Nome do Projeto
Elaboração de vídeos para o ensino de Matemática
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
O Curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) é oferecido pela UFPel desde o ano de 2006. Inicialmente era oferecido na forma semipresencial em três cidades próximas a Pelotas - Canguçu, Turuçu e Jaguarão com visitas presenciais dos professores realizadas a cada quinzena ou mês. A partir de 2008 começaram a ser realizadas webconferências, mas estas eram limitadas pela velocidade da internet disponibilizada pela prefeitura de cada cidade-polo. Como opção, videoaulas eram gravadas em CDs e enviadas aos polos. Estas videoaulas eram muito solicitadas, inclusive por alunos de outras universidades. Em 2010, houve mudança na coordenação do curso que optou por um novo currículo e a não utilização das videoaulas. Outro fator que contribuiu para a desarticulação da infraestrutura de gravação foi a falta de investimentos no estúdio de gravação de videos e webs ligado ao Centro de Educação a Distância e mantido pela UAB. A partir de 2014, assumiu a coordenação do CLMD a prof. Thais Grutzman que concordou e apoiou integralmente a proposta de retornar a gravação de videoaulas.

Objetivo Geral

Gravar videoaulas teóricas com os conteúdos programáticos das disciplinas/eixos do currículo do curso e videos de resolução de exercícios e disponibilizá-los aos alunos através do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.

Justificativa

Atualmente o curso de Licenciatura em Matemática a Distância (CLMD) é oferecido a 22 cidades-polos e haverá ingresso de mais 7 turmas no segundo semestre de 2015.
Os alunos deste curso frequentam o polo uma vez na semana e nos demais dias estudam e realizam tarefas em casa a partir de materiais didáticos publicados no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Os conteúdos programáticos são trabalhados com os alunos através de textos e listas de exercícios e são auxiliados pelos tutores presenciais nos polos.
Os alunos apresentam dificuldades para entender os conteúdos através dos materiais disponibilizados. Para superar estas dificuldades pretende-se utilizar aulas teóricas e exercícios gravados em vídeo e disponibilizados no Moodle com explicações do conteúdo.

Metodologia

- Serão criados padrões de gravação, tipo de vinheta de abertura dos videos com identificação da UFPel e do CLMD pela equipe de gravação, constituída por dois professores da UFPel e quatro tutores.
- Os conteúdos programáticos das disciplinas/eixos e as listas de exercícios serão preparados pelos professores do CLMD.
- Este material será repassado à equipe de gravação que preparará a apresentação em slides do PowerPoint que serão utilizados na gravação através de um software de captura de tela. Como os equipamentos do estúdio (lousa, filmadora e notebook com touch screen) estão em péssimo estado não é possível utilizá-los por isso será usado o software de captura de tela.
- Os vídeos gerados serão editados no padrão definido pela equipe de gravação. O estúdio do CEPED (antigo CEAD) também não tem mais servidores com conhecimento de edição de vídeo por este motivo, alunos do curso de cinema (2 bolsistas) serão utilizados para edição dos videos e orientação técnica dos tutores nas gravações.
- após a edição os videos serão assistidos pelos professores para verificação se os conteúdos gravados estão de acordo com o que foi solicitado.
- Após avaliação pelos professores os vídeos editados serão disponibilizados em um canal do youtube e os links destes vídeos serão publicados no Moodle.

Resultados Esperados

Resultados:
Com a produção de vídeos espera-se atender às solicitações dos alunos do CLMD que têm dificuldades no entendimento dos conteúdos.
Com o auxílio dos alunos do curso de Cinema espera-se melhorar a formação dos docentes e tutores do CLMD na utilização do software para gravação dos videos e na edição de videos.

Impactos:
Além disso, espera-se estender a oferta de vídeos às disciplinas dos cursos de Licenciaturas presenciais de Matemática: diurno e noturno motivando os professores de Matemática que ainda não tiveram a experiência do ensino a distância

Indicadores, Metas e Resultados

Em 2008 e 2009 a coordenadora deste projeto trabalhou com a elaboração de videos nas disciplinas de Geometria Plana e Geometria Espacial que foram bastante apreciados pelos alunos do CLMD. Nesta oportunidade a experiência do uso de vídeos no ensino foi apresentada nos Congressos da ABED (Fortaleza, 2009), ABED (Foz de Iguaçu, 2010), ABRAPSO (Maceió, 2009) e Virtual Educa (Buenos Aires, 2009).
Cabe salientar que os vídeos eram bastante solicitados por estudantes de universidades de todo país, uma vez que o seu uso era público. O coordenador do curso em 2009 foi obrigado a restringir o acesso aos videos somente aos alunos do CLMD uma vez que a estrutura de informática não tinha capacidade para receber os quase 300 mil acessos que eram realizados.
Em 2010 simultaneamente ao afastamento da coordenadora deste projeto para cursar Doutorado, a coordenação que assumiu naquele ano realizou uma alteração curricular em que foram eliminadas as disciplinas e criados os eixos de aprendizagem e os videos não foram mais utilizados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAMILA ZURCHIMITTEN BARBACHÃ2001/05/201531/12/2015
ELIEZER ANDRE VELLAR2
GILSON JOSÉ FAGUNDES JÚNIOR2
HULI DE PAULA BALASZ101/05/201531/12/2015
JEFFERSON ROSA GIRON2
JOAO CARLOS ROEDEL HIRDES201/05/201531/12/2015
KELLI VERGARA WATANABE101/05/201531/12/2015
LUCAS DOS SANTOS FERNANDEZ2
ROZANE DA SILVEIRA ALVES201/05/201531/12/2015
SÔNIA SOUZA FRANCO101/05/201531/12/2015
TIAGO DA SILVA GONCALVES2
Thais Philipsen Grutzmann101/05/201531/12/2015

Página gerada em 26/04/2024 23:19:52 (consulta levou 0.030884s)