Nome do Projeto
Caracterização de fatores metabólicos envolvidos no processo de desenvolvimento folicular ovariano e qualidade de oócitos
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/01/2013 - 02/01/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia
Resumo
Restrições éticas e práticas limitam os estudos observacionais e de intervenção em reprodução em humanos. Sendo assim, o modelo bovino foi validado para investigar a função do ovário em mulheres. O objetivo deste projeto é montar um banco de amostras de fluído folicular, RNAm de células folículares (células da granulosa e teca) e oócitos de bovinos. Assim, os resultados deste projeto visam colaborar com o entendimento de como se dá o processo de crescimento follicular em humanos e animais. Desta maneira, a partir dos resultados obtidos novas tecnologias para melhorar a fertilidade e reduzir o dano que alterações no ambiente folicular podem provocar na qualidade do oócito poderão ser desenvolvidas. Além disso, a identificação de polimorfismos de DNA associados a um melhor ambiente folicular irá auxiliar na desenvolvimento de medidas para driblar a infertilidade observada em determinados indivíduos. No decorrer deste projeto espera-se publicar diversos artigos científicos em revistas de impacto na área de metabolismo e endocrinologia, além de divulger os resultados parciais em congressos nacionais e internacionais da área.

Objetivo Geral

O objetivo deste projeto é montar um banco de amostras de fluído folicular, RNAm de células folículares (células da granulosa e teca) e oócitos. Após estabelecido este banco serão avaliados a expressão de diversos genes ligados a síntese de esteróides e crescimento celular e sua relação com fatores metabólicos presentes no fluído folicular. Além disso, serão avaliados a expressão de fatores de crescimento e sobrevivência celular em oócitos e sua relacão com fatores metabólicos presentes no fluído folicular. Para finalizar, estes dados serão correlacionados com diferentes polimorfismos de DNA, visando buscar entender como estes podem afetar os substratos metabólicos, desenvolvimento folicular e qualidade dos oócitos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
1
1
1
1
1
1
1
2
2
2
2
LÍGIA ANTUNES PRIETSCH1201/08/201431/07/2015
LÍGIA ANTUNES PRIETSCH401/02/201331/12/2013

Página gerada em 25/04/2024 01:22:39 (consulta levou 0.248296s)