Nome do Projeto
Articulações teórico-práticas na conservação e restauração de cerâmicas e metais arqueológicos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/05/2015 - 30/11/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Multidisciplinar - Multidisciplinar
Resumo
O contexto de diálogo e colaboração existente entre o curso de Conservação e Restauro e o LEPAARQ/UFPel é uma realidade já formalizada através do projeto de Pesquisa “Conservação do Acervo do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia” e é parte da estratégia de ação interdisciplinar levada a cabo por seus proponentes. Partindo do pressuposto de articular atividades sustentadas no tripé Pesquisa-Ensino-Extensão, esta proposta trata de um Projeto de Ensino que pretende desenvolver atividades complementares para três disciplinas associando-se ao projeto de Pesquisa mencionado acima: Teorias da Conservação e do Restauro, Introdução a Conservação e Restauro de Materiais Cerâmicos e Introdução a Conservação e Restauro de Metais. A perspectiva do projeto é de melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso de Conservação e Restauro através de atividades que complementem as desenvolvidas em sala de aula - as quais ficam restritas ou pela carga horária ou pelo potencial limitado de exercício e experimentação – e através da ampliação do diálogo entre as disciplinas teóricas e práticas.
Objetivo Geral
Melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso de Conservação e Restauro através de atividades que complementem as desenvolvidas em sala de aula e da ampliação do diálogo entre as disciplinas teóricas e práticas.
Justificativa
Partindo da premissa de que o projeto político-pedagógico do curso de Conservação e Restauro tem por objetivo a formação de profissionais éticos e conscientes para inserir no mercado de trabalho, entende-se necessária uma maior interlocução entre as disciplinas do curso com as práticas nos laboratórios de pesquisa UFPel e o exercício da profissão de conservador-restaurador. Para um melhor aproveitamento do ponto de vista teórico-prático dos discentes é fundamental que as disciplinas teóricas dialoguem com a prática – nem sempre restrita aos exercícios que o curso de Conservação e Restauro oferece dentro de suas instalações e laboratórios. Nesse sentido, o presente projeto de ensino apresenta-se como uma oportunidade para o corpo discente potencializar o seu aprendizado, aplicando os fundamentos conceituais estudados na disciplina de Teorias da Conservação e do Restauro nas disciplinas práticas de Introdução a Conservação e Restauro de Materiais Cerâmicos e de Introdução a Conservação e Restauro de Metais. de forma pragmática, Outro aspecto importante é o espaço de atuação deste projeto de ensino previsto para ocorrer junto ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ) e em associação ao projeto de pesquisa “Conservação do acervo do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia”, cujas atividades demandam ações com vistas aos cuidados com o acervo de bens arqueológicos sob a responsabilidade da UFPel. Cabe destacar que as disciplinas práticas envolvidas nesse projeto restringem-se às materialidades cerâmica e metal, abordadas pelo curso como disciplinas optativas, mas que encontrarão no LEPAARQ um amplo espaço de aplicação pois são materiais encontrados em abundância nesse acervo e que carecem de ação do ponto de vista de conservação e restauração. Dessa forma, por um lado, o presente projeto de ensino age como um facilitador da associação entre a fundamentação teórica e a prática, sobretudo a prática interdisciplinar, já que está pautada no diálogo com a área de Arqueologia; por outro, viabiliza experiências aos alunos junto a um segmento em franca ascensão no mercado de trabalho, a conservação e restauração de bens arqueológicos. Assim, a proposta de aproximar o aluno a esse ramo da profissão, através dessas atividades de ensino que extrapolam o espaço da sala de aula, articula-se também como uma abordagem didático-pedagógica positiva, capaz de impactar no desempenho acadêmico dos discentes, sendo um estímulo à formação acadêmica, bem como uma ação colaborativa de combate à reprovação e à evasão, ações consideradas prioritárias para a Universidade.
Metodologia
Este projeto de ensino desenvolve-se vinculado às necessidades apontadas pelo projeto de pesquisa “Conservação do acervo do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia”. O projeto prevê que aluno desenvolva atividades supervisionadas pelos orientadores sobre os bens de tipologia metal e cerâmica dentro do LEPAARQ, fora do horário normal em que ocorrem as disciplinas, mas em dia, horário e com frequência especificadas pelos orientadores. As presenças para fins de emissão dos certificados de participação das horas dedicadas serão registradas em planilha pelo orientador e rubricadas pelo aluno.
