Nome do Projeto
Ensino direcionado a qualificação específica na graduação e pós-graduação de recursos humanos para atuação no manejo e cuidados à saúde e bem estar de animais pertencentes à fauna silvestre brasileira silvestre brasileira e/ou exóticos.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/06/2014 - 03/06/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Resumo
O NURFS-CETAS/UFPEL dispõe de uma sólida equipe de profissionais capacitados e com formação específica a atenção direcionada a fauna silvestre brasileira e também está dotado de infraestruturas necessárias para apoiar ações direcionadas ao ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços acadêmicos. Diante desse quadro há a perspectiva de dar continuidade ao projeto de qualificação de recursos humanos da graduação e pós-graduação que vem sendo desenvolvido nos últimos cinco (05) anos e que visa qualificar/requalificar esses recursos para que possam atuar junto às necessidades decorrentes do manejo, manutenção, clínicas e demais cuidados voltados ao bem estar dos animais exóticos e pertencentes a fauna silvestre brasileira atendidos pelo NURFS e CETAS da UFPel.

Objetivo Geral

Formar recursos humanos para atuação junto as demandas decorrentes dos processos de recepção, identificação, tratamento, manutenção, manejo, clínica, cirurgia, necropsia e destinação de animais exóticos e pertencentes a fauna silvestre brasileira sob cuidados do NURFS-CETAS/UFPEL.

Justificativa

A renovação desse projeto pode ser justificada em virtude das considerações a seguir:
- Reestruturação curricular e abertura de novas atividades complementares e curriculares obrigatórias para a integralização curricular nos Cursos de Ciências Biológicas bacharelado e licenciatura, Zootecnia, Gestão Ambiental, Engenharia Sanitária e Ambiental, Medicina Veterinária, entre outros. A título de exemplo o Curso de Medicina Veterinária atendendo suas metas e ações pedagógicas e a expansão de vagas atendendo sua proposta do REUNI, segue estruturando uma linha de formação específica voltada a atenção aos animais silvestres, estando o NURFS-CETAS/UFPEL inserido neste contexto como área determinada para a execução de várias ações formativas no ensino de Graduação e Pós-Graduação. De modo similar os Cursos de Ciências Biológicas - Bel. e Lic., de Zootecnia e outros, necessitam de espaços para a formação prática dos seus egressos no que se refere ao manejo, reconhecimento, cuidados, educação ambiental e atenção a fauna silvestre brasileira e animais exóticos e, de modo similar, ao que ocorre com o Curso de Medicina Veterinária, o NURFS-CETAS é o cenário necessário para atender esta demanda;

- Ampliação da área de ensino, pesquisa, extensão e de estágios curriculares obrigatórios ou facultativos para os Cursos de Graduação e Pós-Graduação da UFPEL – O NURFS-CETAS-UFPEL tem servido a distintas áreas do conhecimento científico atendendo demandas específicas voltadas a Gestão Ambiental, Direito Ambiental, Engenharia Sanitária e Ambiental, Madeireira, Zootecnia e outras áreas. Neste sentido são oferecidos estágios supervisionados em parceria com os respectivos cursos de Graduação e Unidades as que estão vinculados favorecendo a interdisciplinaridade e, simultaneamente, ampliando e disponibilizando os conhecimentos adquiridos nestas interconexões, enriquecendo os saberes e favorecendo a melhoria das condições de trabalho e preservação da fauna silvestre brasileira;
- Carência de recursos humanos nas áreas de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas para o atendimento as questões relacionadas com o manejo, clínica, reabilitação e destinação de animais silvestres. Os currículos dos Cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária no seu componente obrigatório, dentro das respectivas competências profissionais necessitam manter os espaços específicos para a formação destes recursos humanos nessa área, pois, em ambos os casos, estão mais voltados as questões de animais domésticos ou para a área humana devido a inexistência de outras infraestruturas que não as do NURFS-CETAS. Por outro lado, mesmo com a flexibilização curricular, os espaços disponíveis, as grades de horário engessadas e as peculiaridades desta área (animais silvestres) não favorecem a oferta de disciplinas optativas aos acadêmicos destes cursos, restando a hipótese da realização de atividades complementares e/ou estágios curriculares. Neste contexto a UFPEL estará inserida na formação de recursos humanos para atender a crescente e irreversível demanda de preocupação pública com o bem-estar animal que, não deriva somente da solidariedade de socorrer um animal em sofrimento, mas, também da consciência de que nosso meio ambiente vem gradativamente perdendo suas características de sustentabilidade;

