Nome do Projeto
Monitoria na Área de Administração
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2015 - 15/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Resumo
a LDB (Lei de Diretrizes e Bases), Lei nº. 9.394/1996 - artigo 84: estabelece que os "discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos”.Portanto, este projeto tem o propósito de consolidar o processo de monitoria junto ao departamento de administração e turismo da Faculdade de Administração e Turismo da universidade Federal de Pelotas.

Objetivo Geral

Auxiliar e fortalecer o ensino/aprendizagem do cursos de graduação na área de administração.

Justificativa

A atividade de monitoria contribui com a formação do aluno, pois é uma ferramenta de ensino e aprendizagem que coopera para que o aluno participe de forma integrada nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. A monitoria serve,também, como instrumento para melhoria do ensino de graduação e do processo de formação do estudante. Segundo Severino(2007) o ensino/aprendizagem no curso superior tem seu diferencial na forma de lidar com o conhecimento, que deve se dar através da construção dos objetos a se conhecer e não mais pela representação desses objetos. Ou seja, na universidade o conhecimento deve ser construído pela experiência ativa do estudante e não de forma passiva.

Metodologia

Os alunos monitores auxiliarão os alunos em dúvidas das disciplinas e trabalhos práticos. Além disso, auxiliarão o professor em tarefas didáticas, como a preparação de aulas e trabalhos, tarefas de pesquisa e extensão referentes as disciplinas ofertadas em cada semestre. Os monitores também realizarão estudos para aprofundar o conhecimento na área das disciplinas em que forem atuar.

Resultados Esperados

Através da atuação de alunos monitores nas disciplinas do departamento de administração pretende-se: a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem, diminuindo a evasão e a reprovação nas disciplinas que tiverem a atuação direta do monitor; desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes da(s) disciplina(s) atendida(s) pela monitoria; inserção do discente monitor nas atividades de ensino da(s) disciplina(s) objeto da monitoria, contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA LEMOS CENTENO VINHAS201/05/201515/12/2015
ANDRESSA ORTIZ DUARTE2001/05/201515/12/2015
CARLA FERNANDA LOPES DA SILVA2001/05/201515/12/2015
DANIELLY FAGUNDES MACHADO2001/08/201515/12/2015
ELAINE GARCIA DOS SANTOS201/05/201515/12/2015
ELVIS SILVEIRA MARTINS401/05/201515/12/2015
FLAVIA BRAGA DE AZAMBUJA401/05/201515/12/2015
HENRIQUE MANTOVANI BALDASSO2001/05/201515/12/2015
JANIELE CRISTINE PERES BORGES2001/05/201531/07/2015
LUCIANA NUNES FERREIRA401/05/201515/12/2015
MARCELO FERNANDES PACHECO DIAS201/05/201515/12/2015
MARCIO SILVA RODRIGUES201/05/201515/12/2015
MAURO LILLES PEDROTTI DREWS415/05/201515/12/2015
MICHELE RAASCH2001/05/201515/12/2015
NICOLINE PINHEIRO FERNANDES2001/05/201515/12/2015
RODRIGO SERPA PINTO201/05/201515/12/2015
SIMONE PORTELLA TEIXEIRA DE MELLO201/05/201515/12/2015
VAGNER BASTOS FERREIRA2001/05/201515/12/2015
VAGNER BASTOS FERREIRA2001/05/201515/12/2015

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