Nome do Projeto
Ciclos de Atividades para Formação e Educação em Ortodontia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/05/2015 - 18/12/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Ortodontia
Resumo
O presente trabalho tem o propósito fundamental de ofertar à acadêmicos de graduação, egressos da disciplina de Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares na faculdade de Odontologia da UFPel, a possibilidade de vivenciarem ciclos de ações para o desenvolvimento na área integradas processo de ensino na Odontologia. Os dois princípios fundamentais que norteiam a estruturação desse projeto são: o apoio no processo ensino-aprendizagem em um contexto de formação acadêmica, bem como, a implementação de ações de educação continuada na área de Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares. A proposta contempla a implementação de seus objetivos com o uso de recursos didáticos e motivacionais atualizados, mais próximos da realidade de interesses dos estudantes universitários participantes. Os alunos envolvidos no projeto terão oportunidade de adquirirem habilidades e competências introdutórias na área de ensino e simultaneamente receber estímulos que podem vir a despertar o interesse pela carreira docente. As atividades vinculadas ao projeto terão entre seus objetivos o desenvolvimento de apoio didático para a disciplina de Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares da Faculdade de Odontologia da UFPel. Esse apoio será relevante para maximizar o cumprimento das metas do atual Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia para a disciplina. O projeto se destaca nesse sentido por proporcionar a implementação de dinâmicas de ensino atualizadas, que representarão oportunidade adicional de resgate do nível de aproveitamento para os alunos de graduação que apresentem baixo desempenho, ou ainda para aqueles que enfrentem dificuldades em disciplinas nas quais a mesma seja pré-requisito. O projeto abriga em seus objetivos investidas para a renovação de indicadores que possam vir a permitir uma melhor avaliação da disciplina como unidade curricular, geração de dados que possam vir a melhorar os recursos de ensino de modo a minimizar riscos de reprovações e combater o abandono. Além disso o projeto irá proporcionar oferta de educação continuada. Os antecedentes dessa proposta estão relacionados ao trabalho de tutoria de monitores anteriormente ocorridos na disciplina de Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares do curso de graduação em Odontologia da UFPel. A disciplina é composta por professores do núcleo de Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares, os quais desenvolvem atividades regulares de ensino de conteúdos teóricos e práticos, desenvolvidos em laboratório de treinamento pré-clínico e em clínica infantil, sendo este último executado de forma integrada junto à disciplina de Odontopediatria. Nas atividades ocorridas na clínica infantil e laboratório de pré-clínica, com frequência as demandas implicam em alta solicitação de assistência pedagógica individual aos discentes do curso de graduação. Essa sequência de treinamento assistido, que complementa o ensino teórico e o exercício em práticas de pré-clínica seguidas de práticas clínicas em pacientes infantis, proporciona aos alunos de graduação a consolidação plena das habilidades e competências na especialidade previstos no Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia. No entanto para seu curso no dia a dia tais atividades didáticas exigem dos docentes responsáveis uma supervisão intensa do aprendizado com base no exercício prático individual, para o qual o auxílio de monitores é valioso e essencial, com impacto significativo quando considerada a grande responsabilidade envolvida na prática clínica qualificada em pacientes, que por sua vez justifica todo o processo de formação acadêmica.

Objetivo Geral

Proporcionar aos alunos monitores experiências supervisionadas para melhoria e inovação no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos curriculares, de modo a proporcionar a efetivação plena do Projeto Pedagógico do Curso de Odontologia da UFPel no âmbito da disciplina de Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares.

Justificativa

Três aspectos importante justificam o trabalho:
1. A formação complementar e de apoio desenvolvidas por meio de experiências de ensino oferecem ao estudante de graduação interessado uma oportunidade qualificada de crescimento e participação acadêmica ativa. Esse processo ocorrerá mediante a atuação direta dos monitores como protagonistas de ações que caracterizam o desenvolvimento da disciplina, bem como, a condução de experiências de apoio e educação continuada inovadoras na prática do ensino da área de Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares na Faculdade de Odontologia. O projeto apresenta a proposição de um esforço de ruptura nos sistemas tradicionais de ensino fortemente estabelecidos em áreas biomédicas, como pode ser exemplificado pelo uso predominante, ou até exclusivo, de aulas expositivas em detrimento de outras alternativas didáticas importantes. Essa metodologia embora amplamente usada se revela inegavelmente insuficiente para precipitar entusiasmo e motivação satisfatórios junto aos graduandos, sobretudo, se quando consideradas a presença massiva do uso de tecnologia da informação e o acesso amplo às mídias contemporâneas. Adicionalmente, a participação dos alunos monitores em atividades de educação continuada poderá acrescentar uma importante oportunidade de desenvolvimento para os mesmos assim como para os demais acadêmicos que cursam outras disciplinas nas quais a Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares é pré-requisito.

