Nome do Projeto
Trajetórias de duração do sono, composição corporal e altura atingida na infância: Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2019 - 28/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Saúde Coletiva
Resumo
O sono tem importância crucial nos processos reparadores e no desempenho adequado de diversas funções do organismo. Acredita-se que a restrição do sono tem efeitos profundos na secreção de alguns hormônios metabólicos, como na elevação dos níveis de grelina e de cortisol e na redução da leptina, sendo capaz de promover o ganho de peso e acúmulo de gordura corporal. Ademais, alterações hormonais causadas por problemas do sono podem estar relacionadas a deficiências no crescimento linear. O interesse pelo estudo da composição corporal de crianças nas últimas décadas é devido, especialmente, ao aumento alarmante da epidemia de obesidade, inclusive no grupo infantil. O excesso de peso na infância está relacionado com inúmeros problemas de ordem física e psicossocial e a identificação de fatores de risco para o acúmulo de gordura corporal na infância, bem como para o crescimento infantil inadequado é um dos grandes desafios da saúde pública. Estudos longitudinais que tenham avaliado trajetórias de duração de sono e consequências sobre a composição corporal e altura atingida na infância são escassos. A Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004 possui informações sobre a duração do sono entre 3 e 48 meses de idade e dados de composição corporal avaliada por método indireto e altura aos 6 anos. Assim, este projeto foi elaborado com o objetivo de contribuir com o conhecimento atual sobre o tema por meio da avaliação longitudinal da duração de sono na infância (entre 3 e 48 meses de idade) e suas relações com a composição corporal e altura atingida aos 6 anos, entre os participantes da Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004.

Objetivo Geral

Objetivo geral


Investigar a associação entre trajetórias de duração de sono entre 3 e 48 meses de idade e a composição corporal e altura atingida aos seis anos, entre participantes da Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004.


Objetivos específicos


Descrever as trajetórias de duração do sono dos 3 aos 48 meses de idade das crianças participantes da Coorte de Nascimentos de Pelotas de 2004, de acordo com:
- Fatores socioeconômicos (nível econômico da família)
- Características maternas (idade, cor da pele, situação conjugal, escolaridade, paridade, IMC pré-gestacional, ocorrência de diabetes e/ou hipertensão arterial durante a gestação, consumo de álcool, cigarro e cafeína na gestação, tipo de parto e depressão pós-parto)
- Características da criança (sexo, cor da pele, peso ao nascer, idade gestacional ao nascimento, ordem de nascimento, padrões de amamentação aos 3 meses, internação em unidade de terapia intensiva - UTI - neonatal)

Analisar a associação entre as trajetórias de duração do sono, dos 3 aos 48 meses de idade, e o IMC, a composição corporal (IMG e IMLG) avaliada por pletismografia por deslocamento de ar e a altura aos 6 anos.

Revisar a literatura sobre estudos realizados com crianças que tenham analisado a relação entre duração do sono e a composição corporal avaliada exclusivamente por métodos indiretos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARIANA OTERO XAVIER401/07/201928/02/2021
RENATA MORAES BIELEMANN101/07/201928/02/2021

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 97.431,00

Página gerada em 25/04/2024 20:10:08 (consulta levou 0.046775s)