Nome do Projeto
Projeto de formação dos Educadores do Desafio
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/04/2019 - 20/12/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Educação de Adultos
Resumo
O Desafio Pré-Universitário Popular surgiu em 1993, como iniciativa de estudantes universitários que, alinhados com a filosofia da Educação Popular (Paulo Freire), tinham a intenção de iniciar um curso de alfabetização de jovens e adultos para pessoas de baixa renda. Com o tempo, o foco do projeto tornou-se preparar o público atendido para o ingresso à universidade. São quase 26 anos de atuação onde se inscrevem mais de duzentas pessoas da comunidade por ano. Para ministrar as aulas do curso Desafio são selecionados alunos do cursos de graduação e de pós-graduação da universidade chegando a ter mais de 80 educadores, por semestre envolvidos nas atividades de educação. Este projeto propõem atividades de formação continuada para que os educadores do projeto tenham um complemento de suas atividades acadêmicas de sala de aula.
Objetivo Geral
Organizar ciclo de formação para os educadores do Projeto Desfio Pré-Universitário
Justificativa
Aprovado em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) estabelece diretrizes, metas e estratégias que devem reger as iniciativas na área da educação. As diretrizes apontadas no novo PNE buscam lidar com um dos principais gargalos da formação de professores no país: a articulação entre teoria e prática, visto que muitos profissionais saem da universidade com o domínio do conteúdo, mas com pouca base didática (SILVA et. al. 2016).
Para Paulo Freire (2001), ensinar exige do educador intimidade e compromisso, já que este necessita saber ensinar e esta não se trata de uma tarefa simples. Há uma importante quantidade de saberes que influenciam na prática docente e que não são vivenciados antes desta. É na vivência que o professor torna-se agente da prática, e constrói saberes e experiências que ao longo de sua vida o tornam professor.
Enquanto projeto de extensão o Desafio Pré-Universitário Popular, proporciona a experiência docente para acadêmicos de cursos de licenciatura da universidade. O Desafio traz uma importante experiência acadêmica, já que oportuniza vivências prévias nas salas de aula, ainda na formação inicial, procurando desfazer a dicotomia teoria e prática, facilitando o desenvolvimento da autonomia. Em adição, permite o contato com os educandos, com a educação popular, com a realidade das comunidades em vulnerabilidade social e econômica, e a certificação do trabalho voluntário, além do crescimento pessoal singularizado por cada indivíduo (SILVA, 2016).
A oportunidade de ter uma experiência docente, durante a graduação, permite uma melhor compreensão do processo de educação, dos desafios inerentes à profissão e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que criem possibilidades para a produção de conhecimento. Este projeto justifica-se pela necessidade de aprimorar de forma continuada os educadores do Projeto Desafio,l auxiliando, desta forma no aprendizado dos seus cursos de origem.
Para Paulo Freire (2001), ensinar exige do educador intimidade e compromisso, já que este necessita saber ensinar e esta não se trata de uma tarefa simples. Há uma importante quantidade de saberes que influenciam na prática docente e que não são vivenciados antes desta. É na vivência que o professor torna-se agente da prática, e constrói saberes e experiências que ao longo de sua vida o tornam professor.
Enquanto projeto de extensão o Desafio Pré-Universitário Popular, proporciona a experiência docente para acadêmicos de cursos de licenciatura da universidade. O Desafio traz uma importante experiência acadêmica, já que oportuniza vivências prévias nas salas de aula, ainda na formação inicial, procurando desfazer a dicotomia teoria e prática, facilitando o desenvolvimento da autonomia. Em adição, permite o contato com os educandos, com a educação popular, com a realidade das comunidades em vulnerabilidade social e econômica, e a certificação do trabalho voluntário, além do crescimento pessoal singularizado por cada indivíduo (SILVA, 2016).
A oportunidade de ter uma experiência docente, durante a graduação, permite uma melhor compreensão do processo de educação, dos desafios inerentes à profissão e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que criem possibilidades para a produção de conhecimento. Este projeto justifica-se pela necessidade de aprimorar de forma continuada os educadores do Projeto Desafio,l auxiliando, desta forma no aprendizado dos seus cursos de origem.
Metodologia
Realização de encontros uma vez por mês com convidados especialistas da área da educação para debater sobre pesquisas e práticas, com os educadores que desenvolvem funções no Projeto Desafio.
