Nome do Projeto
Desenvolvendo a Aprendizagem Colaborativa por meio de atividades educacionais em ambientes virtuais: o uso do AVA Moodle e de outras possibilidades
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
11/05/2015 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Métodos e Técnicas de Ensino
Resumo
O mundo globalizado nos mostra um aluno cambiante, ligado às redes sociais, que já não se adapta ao tradicional modelo de aulas expositivas. A conectividade é a marca do estudante contemporâneo e o uso de ambientes virtuais de aprendizagem demonstra ser um bom indicativo para torná-lo protagonista no desenvolvimento de sua aprendizagem. Embora muito se mantenha em termos de uma educação tradicional, bancária na concepção de Paulo Freire, os modos de ensinar e de aprender têm mudado. Como destaca Xavier et al (2011) as relações passam a ser marcadas por uma cultura digital. Buarque (2012) salienta que há uma revolução no “equipamento pedagógico” e isso vem provocando a invenção de um outro tipo de educador. E nesse contexto, parece ser essencial um professor que domine mídias digitais interativas. Logo, infere-se que estratégias de ensino EAD podem tornar o ensino de graduação mais atrativo e conter a evasão. Estudo recente no âmbito dos tecnólogos revela que as maiores causas da evasão são: troca de curso na IES (reopção) com 25,93%, ingresso em outra instituição de ensino superior, com 18,52%, a incompatibilidade entre horário de trabalho e universidade, com 29,63%; e o ingresso em outra instituição de ensino com 18,52% (MELLO et al, 2015). Então, acredita-se que tornar as aulas mais atrativas, pode conter a evasão e promover melhores índices de aproveitamento das disciplinas ministradas nos tecnólogos da Faculdade de Administração e de Turismo. Sendo assim, é preciso pesquisar, produzir e avaliar se as metodologias digitais podem ajudar numa relação de melhor qualidade entre o ensino e a aprendizagem. Sendo assim, este Projeto de Ensino tem como essência a constituição de um sistema de administração de atividades educacionais em ambientes virtuais voltados para uma aprendizagem colaborativa. O objetivo aqui é capacitar docentes dos cursos superiores de tecnologia da Faculdade de Administração e de Turismo em Educação online, em especial estimular o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA – UFPel e outras alternativas de aprendizagem virtuais, levando em consideração os Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores de Tecnologia da FAT, no intuito de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem, na intenção de conter a reprovação e a evasão. Os colaboradores são professores que integram instâncias deliberativas desses cursos, uma técnica administrativa que tem o cargo de técnica de informática e seis bolsistas.

Objetivo Geral

Objetiva capacitar docentes dos cursos superiores de tecnologia da Faculdade de Administração e de Turismo em Educação online, em especial estimular o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA – UFPel e outras alternativas de aprendizagem virtuais, levando em consideração os Projetos Pedagógicos dos Cursos Superiores de Tecnologia da FAT, no intuito de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de ensino-aprendizagem, na intenção de conter a reprovação e a evasão.

Justificativa

A demanda dessas 6 bolsas se justifica pois os 10 professores que atuam nos CSTs da FAT e que participam deste projeto, ministram em média 12 horas de ensino semanais, o equivalente a três disciplinas de 4 créditos, 68 horas aulas semestrais, totalizando 30 disciplinas. Então, projeta-se que cada bolsista atue no desenvolvimento de 5 (cinco) disciplinas até o final de 2015. Isso compreende preparação das disciplinas via AVA Moodle – UFPel e demais materiais didáticos online sob orientação da coordenadora do Projeto e co-orientação dos professores colaboradores.
A justificativa também se dá na qualidade pedagógica, ou seja, na intenção de utilizar o AVA muito além de um repositório, por isso o trabalho ao longo do ano de um bolsista para 5 disciplinas. Dentre as atividades, salientadas nos objetivos específicos deste projeto destaca-se: elaborar atividades e recursos (URLs, fóruns de discussão, edição de filmes, arquivos em PDF, arquivos em power point, utilização de recursos como livros, apresentações em vídeo, construção de páginas com conteúdo, utilização de tarefas no Moodle, etc).
Outra justificativa não menos relevante é que o desenvolvimento do projeto poderá contribuir com uma melhor qualidade no ensino, o que implica em espaços mais atrativos de educação colaborativa, o que infere na retenção e combate à evasão.
É importante acrescentar que a utilização do AVA facilita o acesso do aluno a apostilas e conteúdos sem custo, o que também justifica a realização deste projeto de ensino.

Metodologia

A metodologia do Projeto prevê reuniões e seminários;
Inicialmente o seminário irá integrar a equipe e na oportunidade será divulgado suas etapas;
Mapeamento dos conteúdos e carga horária em EAD dos CSTs em Gestão Pública e Processos Gerenciais - FAT e demais informações sobre o tema;
Participação em Curso de Capacitação para uso do Moodle;
Desenvolvimento de 30 disciplinas com o uso de ambientes virtuais de aprendizagem, em especial o Moodle;
Seminários parcial e final para tratar dos resultados desejados e alcançados;
4 Seminários Coordenação, TA e bolsistas, acompanhamento - redimensionamento tarefas;
Pesquisa de atividades e recursos EAD necessários sob a orientação dos professores colaboradores;
Subsidiar o desenvolvimento deste projeto se valendo dos resultados do Projeto de Pesquisa: Evasão: pesquisando causas e possíveis soluções, desenvolvido na FAT.

Resultados Esperados

Conclusão de elaboração de 30 disciplinas no AVA – Moodle – UFPel e demais materiais de apoio;
Capacitação de 6 bolsistas e 10 docentes no uso do AVA – Moodle - UFPel;
Conter a evasão nos cursos superiores de tecnologia da FAT;
Divulgação dos resultados deste Projeto de Ensino em Mostras de Ensino na UFPel e em outras instituições.

Indicadores, Metas e Resultados

A avaliação permeia todo o projeto de ensino, em especial a partir de 13.07, quando os bolsistas já terão sido capacitados, já terão domínio de referências sobre o uso do Moodle e estarão elaborando as disciplinas.
A avaliação será de 100% de aproveitamento se, ao final, forem desenvolvidas 30 disciplinas via AVA - Moodle - UFPel ou outras estratégias de ensino à distância, conforme demandas dos colaboradores e coordenação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DARY PRETTO NETO211/05/201531/12/2015
ELAINE GARCIA DOS SANTOS211/05/201531/12/2015
ESTELA MAVEL ACOSTA FIGUEREDO211/05/201531/12/2015
FLAVIA BRAGA DE AZAMBUJA211/05/201531/12/2015
HELOISA HELENA CAMPELO RODRIGUES DA ROCHA211/05/201531/12/2015
LEONIR AVILA CARVALHO211/05/201531/12/2015
LUCIANA NUNES FERREIRA211/05/201531/12/2015
MARCIO BARCELOS211/05/201531/12/2015
MATHEUS DE MENEZES CENTENO2011/05/201521/12/2015
MAUREL ROSA DE OLIVEIRA211/05/201531/12/2015
MAXWELL RAMOS MACHADO2
PAULO CÉSAR NEVES BARBOZA211/05/201531/12/2015
PEDRO DE BARROS MACHADO2011/05/201521/12/2015
RODRIGO SERPA PINTO211/05/201531/12/2015
ROGERIO DA SILVA ALMEIDA211/05/201531/12/2015
SIMONE PORTELLA TEIXEIRA DE MELLO411/05/201531/12/2015
VANESSA DOUMID DAMASCENO208/06/201531/12/2015

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