Nome do Projeto
Monitoria na Área de Administração
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2015 - 15/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Resumo
a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), Lei nº. 9.394/1996 - artigo 84: estabelece que os "discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos”.Portanto, este projeto tem o propósito de consolidar o processo de monitoria junto ao departamento de administração e turismo da Faculdade de Administração e Turismo da universidade Federal de Pelotas.
Objetivo Geral
Auxiliar e fortalecer o ensino/aprendizagem do cursos de graduação na área de administração.
Justificativa
A atividade de monitoria contribui com a formação do aluno, pois é uma ferramenta de ensino e aprendizagem que coopera para que o aluno participe de forma integrada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A monitoria serve,também, como instrumento para melhoria do ensino de graduação e do processo de formação do estudante. Segundo Severino(2007) o ensino/aprendizagem no curso superior tem seu diferencial na forma de lidar com o conhecimento, que deve se dar através da construção dos objetos a se conhecer e não mais pela representação desses objetos. Ou seja, na universidade o conhecimento deve ser construído pela experiência ativa do estudante e não de forma passiva.
Metodologia
Os alunos monitores auxiliarão os alunos em dúvidas das disciplinas e trabalhos práticos. Além disso, auxiliarão o professor em tarefas didáticas, como a preparação de aulas e trabalhos, tarefas de pesquisa e extensão referentes as disciplinas ofertadas em cada semestre. Os monitores também realizarão estudos para aprofundar o conhecimento na área das disciplinas em que forem atuar.
Resultados Esperados
Através da atuação de alunos monitores nas disciplinas do departamento de administração pretende-se: a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, diminuindo a evasão e a reprovação nas disciplinas que tiverem a atuação direta do monitor; desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes da(s) disciplina(s) atendida(s) pela monitoria; inserção do discente monitor nas atividades de ensino da(s) disciplina(s) objeto da monitoria, contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA LEMOS CENTENO | 2 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
ANDRESSA ORTIZ DUARTE | 20 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
CARLA FERNANDA LOPES DA SILVA | 20 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
DANIELLY FAGUNDES MACHADO | 20 | 01/08/2015 | 15/12/2015 |
ELAINE GARCIA DOS SANTOS | 2 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
ELVIS SILVEIRA MARTINS | 4 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
FLAVIA BRAGA DE AZAMBUJA | 4 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
HENRIQUE MANTOVANI BALDASSO | 20 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
JANIELE CRISTINE PERES BORGES | 20 | 01/05/2015 | 31/07/2015 |
LUCIANA NUNES FERREIRA | 4 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
MARCELO FERNANDES PACHECO DIAS | 2 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
MARCIO SILVA RODRIGUES | 2 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
MAURO LILLES PEDROTTI DREWS | 4 | 15/05/2015 | 15/12/2015 |
MICHELE RAASCH | 20 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
NICOLINE PINHEIRO FERNANDES | 20 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
RODRIGO SERPA PINTO | 2 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
SIMONE PORTELLA TEIXEIRA DE MELLO | 2 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
VAGNER BASTOS FERREIRA | 20 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |
VAGNER BASTOS FERREIRA | 20 | 01/05/2015 | 15/12/2015 |