- Necessidade de recursos humanos para o atendimento especializado exercido por Biólogos e Médicos Veterinários nas atividades exercidas pelo NURFS - CETAS/UFPEL. O projeto prevê que na qualificação dos discentes, simultaneamente serão prestados serviços para a manutenção das próprias atividades do NURFS-CETAS/UFPEL e também na prestação de serviços a comunidade em geral. Ao mesmo tempo em que os profissionais que atuam no NURFS-CETAS/UFPEL estarão exercendo atividades de prestação de serviços a comunidade, os discentes dos Cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas da UFPEL e outros Cursos abrangidos, sob sua orientação e/ou supervisão direta, estarão auxiliando no desenvolvimento das atividades desempenhadas nestes Órgãos. Entre as atividades que serão realizadas podem ser citadas a manutenção e manejo, clínica, cirurgia, tratamento, reabilitação, necropsia e destinação dos animais silvestres. Este FAZER apropria-se do EXERCER qualificando no serviço mediante experiências concretas de vivência no processo ensino-aprendizagem;

- Preparação de infraestruturas, recursos humanos(*) e demais aspectos concernentes a oferta de curso, disciplinas, estágios que visem a formação, reciclagem e aperfeiçoamento de recursos humanos para atuar na área de cuidados a animais silvestres. As experiências vividas no processo de ensino-aprendizagem proposto permitirão a qualificação dos recursos humanos e de infraestrutruras em geral para a oferta sistemática de novas oportunidades de formação regular e continuada não só para os acadêmicos dos cursos implicados, mas, também para a comunidade em geral sob a forma de práticas de ensino e extensão universitária.
- Relevância do assunto e disponibilidade dos benefícios técnicos de todas as Unidades de apoio ao NURFS-CETAS/UFPEL. Faz-se impar ressaltar que os recursos técnicos existentes no NURFS-CETAS e nas Unidades de Apoio as atividades destes dois Órgãos, incluindo o Hospital de Clínicas Veterinárias e laboratórios da Faculdade de Medicina Veterinária e do Instituto de Biologia, permitem a oferta desta modalidade de ensino. O custeio destas ações não terá acréscimos ao já previsto no projeto orçamentário do NURFS-CETAS/UFPEL (ver corpo do projeto), permitindo, deste modo, a disseminação deste saber de forma racionalizada, com bônus na formação discente da UFPEL e atendimento às necessidades regionais na área de influência da UFPEL.

*Observação: Anualmente, através de Edital Público, serão ofertadas as vagas para atividades complementares aos acadêmicos regularmente matriculados nos Cursos de Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Gestão Ambiental, Engenharia Sanitária Ambiental, Zootecnia e demais cursos interessados da UFPEL e também de órgãos conveniados ou de Programas do NURFS-CETAS/UFPEL.

Metodologia

Anualmente, o NURFS - CETAS/UFPEL oferecerá através de edital a oferta de estágios para a formação de recursos humanos na área de manejo, reabilitação, clínica, necropsia e/ou destinação para estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas da UFPEL. Estes estágios terão prazo de duração anual, sendo orientados por profissionais Médicos Veterinários, Biólogos e outros profissionais que atuam direta ou indiretamente no NURFS-CETAS/UFPEL.

A modalidade de seleção estará prevista no edital que será publicado sempre no início das atividades do Núcleo e Centro que poderão coincidir com o calendário escolar da UFPEL, mas, terão duração anual, pois, estes Órgãos funcionam o ano todos de domingo a domingo, de forma ininterrupta, em horários de expediente regular da UFPEL. Aos estagiários serão exigidas freqüência e bom desempenho escolar, enquanto que, membros da equipe de discentes em formação no NURFS-CETAS/UFPEL.
O processo de ensino aprendizagem será exercido através de aulas expositivas, seminários e atividades práticas, em um total de doze (12) horas semanais que o estagiário deverá desempenhar sob supervisão do profissional da área competente, ficando o controle da freqüência sob responsabilidade do supervisor que verificará os registros realizados pelo estagiário diariamente.

Os estagiários além de receber instruções e formação para as atividades inerentes aos seu futuro exercício profissional, poderão elaborar documentos técnicos e publicações para divulgar as atividades realizadas com a finalidade de construir seu currículo pessoal. Em tal situação, ou similares, o produto gerado deverá ser identificado como realizado nas dependências do NURFS-CETAS/UFPEL sob orientação e supervisão de profissional destes órgãos.

