Nome do Projeto
Avaliação nutricional e influência da quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) quando utilizada como fonte de proteína em ratos em crescimento.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2013 - 11/11/2013
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
Os alimentos desempenham um importante papel na manutenção da vida fornecendo os elementos nutricionais necessários para o funcionamento do organismo, tais como carboidratos, lipídeos, proteínas, fibras, vitaminas, minerais, entre outros. O papel da alimentação na manutenção da saúde tem despertado interesse pela comunidade científica que tem produzido pesquisas com o intuito de comprovar a atuação de certos alimentos na saúde dos indivíduos. A quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) é uma cultura anual, originária da América do Sul, pertencente à família Chenopodiaceae. Em sua composição nutricional, apresenta teores superiores de lipídeos, proteína, cinzas e fibra alimentar. Sua proteína destaca-se pelo elevado teor de aminoácidos essenciais, quando comparada a outros cereais. Em função de suas características nutricionais, seu consumo destaca-se como ingrediente alimentar desejável para o enriquecimento da dieta dos indivíduos. Além disso, a ausência de gliadina e frações protéicas correspondentes às gliadinas, a torna adequada na elaboração de produtos de panificação referidos como isentos de glúten; aspectos importantes que possibilitam uma maior variedade e oferta de produtos alimentícios nutritivos e adequados, principalmente para portadores da doença celíaca. No Brasil, o consumo de quinoa é limitado em virtude de sua semeadura dependente do cultivo de outras culturas de verão, tais como soja e milho, isso porque é pouco difundida, sendo uma cultura secundária dentro do processo produtivo, além do desconhecimento da população, de hábitos e costumes tradicionais de cereais como arroz, trigo e milho. Ademais a planta e o grão têm sido pouco estudados e seu consumo chega a ser desconhecido pela maioria da população. Desta forma, são necessários estudos, de maneira a investigar cada vez mais a viabilidade tecnológica, nutricional, funcional e de cultivo desta granífera, consolidando seu uso como mais uma matéria-prima na dieta alimentar brasileira. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho será avaliar a influência da quinoa quando utilizada como fonte de proteína em ratos em crescimento.

Objetivo Geral

Objetivo geral
Avaliação nutricional e influência da quinoa (Chenopodium quinoa Willd.) quando utilizada como fonte de proteína em ratos em crescimento.

2.2 - Objetivos específicos
- Avaliar a composição nutricional da quinoa;
- Avaliar a composição em aminoácidos da fração protéica da quinoa;
- Avaliar os efeitos da quinoa sobre o quociente de eficiência protéica, a concentração sérica de albumina, o balanço nitrogenado a digestibilidade e o ganho de peso dos ratos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
2

Página gerada em 25/04/2024 22:03:31 (consulta levou 0.095077s)