Nome do Projeto
Programa de acompanhamento de egressos do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/05/2014 - 28/05/2019
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
Este projeto iniciou em 2009 e devido à troca do sistema para Cobalto não pode ser prorrogado. Inicialmente decidiu-se por levantar os dados a cada quatro turmas, iniciando-se pelo período compreendido entre 2000 e 2003. Posteriormente deu-se continuidade ao processo com o levantamento dos egressos formados entre 2004 e 2007, entre 2008 e 2011, e posteriormente 2012 e 2013. Verifica-se que é pertinente a continuidade da aplicação do questionário tendo em vista que na maioria dos casos os alunos inserem-se rapidamente no mercado de trabalho e ou programas de pós-graduação. Da mesma forma, muitos dos que já haviam sido entrevistados trocaram de função e ou empresa neste período. Além disso, foi manifestado inúmeras vezes pelos egressos já entrevistados a necessidade de manter o contato com o curso e a instituição. Ficou evidente que os ex-alunos sentiram-se acolhidos e valorizados em função deste contato. Isso gerou uma troca muito interessante de informações que incluem divulgação de vagas para estágio e empregos, de cursos, workshops e demais eventos na área, de livros e materiais publicados, de experiências profissionais, entre outros, destacando-se a interação com os novos professores do curso nesta troca. Constatou-se também que é possível e necessário dar apoio às atividades profissionais dos egressos o que permite também a atualização dos professores pela manutenção do contato com a realidade e dinâmica do setor industrial e acadêmico o que reflete diretamente no ensino pois inclui informações atualizadas. Concluímos então que se mostra necessária a inclusão de uma outra ferramenta de acompanhamento dos egressos que permita a troca constante de experiências e de oportunidades entre eles próprios e entre eles e a UFPel. Houve expressiva manifestação dos ex-alunos no sentido de mantermos este vínculo, tão facilitado pelas mídias atuais. Nesta nova edição pretende-se adaptar o questionário ao formato de resposta on-line, adequando-o quanto ao conteúdo.
Objetivo Geral
Acompanhar a inserção, o desempenho profissional e a experiência dos egressos como base para apontar/adequar/modificar a formação em Química de Alimentos.
Justificativa
A Universidade tem como escopo produzir conhecimento, gerar pensamento crítico, organizar e articular os saberes, formar cidadãos, profissionais e lideranças intelectuais. No papel de formar pessoas capazes de atender as questões de um mundo laboral moldado pela ciência e tecnologia, estimula as habilidades e desenvolve as competências do indivíduo através da construção do conhecimento baseado na sua trajetória individual e também (e talvez ainda principalmente) através do Projeto pedagógico estruturado para cada curso. Este último aspecto, que envolve a organização curricular, a atuação do corpo docente e a infra-estrutura, pode e deve ser avaliado, atualizado e contextualizado pela própria instituição de ensino. Para isso, as informações e a avaliação obtidas a partir dos egressos é ferramenta fundamental para retratar claramente e realisticamente os objetos envolvidos na sua formação.
O programa de Acompanhamento de Egressos visa criar um mecanismo de apoio à educação dos alunos do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos. A opinião e relato de experiência dos ex-alunos relativo as suas inserções no mercado de trabalho, suas vivências e dificuldades profissionais são ferramentas essenciais à dinâmica do projeto pedagógico através da identificação das práticas de ensino, pesquisa e extensão mais adequadas à formação de um profissional que atenda as necessidades do mercado e da sociedade.
O programa de Acompanhamento de Egressos visa criar um mecanismo de apoio à educação dos alunos do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos. A opinião e relato de experiência dos ex-alunos relativo as suas inserções no mercado de trabalho, suas vivências e dificuldades profissionais são ferramentas essenciais à dinâmica do projeto pedagógico através da identificação das práticas de ensino, pesquisa e extensão mais adequadas à formação de um profissional que atenda as necessidades do mercado e da sociedade.
Metodologia
Inicialmente será feita a localização dos egressos através de fontes diversas como: cadastro de alunos do curso, página eletrônica, contato telefônico, e-mail, sites de relacionamento, colegas, entre outros.
Questionário será elaborado a partir do levantamento das necessidades de informação que atendam a estrutura do projeto pedagógico do Curso e de referenciais teóricos relacionados ao tema.
O questionário padronizado será enviado aos egressos do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos através de correspondência eletrônica. Após o preenchimento do questionário, o egresso o re-enviará para a Comissão de Acompanhamento de Egressos em prazo pré-estabelecido.
As informações serão tabuladas e analisadas em acordo à estruturação do questionário. A divulgação dos resultados aos egressos será através de envio de correspondência convencional e/ou eletrônica aos egressos além de seminário de avaliação com a participação de todos os agentes envolvidos (professores, alunos, egressos e funcionários).
Questionário será elaborado a partir do levantamento das necessidades de informação que atendam a estrutura do projeto pedagógico do Curso e de referenciais teóricos relacionados ao tema.
O questionário padronizado será enviado aos egressos do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos através de correspondência eletrônica. Após o preenchimento do questionário, o egresso o re-enviará para a Comissão de Acompanhamento de Egressos em prazo pré-estabelecido.
As informações serão tabuladas e analisadas em acordo à estruturação do questionário. A divulgação dos resultados aos egressos será através de envio de correspondência convencional e/ou eletrônica aos egressos além de seminário de avaliação com a participação de todos os agentes envolvidos (professores, alunos, egressos e funcionários).
Resultados Esperados
Esta pesquisa irá refletir a realidade do mercado e os locais onde se encontram o maior número de profissionais.
O corpo docente terá acesso às informações a respeito do reflexo de componentes curriculares sob sua responsabilidade, podendo traduzir a observação e verificar se a prática docente e conteúdos abordados contemplaram a realidade dos profissionais formados.
Os resultados fornecerão informações que servirão de subsídios para atualização do Projeto Pedagógico do Curso bem como de outros aspectos intervenientes no processo de formação acadêmica, a partir do confronto das competências desenvolvidas durante o Curso com as requeridas no exercício profissional. Aproximar ex-alunos e a comunidade acadêmica como ação facilitadora da promoção de futuras ações de interação pessoal e profissional.
O corpo docente terá acesso às informações a respeito do reflexo de componentes curriculares sob sua responsabilidade, podendo traduzir a observação e verificar se a prática docente e conteúdos abordados contemplaram a realidade dos profissionais formados.
Os resultados fornecerão informações que servirão de subsídios para atualização do Projeto Pedagógico do Curso bem como de outros aspectos intervenientes no processo de formação acadêmica, a partir do confronto das competências desenvolvidas durante o Curso com as requeridas no exercício profissional. Aproximar ex-alunos e a comunidade acadêmica como ação facilitadora da promoção de futuras ações de interação pessoal e profissional.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
GERÔNIMO GOULART REYES BARBOSA | 20 | 05/06/2017 | 31/12/2017 |
JOSIANE FREITAS CHIM | 1 | 30/05/2014 | 28/05/2019 |
LIANE SLAWSKI SOARES | 2 | 10/08/2015 | 28/05/2017 |
MIRIAN RIBEIRO GALVAO MACHADO | 1 | 30/05/2014 | 28/05/2019 |
ROSANE DA SILVA RODRIGUES | 2 | 30/05/2014 | 28/05/2019 |
THAUANA HEBERLE | 2 | 05/12/2015 | 28/05/2017 |