Nome do Projeto
Desenvolvimento de preparações alimentares fontes de Ferro e Vitamina C para pré-escolares: Aceitação e Avaliação das Boas Práticas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/05/2013 - 31/12/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição - Dietética
Resumo
A anemia ferropriva é um estado no qual há redução da quantidade total de ferro corporal, onde o consumo de ferro também é insuficiente para suprir as necessidades fisiológicas, causando diversas consequências, como: fadiga, retardo no crescimento, falta de atenção, entre outros. A ocorrência de anemia ferropriva é bastante elevada em crianças, e geralmente está associada, à necessidade de grande aporte de ferro e a carência de alimentos fontes deste mineral na alimentação infantil. Por outro lado, alimentos fontes de ferro, como vísceras e alguns hortifrutigranjeiros, são rotineiramente excluídos da alimentação infantil por não serem bem tolerados por essa população. O presente estudo tem como objetivo realizar o desenvolvimento de preparações culinárias, de baixo custo, contendo alimentos fontes de ferro, associados a outras fontes de vitamina C, por melhorarem a absorção desse mineral. As preparações culinárias serão submetidas à avaliação sensorial utilizando-se teste de escala hedônica facial em pré-escolares com idade de quatro a seis anos de idade integrantes, de escolas do município do Capão do Leão/RS. As cozinhas das escolas também serão avaliadas quanto à adequação em relação à manipulação dos alimentos oferecidos, mediante análise das Boas Práticas por meio da aplicação de lista de verificação baseada na Resolução 216/04 da ANVISA. As merendeiras e professores receberão capacitação de como reproduzir as receitas que forem aprovadas na avaliação sensorial, além de noções de Boas Práticas para produção de alimentos.

Objetivo Geral

Desenvolver preparações alimentares fontes de ferro e vitamina C, com boa aceitação e controle de qualidade, para prevenção da anemia ferropriva em pré-escolares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
4

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 750,00

Página gerada em 29/03/2024 12:23:24 (consulta levou 0.043446s)