Nome do Projeto
Paradigmas filosóficos na educação: perspectivas para pensar a educação e formação humanas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/08/2019 - 02/08/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Filosofia da Educação
Resumo
A pesquisa possui um cunho filosófico crítico-interpretativo e pretende reinstaurar o debate acerca do próprio conceito de paradigma, e de crise dos paradigmas em educação.Trata-se de uma investigação de cunho bibliográfico sobre as diferentes perspectivas ou escolas filosóficas que se desenvolveram com o tempo e influenciaram os processos educativos e formativos. A investigação pretende a) estabelecer uma interlocução entre os diferentes paradigmas filosóficos e os processos educativos, b) teorizar sobre as diversas posições filosóficas, trazendo para o debate sua recepção nas diferentes teorias educacionais c) colocar a reflexão filosófica a serviço dos diferentes momentos por que passou a educação; d) demonstrar como a produtividade de uma reflexão filosoficamente consistente pode contribuir para a análise dos diversos momentos vividos pelos processos educativos/formativos, inclusos aí os momentos de crise.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
Investigar como as ideias (paradigmas) filosóficas(os) desenvolveram-se com o tempo e influenciaram os processos educativos e formativos.
Objetivos Específicos
• Estabelecer uma investigação sobre os diferentes paradigmas filosóficos que influenciaram a educação (formação);
• Teorizar sobre as diversas posições filosóficas, trazendo para o debate sua recepção nas diferentes teorias educacionais;
• Colocar a reflexão filosófica a serviço dos diferentes momentos por que passou a educação;
• Demonstrar como a produtividade de uma reflexão filosoficamente consistente pode contribuir para a análise dos diversos momentos vividos pelos processos educativos/formativos;
Investigar como as ideias (paradigmas) filosóficas(os) desenvolveram-se com o tempo e influenciaram os processos educativos e formativos.
Objetivos Específicos
• Estabelecer uma investigação sobre os diferentes paradigmas filosóficos que influenciaram a educação (formação);
• Teorizar sobre as diversas posições filosóficas, trazendo para o debate sua recepção nas diferentes teorias educacionais;
• Colocar a reflexão filosófica a serviço dos diferentes momentos por que passou a educação;
• Demonstrar como a produtividade de uma reflexão filosoficamente consistente pode contribuir para a análise dos diversos momentos vividos pelos processos educativos/formativos;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANE BENDER ARRIADA | 2 | 03/08/2016 | 02/08/2019 |
ADRIANE DA SILVA MACHADO MÖBBS | 2 | 03/08/2016 | 02/08/2019 |
ANA LUCIA KOGA | 2 | 03/08/2016 | 02/08/2019 |
ANA PAULA GRELLERT | 2 | 03/08/2016 | 02/08/2019 |
AVELINO DA ROSA OLIVEIRA | 4 | 03/08/2019 | 02/08/2021 |
DANIELLI PEREIRA ROSADO | 2 | 03/08/2016 | 02/08/2019 |
Dirlei de Azambuja Pereira | 4 | 03/08/2019 | 02/08/2021 |
EVANDRO SANTOS DUARTE | 2 | 03/08/2016 | 02/08/2019 |
KÁTIA APARECIDA POLUCA PROENÇA | 2 | 03/08/2016 | 02/08/2019 |
LETÍCIA MARIA PASSOS CORRÊA | 2 | 03/08/2016 | 02/08/2019 |
MARA LUCIA TEIXEIRA BRUM | 2 | 03/08/2016 | 02/08/2019 |
MIRELA TERESINHA BANDEIRA SILVA MORAES | 2 | 03/08/2016 | 02/08/2019 |
Mayara Cristina Vargas | 20 | 01/09/2020 | 31/08/2021 |
Mayara Cristina Vargas | 20 | 01/08/2019 | 31/07/2020 |
Fontes Financiadoras
Sigla / Nome | Valor | Administrador |
---|---|---|
CNPq | R$ 14.000,00 |