Resultados Esperados
Espera-se principalmente que o projeto aprimore a qualidade do processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso de Conservação e Restauro de Bens Móveis através da ampliação do diálogo entre as disciplinas teóricas e práticas utilizando-se de atividades complementares às desenvolvidas em sala de aula. Deseja-se que os conceitos teóricos adquiridos nas aulas articulem-se de fato com a prática desenvolvida no laboratório. Além disso, por estar em consonância com ações prioritárias da UFPel, o impacto desejado com a implantação deste projeto de ensino é de que sejam atenuadas tanto a reprovação e quanto a evasão, pois acredita-se que, na medida em que se colabora com o processo de aprendizagem e se aproxima o aluno de uma realidade factível de mercado de trabalho, seu interesse pelo curso é estimulado. Outro efeito desejado é que as ações desenvolvidas no projeto colaborem com a preservação do acervo do LEPAARQ para que este mantenha e amplie a disponibilização do patrimônio histórico e arqueológico sob sua guarda para pesquisas, estudos e apreciação da comunidade acadêmica e a comunidade em geral.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALCEU GONCALVES DOS SANTOS | 2 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
AMANDA SCATTOLIN | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
ANA ELISA COUTO MADRUGA | 2 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
ANDREA GONÇALVES DOS SANTOS | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
ANDRES DIAS GOULARTT | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
ANDRESSA GUIDOTTI PULS | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
ANDREW DA CUNHA MONTEIRO | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
ANDREZA DE LEON MANSKE | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
ANDRÉ LUIS MARAGNO | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
ANNA NACHTIGALL DA CRUZ | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
BIANCA BARBOSA BANDEIRA | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
CARMEN ANTONIETA CORRÊA FROMMING FERNANDES | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
CLOVIS JONI DE AVILA MADRUGA | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
CRISTIANE RODRIGUES DE RODRIGUES | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
DANIELA FETER | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
DANIELE MORAES DA SILVA | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
ELOISA DO CARMO DE OLIVEIRA | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
Eduardo Ramos dos Santos | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
FERNANDA DA SILVA RODRIGUES | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
INARA HENZEL MONTE | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
ISABEL HALFEN DA COSTA TORINO | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
IZABEL CAVALHEIRO AMARAL | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
JACQUELINE DA SILVA BASILIO | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
JEFERSON DUTRA SALABERRY | 2 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
JESSICA DOS SANTOS DA SILVA | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
JONAS PEREIRA RODRIGUES | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
JULIA XAVIER BARROS | 20 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
KAREN VELLEDA CALDAS | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
KARIN WALLNER KERSANACH | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
KELI CRISTINA SCOLARI | 2 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
LARISSA GONÇALVES MEDEIROS | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
LARISSA RODALES DA FONSECA | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
LINDSAY ROCHA TAVEIRA | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
LUCIA INEZ QUEVEDO | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
LUIZA RIBEIRO SANTANA | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
MARILENE TEREZINHA BURIOL FARINHA | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
MARTA ELIANE BEHLING SCHUMACHER | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
Marta Rosane Possapp Tavares | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
Moisés Gustavo Brum | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
PAULO ROBERTO FERRAZ | 2 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
Paula de Aguiar Silva Azevedo | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
RAFAEL GUEDES MILHEIRA | 2 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
RENATA XIMENES PASCHOA | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
RODRIGO COELHO GOMES | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
ROSÂNGELA PEREIRA TAVARES | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
RUBIMAR ANGRISANO VIEIRA | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
SHANA CORRÊA PACHECO | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
SIDNEI LOURO JORGE JUNIOR | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
SILVIA HELENA BRUM | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
SUSANA DOS SANTOS DODE | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
SUZANA RODRIGUES BORGES | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
THIAGO BOTELHO BORBA | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
VERONICA COFFY BILHALBA DOS SANTOS | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |
WILLIAM CLAKER NOVO | 4 | 01/05/2015 | 30/11/2015 |