Nome do Projeto
Afiliação institucional e Permanência no Ensino Superior: desafios para a permanência dos estudantes da Faculdade de Direito da UFPEL
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/11/2019 - 10/11/2020
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Direito - Sociologia Jurídica
Resumo
Este projeto de ensino teve origem no projeto intitulado “Estratégias de enfrentamento à evasão e retenção nos cursos de graduação da UFPEL”, coordenado pelas professoras Ana Carolina e Antonia Klee sobre a evasão dos alunos da Faculdade de Direito da UFPEL, em 2018. No âmbito do referendo projeto foi elaborado e aplicado um questionário junto aos discentes da Faculdade de Direito com o objetivo de identificar os motivos da evasão dos alunos do curso de Direito. O questionário foi aplicado de forma online, alcançando 233 respondentes. A partir dos resultados encontrados, os quais foram apresentados no Relatório do referido projeto, identificou-se alguns aspectos que se mostraram relevantes na decisão de evadir e que podem ser abordados por meio de ações que visem a fortalecer as políticas de permanência estudantil. O Projeto de Ensino ora apresentado visa vincular-se e dar continuidade às discussões desenvolvidas no projeto de Ensino “Estratégias de enfrentamento à evasão e retenção nos cursos de graduação da UFPEL” , bem como contribuir para o Objetivo estratégico 12, do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPEL (2015-2020), de “ Fortalecer as políticas de acesso, inclusão e permanência dos estudantes, com aproveitamento.”

Objetivo Geral

Apoiar o processo de afiliação institucional dos estudantes da Faculdades de Direito, proporcionando condições para a constituição de um habitus de estudante, que favoreça a permanência dos mesmos na Universidade.

Justificativa

O processo de expansão e democratização do ensino superior que teve lugar no Brasil na primeira década dos anos 2000, por meio do SISU e ações afirmativas, produziu uma ampliação no campo de possibilidades de jovens e adultos que dificilmente acessariam universidades públicas. À essa conquista um desafio se soma, qual seja o de criar possibilidades para a permanência destes alunos na universidade, uma vez que não basta ingressar, é necessário que ao final do período previsto em cada curso, estes alunos saiam graduados.
A permanência envolve tanto aspectos materiais, quanto simbólicos, os quais contribuem para o processo de afiliação institucional (COULON, 2008) dos estudantes ao ensino superior, ao oferecer condições para que o aluno usufrua das oportunidades abertas pela Universidade. Enquanto os aspectos materiais, tais como alimentação, moradia, transporte, equipamentos e materiais didáticos, encontram-se fora da alçada de um projeto de ensino, no âmbito acadêmico e simbólico algumas ações podem ser propostas.
O início da vida acadêmica, especialmente o primeiro ano, envolve uma série de novos aprendizados e rupturas, que vão desde inserir-se em um novo universo, dominar as regras do trabalho científico e novas formas de apropriação do saber até o estabelecimento de relações afetivas no espaço acadêmico. Enfim, trata-se da interiorização do habitus científico, no sentido bourdiesiano: “um sistema de esquemas de percepção, de apreciação e de ação.Um conjunto de conhecimentos práticos adquiridos ao longo do tempo que nos permite perceber, agir e evoluir com naturalidade num universo social dado.”
Este processo de constituição do habitus é o que Coulon denomina de tempo da aprendizagem,:
“frequentemente vivido de forma dolorosa, repleto de dúvidas, incertezas e ansiedades. O estudante não conhece mais a familiaridade de seu passado escolar e ainda não tem um futuro universitário ou profissional: ele está entre os dois. Uma aprendizagem complexa deve se realiza

Metodologia

Serão constituídos dois grupos, formados por alunos do primeiro ano, que desejem voluntariamente participar das atividades. Este número de grupos pode aumentar, se houver interesse dos estudantes e adesão de outros professores.
Os grupos terão três frentes de atividades, com metodologias distintas.
Atividades de apoio acadêmico: (i) exercícios de leitura, interpretação e escrita, tendo por base textos de disciplinas do primeiro ano; (ii) estimular a formação de grupos de alunos veteranos no curso que possam auxiliar os ingressantes na experiência de inserção na vida universitária e monitorias para disciplinas com maiores índices de reprovação;
Atividades de apoio à inserção na vida universitária: (i) Rodas de conversa sobre o processo de afiliação na universidade, compartilhamento de experiências, e busca de parcerias para abordar temas de interesse dos alunos; (ii) elaboração do diário de afiliação e discussão de textos, de experiências práticas e de propostas acerca dos temas inclusão no ensino superior, permanência e evasão.
- Atividades de integração universidade-comunidade: proposição e realização de ações junto à comunidade, preferencialmente, da região de moradia dos estudantes.

Resultados Esperados

- fortalecimento dos vínculos e laços de colaboração entre alunos, promovendo a afiliação social dos mesmos na universidade;
- melhoria das habilidades de leitura, interpretação de textos e escrita
- fortalecimento da identidade universitária dos alunos e da relação dos mesmos com a universidade

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA CAROLINA MACHADO RATKIEWICZ225/11/201901/10/2020
ANELIZE MAXIMILA CORREA225/11/201901/10/2020
ANTONIA ESPINDOLA LONGONI KLEE225/11/201901/10/2020
CLAUBER GONCALVES DOS SANTOS225/11/201901/10/2020
CRISELEN DE OLIVEIRA SOARES211/11/201918/12/2019
DAIANE DA SILVA PEREIRA125/11/201901/10/2020
DANIELA RODRIGUES GOULART211/11/201927/11/2019
FERNANDO COSTA DE AZEVEDO225/11/201901/10/2020
FLAVIO WILSON LOBO BANDEIRA111/11/201927/11/2019
GABRIEL GAIA DUARTE125/11/201901/10/2020
GREICE FURTADO DOS REIS111/11/201901/10/2020
MARIA DE FATIMA MURIAS BARBOZA125/11/201901/10/2020
MARILIS LEMOS DE ALMEIDA611/11/201910/11/2020
STEFANNIE DA SILVA125/11/201901/10/2020
THAIS SILVA BRAGA211/11/201918/12/2019
WESLEY DE AVILA VELLEDA211/11/201927/11/2019

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