Nome do Projeto
Dançando a Fisiologia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
16/04/2019 - 08/01/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia
Resumo
De acordo com o Artigo 5° das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Dança, deve ser contemplado em seu projeto Pedagógico e em sua organização curricular os seguintes conteúdos interligados: básicos, específicos e teórico-práticos. Dentre os básicos, alguns como as artes cênicas, música e as ciências da Saúde, fazendo parte deste último os de Fisiologia (BRASIl, 2004).
Objetivo Geral
Compreensão do conteúdo da Disciplina de Fisiologia Aplicada à Dança através de peças coreográficas
Justificativa
O processo de ensino aprendizagem de Fisiologia ocorre, geralmente, por métodos tradicionais de ensino porém, o estudante de graduação apresenta dificuldades de assimilar os conhecimentos de forma significativa, talvez por insuficientes informações que propiciem este aprendizado, bem como a falta de compreensão da verdadeira necessidade destes conteúdos para sua formação profissional (FREIRE-MAIA et al., 2011). SAMPAIO (2014) salienta outros fatores que interferem no aprendizado como, o aumento do número de alunos matriculados no ensino superior e a heterogeneidade do nível sócio-econômico, idade, motivações e expectativa dos acadêmicos.
A dificuldade se torna ainda maior no que tange aos alunos do Curso de Graduação em Dança, os quais tem seus interesses focados na criação coreográfica, na musicalidade e na própria dança. Segundo Silva e Brito (2013) o processo de aprendizagem deve ser adaptado a realidade que o acadêmico vivencia na sua rotina. Para melhorar o processo de aprendizagem e desempenho dos acadêmicos é necessário transformar a forma tradicional de educação centrada na transmissão de conhecimentos pelo professor e memorização de conteúdos, adotando metologias ativas, com educação centrada no acadêmico permitindo a autonomia, raciocínio e formação de pensamento crítico ( BRASIL, 2004; CEZAR et al. 2010; PINTO et al., 2012)
A dificuldade se torna ainda maior no que tange aos alunos do Curso de Graduação em Dança, os quais tem seus interesses focados na criação coreográfica, na musicalidade e na própria dança. Segundo Silva e Brito (2013) o processo de aprendizagem deve ser adaptado a realidade que o acadêmico vivencia na sua rotina. Para melhorar o processo de aprendizagem e desempenho dos acadêmicos é necessário transformar a forma tradicional de educação centrada na transmissão de conhecimentos pelo professor e memorização de conteúdos, adotando metologias ativas, com educação centrada no acadêmico permitindo a autonomia, raciocínio e formação de pensamento crítico ( BRASIL, 2004; CEZAR et al. 2010; PINTO et al., 2012)
Metodologia
Numa primeira etapa, serão selecionados alunos que já cursaram a disciplina de Fisiologia Aplicada à Dança para que auxiliem os alunos que estiverem cursando a referida disciplina, na criação de coreografias relacionadas aos assuntos desenvolvidos no decorrer do semestre e que deverão ser apresentadas no final .
Numa segunda etapa, as coreografias poderão ser aprimoradas ou criadas novas, de maneira que contemple todos os assuntos ministrados na disciplina.
Nas duas etapas serão realizados encontros de estudo e aprofundamento do assuntos, para que as coreografias possam transmitir da forma mais fiel e compreensível o que se passa no corpo humano.
Ao final, será realizada uma apresentação das coreografias, no anfiteatro do Centro de Artes para a comunidade acadêmica em geral.
Numa segunda etapa, as coreografias poderão ser aprimoradas ou criadas novas, de maneira que contemple todos os assuntos ministrados na disciplina.
Nas duas etapas serão realizados encontros de estudo e aprofundamento do assuntos, para que as coreografias possam transmitir da forma mais fiel e compreensível o que se passa no corpo humano.
Ao final, será realizada uma apresentação das coreografias, no anfiteatro do Centro de Artes para a comunidade acadêmica em geral.
Resultados Esperados
Espera-se que esta metodologia alternativa de ensino sirva como um instrumento facilitador de aprendizagem dos conteúdos, tornando prazerosa a aquisição de conhecimentos, além de desenvolver a potencialidade e a criatividade, de forma interdisciplinar.
Com isso espera-se um melhor entendimento da Fisiologia não só por parte dos alunos participantes do projeto, mas também por todos aqueles que venham assistir a mostra coreográfica.
Com isso espera-se um melhor entendimento da Fisiologia não só por parte dos alunos participantes do projeto, mas também por todos aqueles que venham assistir a mostra coreográfica.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALICE TERESINHA PINHEIRO | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
Anielle Gomes Nunes | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
BRAYAN BRETANHA MACHADO | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
BRUNO LEMOS BRITTO | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
CAROLINE DA SILVA VILLAR | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
CINTIA PEREIRA FERNANDES | 4 | 16/04/2019 | 08/01/2020 |
DAIANE DOMINGUES RAMIRES | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
DAIANE GONÇALVES MOLINA | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
DÉBORA DA SILVA MENDES | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS | 1 | 16/04/2019 | 08/01/2020 |
FRANCINE DA SILVA LEMOS | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
INDA RULIO BAJAR | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
JEFERSON LEONARDO MANFRONI CABRAL | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
JÚLIA HENRIQUES COSTA | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
KAREN DA CONCEIÇÃO MOREIRA | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
KARINA DA COSTA DA SILVA | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
MABEL MASCARENHAS WIEGAND | 4 | 16/04/2019 | 08/01/2020 |
NAYANE MACHADO LIMA DE MELO | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
NIEDI HAX FRANZ ZAUK | 4 | 16/04/2019 | 08/01/2020 |
RAFAELA LOPES DA SILVA | 2 | 19/08/2019 | 04/11/2019 |
SILVIA MARIA LANNES DE CAMPOS DA COSTA | 4 | 16/04/2019 | 08/01/2020 |
YANE BUENO CAETANO | 2 | 19/08/2019 | 08/01/2020 |