Nome do Projeto
Educação nutricional de pré-escolares: consumo de alimentos ricos em ferro e vitamina C.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/04/2013 - 02/04/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição - Análise Nutricional de População
Resumo
INTRODUÇÃO: A anemia é a doença carencial mais prevalente no mundo e sua ocorrência endêmica na infância pode estar associada às necessidades elevadas de ferro nesta fase da vida, além de dietas pobres no mineral. A idade pré-escolar é onde provavelmente se formam os hábitos alimentares que poderão ser levados para toda a vida, sendo que práticas alimentares adequadas iniciadas na infância podem auxiliar na prevenção de algumas doenças, promovendo uma vida mais saudável. As atividades educativas dirigidas a este grupo devem envolver a exploração de todos os sentidos na busca do conhecimento sobre o alimento e sobre práticas alimentares saudáveis. OBJETIVO: Realizar intervenção de educação nutricional, do tipo antes e depois, a qual será vinculada a um estudo multicêntrico, visando estimular o consumo de alimentos fontes de ferro e facilitadores da absorção por pré-escolares de uma Escola Municipal de Educação Infantil do município de Capão do Leão, RS. MÉTODOS: A avaliação do estado nutricional das crianças será realizada por meio de antropometria. A avaliação do conhecimento das crianças sobre ferro e vitamina C ocorrerá ao início e ao final do projeto, através de desenho livre sobre a anemia. A aceitabilidade dos cardápios ricos em ferro e vitamina C será analisada a partir do Cartão de Monitoramento de Consumo, preenchido pelo professor responsável após o almoço, antes, durante e após a intervenção. Serão realizadas atividades lúdico-educativas de educação nutricional utilizando um grupo de super-heróis denominados “Esquadrão da Saúde” os quais estimularão o consumo de alimentos fontes de ferro e facilitadores da absorção – vitamina C junto às crianças. A Fase de Intervenção ocorrerá durante seis meses e ao final do período espera-se que haja o aumento da preferência de consumo de alimentos fontes de ferro pelas crianças. PALAVRAS-CHAVE: anemia, avaliação nutricional, educação nutricional, estudo de intervenção, ferro.

Objetivo Geral

Promover o aumento do consumo de alimentos fontes de ferro e facilitadores da absorção, por pré-escolares.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
4

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CNPqR$ 6.492,00

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