Nome do Projeto
Anticorpos monoclonais contra Salmonella enterica por imunização genética: produção, caracterização e aplicação diagnóstica
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2007 - 02/07/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Microbiologia de Alimentos
Resumo
Métodos rápidos para a detecção de salmonelas têm sido propostos. Os métodos imunológicos são sensíveis, específicos e fáceis de executar e a utilização de anticorpos monoclonais (MAbs) aumenta a especificidade destes métodos. A produção de MAbs através de métodos de imunização clássicos muitas vezes é complicada, devido a necessidade de grandes quantidades de antígenos purificados para a imunização e a baixa expressão e/ou dificuldade de purificação de muitas proteínas em condições naturais. Além disso, como proteínas recombinantes não sofrem modificações pós-traducionais no sistema de expressão heterólogo mais utilizado (E. coli), elas geralmente não apresentam a configuração nativa e não são, portanto, imunógenos perfeitos. A imunização genética evita esses problemas, uma vez que o gene que codifica para o antígeno de interesse é injetado nos animais e a proteína é expressa “in vivo”. O projeto associará uma técnica imunológica (imunoseparação magnética), utilizando os Mabs obtidos à outra molecular (PCR), para desenvolver um método rápido e específico para detectar salmonelas em alimentos.

Objetivo Geral

1) Clonar, em plasmídeo de expressão em eucariotos, um gene que codifica antígeno específico de salmonelas. 2) Utilizar os plasmídeos para imunizar camundongos e obter anticorpos monoclonais. 3) Utilizar os anticorpos para sensibilizar esferas de látex magnéticas. 4) Padronizar metodologia de detecção de salmonelas usando as esferas em associação com PCR. 5) Avaliar o desempenho da nova metodologia com amostras de alimentos naturalmente contaminados com salmonelas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2
4
4
4
8
10
12
12

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00
Recursos própriosR$ 0,00

Página gerada em 26/04/2024 07:47:49 (consulta levou 0.040376s)