Nome do Projeto
Avaliação da oclusão na dentição decídua e na mista: estudo longitudinal.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
18/04/2013 - 18/10/2014
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia - Odontopediatria
Resumo
Conhecer as características oclusais das dentições decídua e mista, seu desenvolvimento e alterações é importante para a prevenção e interceptação das maloclusões, tornando-se de grande valor epidemiológico. Para isto, estudos longitudinais são apropriados, pois observam a mesma população em momentos temporais diferentes. Este estudo será constituído de duas partes: estudo transversal e estudo longitudinal. O estudo transversal utilizará banco de dados do estudo epidemiológico realizado em 2007 e investigará a influência dos fatores demográficos da criança e idade e escolaridade materna, renda familiar, número de filhos e tipo de escola da criança, no tipo e tempo de aleitamento da criança e a influência dos mesmos em características oclusais da dentição decídua (sobremordida, sobressaliência, relação de caninos, tipo de arco e espaços primata. O estudo longitudinal irá comparar características oclusais presentes nas crianças na dentição decídua e na dentição mista, 6 anos após. Serão elegíveis todas as crianças examinadas em 2007 que, após contato com a mãe, forem reavaliadas e estiverem na dentição mista. Para coleta dos dados será aplicada uma entrevista à mãe coletando idade e escolaridade materna, renda atual, hábitos bucais da criança, dentre outros e à criança perguntando sobre hábitos de dieta, de higiene e autopercepção. Após será conduzida a avaliação clínica, por única examinadora calibrada, englobando oclusão (DAI), presença de placa visível (IPV), presença de sangramento gengival (ISG) e experiência de cárie dentária (cpo-s). Serão realizadas análises descritivas e para testar a influência das variáveis independentes sobre os desfechos serão utilizados os testes qui-quadrado e análise de regressão de Poisson para obtenção dos riscos relativos e respectivos intervalos de confiança.

Objetivo Geral

Geral:Avaliar as características oclusais da dentição decídua e da dentição mista, cárie e truamtismo na região anterior em crianças de Pelotas-RS, nos anos de 2007 e 2013.
Específicos: Investigar, a partir de estudo epidemiológico transversal, a influência dos fatores demográficos maternos e da criança e dos fatores socioeconômicos familiares no tipo de aleitamento: natural, misto e artificial; Investigar, a partir de estudo epidemiológico transversal, a influência do tipo e do tempo de aleitamento: natural, misto e artificial na relação vertical e horizontal dos incisivos decíduos e na presença de espaços interdentários na dentição decídua; Verificar, em estudo longitudinal, a relação entre a presença de espaços interdentários na dentição decídua e o alinhamento dos incisivos permanentes; Determinar a incidência das maloclusões na criança e estudar fatores associados às alterações estético-funcionais; Avaliar a prevalência de traumatismo alvéolo dentário e fatores associados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
1
2
4
8
CATIARA TERRA DA COSTA127/09/201318/10/2014
LETÍCIA COUTINHO BRANCHER418/04/201318/06/2014
MARCOS ANTONIO PACCE118/04/201318/04/2014
MARILIA LEAO GOETTEMS118/04/201318/10/2014

Página gerada em 28/03/2024 11:32:40 (consulta levou 0.048853s)