Nome do Projeto
INFLUÊNCIA DA EXTRAÇÃO ENZIMÁTICA NO RENDIMENTO E QUALIDADE DO AZEITE DE OLIVA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
06/01/2014 - 31/12/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
A oliveira (Oleaeuropaea L.) pertence à família botânica Oleaceae, sendo a única espécie do gênero Olea com frutas comestíveis, o fruto contém cerca de 20 % de óleo, mas a maior parte deste está localizada nos vacúolos, na forma livre, o restante do óleo está disperso no citoplasma e não é diretamente acessível no processo de extração e, por consequência é perdido juntamente com o resíduo. A fim de recuperar este óleo, é necessária a destruição da parede celular do fruto. Portanto o objetivo deste trabalho será avaliar a influência do processo de extração aquosa do azeite de oliva catalisado por enzimas de diferentes atividades, em função da cultivar das azeitonas, sobre o rendimento, parâmetros físico-químicos, atividade antioxidante, conteúdo de compostos bioativos e pigmentos do azeite. Para isto serão obtidas 2 cultivares de azeitonas, onde o oleo sera extraido pela ação de diferentes enzimas. Será realizad as analises fisico quimica e de compostos bioativos dos diferentes oleos.

Objetivo Geral

Objetivo Geral

Avaliar a influência do processo de extração do azeite de oliva utilizando enzimas, sobre o rendimento, parâmetros físico-químicos, conteúdo de compostos bioativos e atividade antioxidante do azeite de oliva.

Objetivos Específicos

Realizar a extração aquosa do azeite de oliva das cultivares koroneiki e Arbosana cultivadas na região de Pelotas/RS com enzimas de diferentes atividades;
Avaliar o rendimento das extrações, a atividade antioxidante dos azeites e determinar índice de peróxidos, índice de acidez, índice de refração, índice de saponificação, absorção específica, umidade e densidade dos azeites;
Identificar e quantificar o perfil de ácidos graxos, principais compostos fenólicos, tocoferóis, carotenóides, clorofila e fitosteróis de azeites de oliva das cultivares koroneiki e Arbosana extraído com enzimas de diferentes atividades.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLA ROSANE BARBOZA MENDONCA106/01/201431/12/2015
JANICE DE MOURA RODEGHIERO4006/01/201431/12/2015

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 1.200,00

Página gerada em 24/04/2024 14:16:37 (consulta levou 0.062874s)