Nome do Projeto
Utilização de probiótico como adjuvante para vacinas recombinantes de sub-unidade e DNA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/06/2013 - 06/06/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Aplicada
Resumo
As vacinas de DNA, as quais consistem no uso de sequências de material genético de agentes patogênicos que codificam antígenos imunodominantes, têm sido reportadas com a finalidade de induzir proteção imune em numerosos modelos animais para diversas patologias bacterianas, virais ou parasitárias. As vacinas de DNA apresentam diversas vantagens tais como a indução da resposta imune celular, a expressão do antígeno desejado, indução de respostas de memória contra doenças infecciosas, são estáveis, de fácil preparação, apresentam um custo relativamente baixo e são seguras para pacientes imunocomprometidos. Entretanto, apresentam como grandes desvantagens a baixa eficiência de transfecção, que faz com que sejam necessárias repetidas doses de injeções intramusculares e a baixa imunogenicidade quando testadas isoladamente em ensaios clínicos.A proposta do presente projeto é avaliar se o uso do probiótico S. boulardii é capaz de potencializar a resposta imune e o efeito protetor de uma vacina de DNA que utilizará como antígeno o Plasmídeo pCDNA3/invH e a proteína rInvH contra a infecção causada por Salmonella Typhimurium, utilizando camundongos como modelo animal.

Objetivo Geral

Objetivo Geral
Avaliar a capacidade de S. boulardii potencializar a resposta imune e o efeito protetor de vacinas recombinantes de sub-unidade e DNA contra a infecção causada por S. Typhimurium, utilizando camundongos como modelo animal.

Objetivos Específicos:
- Avaliar a capacidade da suplementação da alimentação com o probiótico S. boulardii potencializar:
- As respostas imunes humoral e celular de vacinas recombinantes de sub-unidade e DNA.
- A resposta imune protetora de vacinas recombinantes de sub-unidade e DNA contra a infecção causada por S. Typhimurium, utilizando camundongos como modelo animal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
1
1
1
2
2
20

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 1.000,00

Página gerada em 28/09/2021 04:34:50 (consulta levou 0.050330s)