2. A exígua carga horária atualmente reservada para formação na área de Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares no atual currículo de graduação em Odontologia da UFPel. Pois, nesse contexto, o conteúdo curricular relativamente reduzido da área dificulta de sobremaneira a contemporização da plenitude do Projeto Pedagógico do Curso, tendo em vista as variadas necessidades individuais de aprendizado prático ocorridas de acordo com as características de cada aluno. Por outro lado, essa restrição contrasta grandemente com a ampla carga horária destinada à formação em cursos Stricto Sensu e Lato Sensu na área, fazendo desta um especialidade relativamente deficiente na graduação. Nesse sentido cabe ainda ressaltar que a Ortodontia constitui uma das especialidades com mais extensa atribuição de carga horária para formação de especialistas dentre todos os cursos de pós-graduação em Odontologia. Cabe salientar que a área é apontada em dados originados em pesquisas, os quais são confirmados pelos dados do Conselho Federal de Odontologia, como sendo a área de especialização mais procurada por recém formados em Odontologia (XXXXX0 . Assim, o conteúdo curricular reduzido na graduação não permite ao estudante de graduação uma adequada flexibilização ou ainda uma formação satisfatória quando este se interessa em enfatizar essa área em sua formação, fazendo de toda inciativa que amplie a oferta de ensino na área amplamente desejável .


3. As ações de ensino que possibilitem avanço na qualificação do processo ensino-aprendizagem e estímulo à prática de educação continuada na área constituem interesse à toda a comunidade acadêmica que participa do curso de Odontologia. As propostas do projeto representarão nesse sentido um importante auxílio complementar e irão proporcionar ações concretas para o resgate do melhor desempenho de alunos que estejam enfrentando dificuldades de motivação, aprendizado, comprometimento na formação, ou ainda que estejam em risco de reprovação ou evasão.

Metodologia

O projeto se desenvolverá com a condução de ações orientadas em dois eixos principais, Eixo A : atividades direcionadas para a preparação e capacitação dos monitores. Eixo B: atividades de ensino complementares desenvolvidas junto à disciplina de Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares tomando como referencia os tópicos mais frequentemente relacionados à desempenho baixo conforme as avaliações da disciplina ou avaliações realizadas durante o exercício da práticas na clínica infantil das disciplinas de Odontopediatria a qual os professores da unidade também participam.
Eixo A
Reuniões específicas com os monitores para apresentação do projeto e exposição das suas metas e objetivos, bem como a realização de palestras e debates críticos dos seguintes temas:
1. Conhecimento do Projeto Pedagógico do curso de Odontologia da UFPel.
2. Habilidades e competências determinadas pelo do Projeto Pedagógico do curso de Odontologia da UFPel relacionadas à disciplina de Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares.
3. Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares como pré-requisito curricular em outras disciplinas no curso de graduação em Odontologia.
4. Conteúdos programáticos e ementas regulares da disciplina.
5. Indicadores e avaliações usados na disciplina.
6. Aspectos multidisciplinares envolvidos na disciplina de Ortodontia e Ortopedia dos Maxilares.
7. Questões éticas e legais referentes a documentação clínica e direitos autorais na confecção de materiais para uso didático.
8. Falhas no processo de ensino-aprendizagem relacionados à ocorrência de baixo desempenho, reprovação e abandono de curso.
9. Recursos para motivar alunos e para racionalizar e potencializar o processo de ensino-aprendizagem.
10. Uso de e recursos midiáticos motivadores contemporâneos no ensino.

