Nome do Projeto
AVALIAÇÃO DA HABILIDADE DIAGNÓSTICA E ADEQUAÇÃO DA CONDUTA SANITÁRIA DE FISCAIS SANITÁRIOS NO RIO GRANDE DO SUL NA INSPEÇÃO POST MORTEM DE BOVINOS E ELABORAÇÃO DE ATLAS FOTOGRÁFICO DAS LESÕES PATOLÓGICAS MAIS RECORRENTES
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/10/2019 - 31/12/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Inspeção de Produtos de Origem Animal
Resumo
O Brasil possui o maior rebanho bovino do mundo, sendo considerado um dos maiores produtores de carne bovina e o maior exportador. O Rio Grande do Sul é um dos principais estados brasileiros no volume de rebanho, correspondendo a cerca de 6% do rebanho nacional. Para que o consumo seja feito de forma segura quanto a sua qualidade higiênico-sanitária, torna-se necessário que os produtos alimentícios derivados do abate tenham origem em indústrias inspecionadas, onde os animais são submetidos a minuciosos exames ante mortem e post mortem realizados por inspetores médicos veterinários. De acordo com a legislação brasileira, todo animal abatido para fins de consumo humano deve, invariavelmente, ser inspecionado por veterinário em um Serviço Veterinário Oficial de Inspeção. Das tarefas de responsabilidade do inspetor de carnes, as mais importantes e difíceis são o diagnóstico e a decisão sanitária das lesões patológicas encontradas no exame post mortem de animais produtores de carnes, sobretudo àquelas que possuem características macroscópicas semelhantes. Em situações como essas, o veterinário inspetor deve desenvolver a sua capacidade visual no sentido de fixar os padrões morfológicos de cada enfermidade, identificando os possíveis diagnósticos diferenciais. A condenação representa um problema para o produtor e para o abatedouro, enquanto a inspeção realizada sem critérios e precária representa um problema para a saúde pública. Assim, faz-se necessário que esses profissionais sejam devidamente capacitados para desenvolver suas atividades com conhecimento, responsabilidade, seriedade, ética e transparência, garantindo a preservação da saúde pública. Dada a natureza da inspeção post-mortem, essencialmente visual, o uso de materiais de apoio de cunho visual, do tipo Atlas, com a representação fotográfica das lesões patológicas, pode facilitar o reconhecimento das lesões e a tomada de decisão por parte dos inspetores. Entretanto, materiais desse tipo são poucos. E inexiste no Brasil o que se poderia chamar de Atlas digital a esse respeito, que facilitaria a utilização no local de inspeção. Este projeto tem como objetivo a elaboração e disponibilização de um guia digital ilustrado contemplando as principais lesões recorrentes em bovinos e suas respectivas decisões sanitárias para auxílio dos inspetores sanitários que atuam nas linhas de inspeção post mortem em matadouros-frigoríficos do Rio Grande do Sul.

Objetivo Geral

3.1 Objetivo geral
Elaboração e disponibilização de um guia digital ilustrado contemplando as principais lesões recorrentes em bovinos e suas respectivas decisões sanitárias para auxílio dos inspetores sanitários que atuam nas linhas de inspeção post mortem em matadouros-frigoríficos do Rio Grande do Sul.

3.2 Objetivos específicos
- Avaliação indicativa da habilidade diagnóstica e adequação da conduta sanitária dos fiscais sanitários em atuação no Rio Grande do Sul sobre as lesões patológicas mais recorrentes na inspeção post mortem de bovinos por meio de um questionário ilustrado contendo fotografias de lesões patológicas.
- Avaliação indicativa da opinião sobre a utilidade, para os inspetores, de um guia fotográfico virtual com as lesões patológicas mais encontradas nas linhas de inspeção do Rio Grande do Sul e as decisões sanitárias indicadas.
- Elaboração e disponibilização de um guia fotográfico tipo Atlas contemplando as lesões patológicas mais recorrentes nas linhas de inspeção post mortem em matadouros-frigoríficos do estado do Rio Grande do Sul e as respectivas decisões sanitárias indicadas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LIÉGE FURTADO DE ARAUJO801/10/201931/12/2021
ROSANE DA SILVA RODRIGUES101/10/201931/12/2021

Página gerada em 28/03/2024 06:55:55 (consulta levou 0.047965s)