Nome do Projeto
Análise do efeito da cerveja artesanal no perfil lipídico sérico e no estresse oxidativo hepático de ratos Wistar
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
30/09/2019 - 26/02/2021
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia
Resumo
Sabe-se que a cerveja é uma das bebidas alcoólicas mais apreciadas e consumidas no mundo. Fazem parte de sua composição água potável, malte de cevada, lúpulo e leveduras. Após a junção de todos os ingredientes, obtém-se um produto final alcoólico oriundo do processo de fermentação, que após outros processos, resultam na cerveja propriamente dita. Devido as quantidades significativas de vitaminas do complexo B, folatos e, principalmente, compostos fenólicos, estudos evidenciam que assim como o vinho, a cerveja possui capacidade antioxidante se for consumida com moderação. Os compostos antioxidantes presentes na cerveja atuam contra o estresse oxidativo, desequilíbrio entre a produção das espécies reativas de oxigênio (ERO) e sua remoção por meio de sistemas enzimáticos ou não enzimáticos. As ERO são moléculas capazes de danificar a estrutura celular, podendo estar associados a patogênese de certas doenças indesejadas, como por exemplo câncer e doenças cardiovasculares. Além da ação antioxidante, a cerveja possui ação hipolipemiante, impedindo a oxidação do colesterol de baixa densidade (LDL), que é um fator de risco para a aterogênese e que está diretamente relacionada ao início da lesão e progressão de doenças ateroscleróticas. Por esse motivo, o presente estudo tem por objetivo analisar a relação entre o consumo de cerveja artesanal e o perfil lipídico de ratos Wistar. A cerveja artesanal do tipo American Indian Pale Ale será ofertada por gavagem durante 4 semanas. Após, será determinado os níveis dos lipídeos séricos e o estresse oxidativo hepático. Esperamos que a cerveja possa impedir a oxidação do LDL, sendo um fator positivo na prevenção do desequilíbrio lipídico sérico e no estresse oxidativo hepático.

Objetivo Geral

Objetivo geral: O objetivo geral deste estudo é analisar a relação do consumo de cerveja artesanal com o perfil lipídico de ratos Wistar.
Objetivos específicos: Analisar a relação do consumo de cerveja artesanal com os níveis de lipoproteínas de alta densidade (HDL), Analisar a relação do consumo de cerveja artesanal com estresse oxidativo hepático.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
DIEGO DE ALMEIDA SOUZA2030/09/201926/02/2021

Página gerada em 28/03/2024 19:10:00 (consulta levou 0.049778s)