Nome do Projeto
				Educação nutricional de pré-escolares: consumo de alimentos ricos em ferro e vitamina C.
				
								Ênfase
				PESQUISA
				
								Data inicial - Data final
				01/04/2013 - 02/04/2014
				
								Unidade de Origem
				
				
				Coordenador Atual
				
				Área CNPq
				
Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População				
				
				
								Resumo
				INTRODUÇÃO: A anemia é a doença carencial mais prevalente no mundo e sua ocorrência endêmica na infância pode estar associada às necessidades elevadas de ferro nesta fase da vida, além de dietas pobres no mineral. A idade pré-escolar é onde provavelmente se formam os hábitos alimentares que poderão ser levados para toda a vida, sendo que práticas alimentares adequadas iniciadas na infância podem auxiliar na prevenção de algumas doenças, promovendo uma vida mais saudável. As atividades educativas dirigidas a este grupo devem envolver a exploração de todos os sentidos na busca do conhecimento sobre o alimento e sobre práticas alimentares saudáveis. 
OBJETIVO: Realizar intervenção de educação nutricional, do tipo antes e depois, a qual será vinculada a um estudo multicêntrico, visando estimular o consumo de alimentos fontes de ferro e facilitadores da absorção por pré-escolares de uma Escola Municipal de Educação Infantil do município de Capão do Leão, RS. 
MÉTODOS: A avaliação do estado nutricional das crianças será realizada por meio de antropometria. A avaliação do conhecimento das crianças sobre ferro e vitamina C ocorrerá ao início e ao final do projeto, através de desenho livre sobre a anemia. A aceitabilidade dos cardápios ricos em ferro e vitamina C será analisada a partir do Cartão de Monitoramento de Consumo, preenchido pelo professor responsável após o almoço, antes, durante e após a intervenção. Serão realizadas atividades lúdico-educativas de educação nutricional utilizando um grupo de super-heróis denominados “Esquadrão da Saúde” os quais estimularão o consumo de alimentos fontes de ferro e facilitadores da absorção – vitamina C junto às crianças. A Fase de Intervenção ocorrerá durante seis meses e ao final do período espera-se que haja o aumento da preferência de consumo de alimentos fontes de ferro pelas crianças.
PALAVRAS-CHAVE: anemia, avaliação nutricional, educação nutricional, estudo de intervenção, ferro.
				
				
				
			Objetivo Geral
Promover o aumento do consumo de alimentos fontes de ferro e facilitadores da absorção, por pré-escolares.
						Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final | 
|---|---|---|---|
| 4 | 
Fontes Financiadoras
| Sigla / Nome | Valor | Administrador | 
|---|---|---|
| CNPq | R$ 6.492,00 |