Nome do Projeto
Sinergismo dos probióticos Saccharomyces boulardii e Bacillus cereus Toyoi sobre a imunomodulação e a proteção contra a colonização e translocação da Salmonella Typhimurium em camundongos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/08/2011 - 01/08/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Microbiologia de Alimentos
Resumo
Probióticos são microrganismos vivos que, ao serem administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do hospedeiro. Leveduras e bactérias, os micro-organismos mais comumente utilizados como probióticos, apresentam diferentes mecanismos de ação, metabolismo e resistência a antibióticos. Saccharomyces boulardii é uma levedura capaz de melhorar a digestão e absorção de nutrientes, de prevenir ou tratar desordens intestinais, tais como a causada por Salmonella Typhimurium e de estimular a resposta imune do hospedeiro. Apresenta uma elevada produtividade a partir de substratos de baixo custo e não é afetada por antibióticos. Bacillus cereus var. Toyoi é uma bactéria que possui a capacidade de esporular, o que lhe confere maior sobrevivência durante o trânsito estomacal e durante a elaboração, transporte e armazenamento das rações. Além disso, é capaz de melhorar a conversão alimentar, promover ganho de peso e controle de diarréias em animais, e reduzir a prevalência de salmonelas em aves. Maior eficácia através da combinação de probióticos vem sendo estudada e tem apresentado resultados positivos. No entanto, o sinergismo entre S. boulardii e B. Toyoi sobre a imunomodulação e sobre a proteção contra a colonização e translocação de Salmonella Typhimurium ainda não foi avaliado. Por isso, o objetivo do presente trabalho é investigar o sinergismo dos probióticos S. boulardii e B. Toyoi sobre a imunomodulação e a proteção contra a colonização e translocação causada por S. Typhimurium em camundongos. Para isso, S. boulardii e/ou esporos viáveis de B. Toyoi serão incorporados a ração comercial isenta de antimicrobianos e antifúngicos a uma concentração de 108 e 107 UFC.g-1, respectivamente. As formulações serão peletizadas e mantidas em estufa com circulação de ar forçada por 24 h à 40ºC. Serão avaliados: a resistência dos dois probióticos co-administrados a condições gastrointestinais simuladas e ao trato gastrointestinal de camundongos e o efeito sinérgico de S. boulardii e B. Toyoi sobre a sobrevivência de camundongos infectados por S. Typhimurium, sobre a inibição ou redução da colonização intestinal e da translocação de S. Typhimurium do intestino para outros órgãos e tecidos e sobre a imunomodulação em camundongos.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Investigar o sinergismo dos probióticos S. boulardii e B. Toyoi sobre a imunomodulação e a proteção contra a colonização e translocação causada por S. Typhimurium em camundongos.

Objetivos Específicos
- Avaliar a resistência de S. boulardii e B. Toyoi a condições gastrointestinais simuladas e no trato gastrointestinal de camundongos.

- Avaliar o efeito sinérgico de S. boulardii e B. Toyoi sobre a sobrevivência de camundongos infectados por S. Typhimurium.

- Avaliar o efeito sinérgico de S. boulardii e B. Toyoi sobre a inibição ou redução da colonização intestinal por S. Typhimurium em camundongos infectados.

- Avaliar o efeito sinérgico de S. boulardii e B. Toyoi sobre a inibição ou redução da translocação de S. Typhimurium do intestino para outros órgãos e tecidos de camundongos infectados.

- Avaliar o efeito sinérgico de S. boulardii e B. Toyoi sobre a imunomodulação em camundongos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
1
2
4
4
4
8
8
8
8
20
30

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 0,00

Página gerada em 25/04/2024 17:15:51 (consulta levou 0.039386s)