Anualmente, será enviado a Pró-Reitoria de Graduação relatórios anual para o devido controle e manutenção do projeto que deverá ter um caráter permanente, embora seja renovado anualmente em função das normas vigentes na UFPel. No relatório, seguindo o modelo padrão Institucional, serão prestadas as devidas informações sobre as atividades desenvolvidas, os produtos gerados, as horas dedicadas às atividades pelos estagiários em formação e outros dados que subsidiem a avaliação das ações do presente projeto. Conjunto ao Relatório Anual será encaminhado o pedido de prorrogação do projeto de ensino para garantir seu caráter permanente.

Resultados Esperados

Espera-se oportunizar o maior número de vagas disponíveis por área de atuação do NURFS-CETAS/UFPel (atender a maior parte da demanda existente) e que ao final do ano letivo os estagiários sejam capazes de atuar como mão de obra qualificada para as ações de manejo, recepção, destinação e similares no que se refere a fauna silvestre brasileira e/ou animais exóticos. Outra meta a ser atingida é continuidade desse processo de aprendizagem através da multiplicação pelos estagiários formados da disseminação dos conhecimentos adquiridos a colegas discentes e profissionais da área e, dessa forma, despertar outros candidatos a essa formação e mesmo dar continuidade a mesma. Ao final do ano letivo também é esperado que os acadêmicos tenham contribuído de forma significativa com o andamento das ações do NURFS-CETAS/UFPel e possam aportar novas ideias que qualifiquem/requalifiquem as ações desenvolvidas pelo NURFS-CETAS/UFPEL ma melhoria do bem estar dos animais sob guarda do NURFS-CETAS/UFPel e Instituições similares.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto está sendo executado desde 2008 e já formou recursos humanos que atualmente encontram-se na Pós-Graduação Strictu sensus em diveras IFES do Brasil, assim como há membros da equipe que passaram por essa formação quando cursando sua pós-graduação e, atualmente, são servidores do quadro de Carreira de Técnicos administrativos lotados no NURFS-CETAS/UFPel, o que revela o sucesso obtido nas usas ações e reforça sua continuidade, além da obrigatoriedade prevista nos Projetos Pedagógicos e, mais especificamente, nas grades curriculares dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em consideração e na formação acadêmica diversificada por ser um itinerário alternativo a ser percorrido na construção curricular.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE SILVEIRA BECKER403/06/201403/06/2015
ALICE TEIXEIRA MEIRELLES LEITE303/06/201403/06/2015
ANA LUISA SCHIFINO VALENTE103/06/201403/06/2015
ANA PAULA NEUSCHRANK ALBANO3
CRISTIANO SILVA DA ROSA103/06/201403/06/2015
DANIEL AZEVEDO VASCONCELLOS403/06/201403/06/2015
DÉBORA DA SILVEIRA DA ROSA403/06/201403/06/2015
ELLIOTT CENTENO DE OLIVEIRA403/06/201403/06/2015
ELVIS BALTAZAR PUGA103/06/201403/06/2015
GABRIELA TOMBINI PONZI203/06/201403/06/2015
GREICI MAIA BEHLING303/06/201403/06/2015
GUILHERME COSTA BITTENCOURT103/06/201403/06/2015
JOANNA VARGAS ZILLIG ECHENIQUE1203/07/201403/06/2015
Jennifer Neves da Rosa203/06/201403/06/2015
LUIS AUGUSTO XAVIER CRUZ103/06/201403/06/2015
LUIZ FERNANDO MINELLO403/06/201403/06/2015
LUIZ PAIVA CARAPETO103/06/201403/06/2015
Leonardo Tavares de Araujo1
MARCO ANTONIO AFONSO COIMBRA403/06/201403/06/2015
MARIANA FISCHER BORGES603/06/201403/06/2015
MARIO RENATO CARDOSO AMARAL103/06/201403/06/2015
MONIQUE ALVES DUARTE403/06/201403/06/2015
NIKOLAS GIANOUKAS LEVIN803/06/201403/06/2015
PAULO MOTA BANDARRA403/06/201403/06/2015
RODRIGO KEGLES BRAUNER303/06/201403/06/2015
VALÉRIA DEFAVARI MORETTI803/06/201403/06/2015
VITOR AUGUSTO DE SOUZA SILVA803/06/201403/06/2015
YIH MIN LIU603/06/201403/06/2015
ÂNGELA LEITZKE CABANA303/06/201403/06/2015

Página gerada em 25/04/2024 14:18:20 (consulta levou 0.113328s)