Nome do Projeto
Influência do Consumo Alimentar no Peso e na Composição Corporal de Mulheres com Câncer de Mama Submetidas à Quimioterapia.
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
07/10/2013 - 07/03/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
O ganho de peso corporal em vez da perda tem sido frequentemente relatado em pacientes após o diagnóstico de câncer de mama e o tratamento quimioterápico. O objetivo é investigar a influência do consumo alimentar no peso e na composição corporal de mulheres com câncer de mama submetidas à quimioterapia. A medida da força da preensão manual juntamente com a estimativa da porcentagem da massa magra proveniente da medida da composição corporal serão utilizadas para determinar o terceiro desfecho, a sarcopenia. O estudo terá delineamento longitudinal, sendo realizado em dois serviços de quimioterapia do município de Pelotas (RS), no período de outubro de 2013 a novembro de 2014. Serão coletadas as variáveis dependentes peso e composição corporal e as variáveis independentes força da preensão manual, consumo alimentar, prática de atividade física, escolaridade, nível econômico, cor da pele, idade, fase da menopausa, tipo de tratamento, protocolo utilizado, estadiamento, grau histopatológico, peso pré-diagnóstico e momento do diagnóstico, realização de acompanhamento dietético, e sinais e sintomas colaterais referentes ao tratamento. O peso e a composição corporal serão referidos com a balança Tanita Ironman Body Composition Monitor® modelo BC-549. Para a aferição da força da preensão manual, será utilizado um dinamômetro modelo hidráulico. Para coletar informações sobre nível econômico, atividade física e consumo alimentar, serão aplicados respectivamente os questionários da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisas (ABEP), Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) versão curta e um Questionário de Frequência Alimentar (QFA). Para as demais variáveis, será aplicado um terceiro formulário. Peso, composição corporal, força da preensão manual, fase da menopausa e prática de atividade física serão aferidos no primeiro e quarto ciclos quimioterápicos e aproximadamente dois meses após o quarto ciclo. O consumo alimentar juntamente com os sinais e sintomas de efeitos colaterais do tratamento serão avaliados no segundo e quarto ciclos quimioterápicos e aproximadamente dois meses após o quarto ciclo, assim como a medida da força da preensão manual. As demais variáveis serão coletadas no início do estudo. Será realizada dupla digitação dos dados no programa EpiInfo 6.05d®, e todas as análises serão realizadas no programa Stata 12.0® com um nível de significância de 5%.

Objetivo Geral

Objetivo Geral: Descrever e investigar a influência do consumo alimentar no peso e na composição corporal em mulheres com câncer de mama submetidas ao tratamento quimioterápico.
Objetivos Específicos:
-Descrever o consumo alimentar e o estado nutricional de mulheres com câncer de mama submetidas ao tratamento quimioterápico.

-Relacionar a evolução do peso corporal durante e ao final do tratamento quimioterápico com o consumo alimentar durante esse tratamento.

-Relacionar a evolução do peso corporal durante e ao final do tratamento quimioterápico com os demais determinantes: fase da menopausa, protocolo quimioterápico utilizado, tipo de tratamento, estadiamento do tumor, estado do receptor hormonal, variáveis sociodemográficas, peso pré-diagnóstico e de diagnóstico, e nível de atividade física.

-Verificar o efeito do consumo alimentar na evolução do peso corporal durante e ao final do tratamento quimioterápico, ajustando para possíveis variáveis confundidoras (determinantes descritos no objetivo antecedente a este).

-Avaliar a presença de alterações na composição corporal durante o tratamento quimioterápico e associá-las, caso existam, ao consumo alimentar, ajustando para possíveis variáveis confundidoras.

-Identificar a prevalência da presença de sarcopenia ao final do tratamento quimioterápico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
EDUARDA ACOSTA SOCA1201/08/201431/07/2015
IDREJANE APARECIDA VICARI4007/10/201307/03/2015
SILVANA PAIVA ORLANDI107/10/201307/03/2015

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 4.561,80

Página gerada em 23/04/2024 15:21:05 (consulta levou 0.074507s)