisiologia não só por parte dos alunos participantes do projeto, mas também por todos aqueles que venham assistir a mostra coreográfica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS116/04/201908/01/2020
JANETE RODRIGUES DA SILVA416/04/201908/01/2020
MABEL MASCARENHAS WIEGAND416/04/201908/01/2020
NIEDI HAX FRANZ ZAUK416/04/201908/01/2020
SILVIA MARIA LANNES DE CAMPOS DA COSTA416/04/201908/01/2020
YANE BUENO CAETANO416/04/201908/01/2020

Página gerada em 14/11/2019 20:00:18 (consulta levou 2.249694s)