Resultados Esperados
- aperfeiçoamento dos educadores;
- aperfeiçoamento das metodologias usadas em sala de aula;
- diminuição na evasão dos educandos;
- permanência dos educadores no curso;
- desenvolvimento de novas pesquisas na área;
- desenvolvimento de novos projetos;
- aperfeiçoamento das metodologias usadas em sala de aula;
- diminuição na evasão dos educandos;
- permanência dos educadores no curso;
- desenvolvimento de novas pesquisas na área;
- desenvolvimento de novos projetos;
Indicadores, Metas e Resultados
Este será o primeiro projeto de ensino voltado a formação dos educadores do Desafio Pré-Universitário. São mais de oitenta alunos de graduação e pós-graduação da UFPel, com diferentes formações e nivelamentos em relação a atividades de ensino, e muito desconhecimento em relação a educação popular. O referido Ciclo de formação pretende apoiar as atividades educacionais de cada um dos educadores, aumentando seu contato com as teorias da educação, principalmente com Paulo Freire.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEX CAVALHEIRO MOREIRA | 4 | 30/08/2019 | 15/12/2019 |
ALEX FERNANDES YONEZAWA | 4 | 30/04/2019 | 15/12/2019 |
ALEXANDRE VARGAS ILHA | 4 | 30/04/2019 | 15/12/2019 |
BEATRIZ FRANTZ ALVES | 20 | 27/05/2019 | 15/12/2019 |
BETHÂNIA LUISA LESSA WERNER | 4 | 30/04/2019 | 15/12/2019 |
BRUNA SCHNEID DA SILVA | 4 | 30/04/2019 | 15/12/2019 |
BÁRBARA CRISTINA DIAS DOS SANTOS | 4 | ||
CARLOS AUGUSTO PELUFO JURGINA | 4 | 30/04/2019 | 15/12/2019 |
CARLOS WILLIAN SCHNAVANZ SALGADO | 4 | ||
CARMO THUM | 4 | ||
CRISTIANO GONÇALVES PORTO | 4 | 30/04/2019 | 15/12/2019 |
DEIVID MENDONÇA CARDOSO | 4 | 29/04/2019 | 15/12/2019 |
DINAMARA CENTENO FARIAS | 4 | 29/04/2019 | 15/12/2019 |
DOMINIQUE DOS SANTOS DELIAS | 4 | ||
DOUGLAS GADELHA SÁ | 4 | 29/04/2019 | 15/12/2019 |
Diegne Alexandre Ferreira de Brito Cardoso | 4 | ||
Dirlei de Azambuja Pereira | 4 | 29/04/2019 | 20/12/2019 |
DÉBORA BIANCA NOTTAR | 4 | 30/04/2019 | 15/12/2019 |
EDUARDO BARBACHAN DUBREUILH BORBA | 4 | 29/04/2019 | 15/12/2019 |
ELDA MARIA LOPES MORAIS | 4 | ||
ELIZA DE MELLO SILVA | 4 | 29/04/2019 | 15/12/2019 |
ELIZABETH MOREIRA RODRIGUES | 4 | 30/04/2019 | 15/12/2019 |
ESTEFANIA JÚLIA DIERINGS DE SOUZA | 4 | 29/04/2019 | 15/12/2019 |
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
FILIPE ALMEIDA PEDRA | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
FREDERICO DA ROSA BLANK | 3 | 29/04/2019 | 20/12/2019 |
GABRIEL ZARDO DE OLIVEIRA | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
GERALDO OLIVEIRA DA SILVA | 4 | 29/04/2019 | 15/12/2019 |
GUSTAVO BRAZ KURZ | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
Gabriela Stéfanie Ferreira Duarte | 4 | 29/04/2019 | 15/12/2019 |
Gilciane Jansen Recondo | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
Ingrid Medeiros Lessa | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
JANAINA PONTES PROCÓPIO | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
JEAN CHARLES MACHADO SOUZA | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
JESSÉ CARVALHO LEBKUCHEN | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
JONATHAN RIBEIRO DA COSTA | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
JORDANA GONCALVES RAMALHO | 4 | ||
JOÃO FRANCISCO NEVES SOUZA | 4 | 29/04/2019 | 20/12/2019 |
JULIA GUIMARÃES NEVES | 4 | ||
JULIANA CARRICONDE HERNANDES | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
LAÍS NEVES BITTENCOURT | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
LUANA DE OLIVEIRA KURZ | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
LUCAS CANTOS DA ROSA | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
LUCAS FERNANDES TAVARES | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
LUCIA MARIA VAZ PERES | 2 | 29/04/2019 | 20/12/2019 |
LUCIANO BURCHARDT | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
MANOELA ESCOUTO SOARES | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
MARCOS ALEXANDRE BRITO NOLASCO | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
MARIA ANTONIETA MASTROIANO GONÇALVES | 4 | ||
MARIA DAS GRACAS CARVALHO DA SILVA MEDEIROS GONCALVES PINTO | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
MATEUS SOUZA DUTRA | 4 | 29/04/2019 | 15/12/2019 |
MATHEUS FRANCISCO DA PAZ | 4 | 29/04/2019 | 15/12/2019 |
MATHEUS SAALFELD BARTZ | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
MICHELLE BARBOZA NOGUEIRA | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
Maiara Berdete Barbachan | 4 | 29/04/2019 | 20/12/2019 |
NATÁLIA MOURA DE MELLO | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
NEWTON SOARES MOTA | 20 | 15/05/2019 | 15/12/2019 |
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL | 2 | 29/04/2019 | 20/12/2019 |
PAOLA CASSURIAGA SANDIM | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
PATRICIA PEREIRA CAVA | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
PATRICK GARCIA MACHADO | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
PEDRO HENRIQUE CORREIA DE ANDRADE | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
RAFAEL TORRES TEIXEIRA | 4 | ||
RENATA KONRADT GÜTHS | 4 | ||
ROSEMERI DAS NEVES DOS SANTOS | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
ROSIANE VERGARA LEMOS | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
Rafael dos Santos Ramos | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
RÔMULO SCHWANZ DIEL | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
SABRINA PÔRTO REGO | 4 | ||
SAMARA DE DEUS FABRIS | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
STEVAN MENDES PINHEIRO | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
SUELEN MARTINS VASCONCELOS | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
TAÍS RODRIGUES DE AGUIAR | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
THAIS DE MATOS DE BORBA | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
VALQUÍRIA MACHADO | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
VOLNEI KNOPP ZIBETTI | 4 | ||
VÍTOR ALVES DE SOUSA | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
WILLIAM LEONARDO PEIXOTO PEREIRA | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
victor braz iturriet | 4 | 29/04/2019 | 12/12/2019 |
ÉMERSON FRANCO DE ALMEIDA | 4 | 29/04/2019 | 15/12/2019 |
ÉRICA PETERS RODRIGUES | 4 | ||
ÍSIS GONÇALVES TORALLES | 4 |