Eixo B
Realização de abordagens multidisciplinares em formato de fórum, seminários, painéis e palestras, para abordagens inovadoras de temas relacionados na área, casos clínicos e artigos científicos. As ações serão conduzidas com a realização de eventos virtuais e internos presenciais na Faculdade de Odontologia, podendo ou não envolver convidados externos. As ações virtuais serão realizadas com uso de mídias populares entre estudantes de Odontologia, como é o caso do uso de recursos do “Google Hangout” , “whatsApp” e “Facebook. Os temas destacados à partir das ementas da disciplina que serão usados como substrato para o projeto são:

1. Crescimento e desenvolvimento craniofacial – conceitos - métodos de estudo.

2. Aparelhos ortodônticos fixos e removíveis – utilização em Ortodontia Preventiva e Interceptora – indicações – tipos.

3. Etiologia das más oclusões dentárias – mordidas cruzadas posteriores .

4. Etiologia das más oclusões dentárias – hábitos bucais nocivos.

5. Etiologia das más oclusões dentárias - diastemas fisiológicos e patológicos na dentição mista.

6. Diagnóstico e Exame e clínico em Ortodontia Preventiva e Interceptora.

7. Exame e diagnóstico cefalométrico em Ortodontia Preventiva em Interceptora.

8. Exame e diagnóstico em Ortodontia Preventiva e Interceptora – análise da dentição mista.

9. Controle de espaços em Ortodontia Preventiva e Interceptora.

10. Sistemas de forças e reações dos tecidos aos movimentos ortodônticos .

11. Colagem de acessórios ortodônticos à superfície do esmalte dentário.

12. Construção de aparelho ortodôntico removível.

13. Soldagem em Ortodontia.

Resultados Esperados

1. Formação interdisciplinar elementar na área resultante das ações de ensino nas quais o estudantes estiveram engajados de forma integrada. 2. Experiência em um projeto no qual a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é dada na prática dos procedimentos com ênfase no ensino e na demanda de tratamento que o paciente infantil necessita. 3. Compreensão da interdependência entre qualidade de ensino e capacitação acadêmica 4. Sistematização da documentação de pacientes na clínica infantil como recurso de ensino e motivação. 5. Trabalho de cooperação entre profissionais de diferentes áreas. 6. Impacto nos serviços prestados ao público acadêmico que frequenta a Faculdade de Odontologia da UFPel. 7. Estímulo para acadêmicos eventualmente identificarem vocação para o ensino.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALICE HAMMES PIMENTEL206/05/201518/12/2015
ANA CAROLINA GLUSZEVICZ206/05/201518/12/2015
ANDREZA VIEIRA DA SILVA206/05/201518/12/2015
BRUNA VIEIRA DA SILVA VICTÓRIA206/05/201518/12/2015
CAMILA CAIONI DE SALES206/05/201518/12/2015
CARLOS NERI DOS SANTOS ROCHA206/05/201518/12/2015
CAROLINE FERNANDES E SILVA206/05/201518/12/2015
CATIARA TERRA DA COSTA206/05/201518/12/2015
DARLAN RADTKE BERGMANN206/05/201518/12/2015
DOUVER MICHELON206/05/201518/12/2015
DÁLVIO ALENCAR GALLAS LIPPERT206/05/201518/12/2015
EDUARDA CARDOSO DE OLIVEIRA206/05/201518/12/2015
ELIZABETH BERGMANN206/05/201518/12/2015
FERNANDA CASTRO DA CUNHA206/05/201518/12/2015
FERNANDA PRIEBE DOS SANTOS206/05/201518/12/2015
GABRIELLA DA ROSA DUTRA206/05/201518/12/2015
GIOVANI LUÍS SARTORI JUNIOR206/05/201518/12/2015
JÚLIA GUEDES ALVES206/05/201518/12/2015
LIGIA EDUARDA KOLLING LERMEN206/05/201518/12/2015
MARCOS ANTONIO PACCE206/05/201518/12/2015
MARIA LUIZA MARINS MENDES DE AVILA206/05/201518/12/2015
MARIANNE SCHMIDT DA SILVA206/05/201518/12/2015
MAYARA DOS SANTOS MORAES206/05/201518/12/2015
MORGANA TACIARA RAMOS DE MOURA206/05/201518/12/2015
SAMANTHA RODRIGUES XAVIER206/05/201518/12/2015
THIAGO JOSÉ DOMINGUES DE ANDRADE306/05/201518/12/2015
TIAGO MACHADO DA SILVA206/05/201518/12/2015

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