Nome do Projeto
Perfil do consumidor de carne bovina em relação ao bem estar animal na cidade de Pelotas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
13/11/2013 - 13/11/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Zootecnia - Ecologia dos Animais Domésticos e Etologia
Resumo
A carne é uma das maiores fontes de proteína e um dos alimentos mais consumido pelos seres humanos, entretanto, a população esta cada dia mais preocupada com a qualidade e origem dos produtos que consomem. A mudança de comportamento do consumidor se acentuou quando ouve o surto de Encefalopatia Espongiforme Bovina ou “doença da vaca louca” no ano de 1993. De acordo Prache (2007), se inicialmente as exigências dos consumidores eram por garantia de inocuidade sanitária, nos dias atuais tem se verificado que esta demanda engloba outros aspectos tais como sustentabilidade dos sistemas de produção, bem estar animal, conservação do meio ambiente e principalmente garantia de qualidade do produto.
Outro fator relevante foi o aumento do poder aquisitivo da população, fazendo com que o consumidor brasileiro fique mais exigente, preocupando-se com a procedência dos produtos (principalmente de origem animal) que consome, pois este consumo esta diretamente relacionado a saúde e impacto ao meio ambiente. E, em vista disto, o consumidor atual vem apresentando vários critérios na tomada de decisão na compra do produto, no qual pesquisas apontam que o mesmo está disposto a pagar mais por um produto de qualidade comprovada e procedência idônea.
Na tomada de decisão de compra de alimentos, os consumidores consideram atributos diferentes antes da compra (Engel et al.,1990). Atributos e estes que podem ser divididos em fatores intrínsecos (sabor, cor, odor, etc.) e extrínsecos que são os fatores relacionados com o produto, mas não fazem parte fisicamente (Steenkamp, 1989).
Em vista disto torna-se importante uma pesquisa para ver quais os atributos relevantes na hora da decisão de compra dos consumidores de carne da região, para que se possa auxiliar o mercado a disponibilizar produtos que atendam as expectativas do consumidor moderno.
Objetivo Geral
Identificar se o Bem estar animal interfere no processo decisório de compra de carne bovina no município de Pelotas. Identificar e hierarquizar as motivações de compra;
Avaliar os hábitos de compra e consumo do produto;
Avaliar a percepção do consumidor em relação ao bem estar;
Verificar se o consumidor esta disposto a pagar a mais por um produto com certificado de garantia de boas práticas de manejo e abate humanitário;
Identificar os pontos positivos e negativos envolvidos diretamente com o produto final;
Identificar o perfil socioeconômico e demográfico do consumidor;
Avaliar os hábitos de compra e consumo do produto;
Avaliar a percepção do consumidor em relação ao bem estar;
Verificar se o consumidor esta disposto a pagar a mais por um produto com certificado de garantia de boas práticas de manejo e abate humanitário;
Identificar os pontos positivos e negativos envolvidos diretamente com o produto final;
Identificar o perfil socioeconômico e demográfico do consumidor;
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
DANIEL DUARTE DA SILVEIRA | 10 | 13/11/2013 | 13/11/2015 |
FELIPE SAMPAIO SEDREZ | 15 | 13/11/2013 | 13/11/2015 |
GUSTAVO DUARTE FARIAS | 10 | 13/11/2013 | 13/05/2014 |
JENNIFER VEIGA MENDES | 5 | 13/11/2013 | 13/04/2014 |
JERRI TEIXEIRA ZANUSSO | 2 | 13/11/2013 | 13/11/2015 |
JULIO CLAUDIO DA SILVA JÚNIOR | 2 | 13/11/2013 | 13/11/2015 |
LAILA ARRUDA RIBEIRO | 5 | 13/11/2013 | 13/11/2015 |
LAÍSA SOUZA CRUZ | 10 | 13/11/2013 | 13/04/2014 |
LEANDRO DE CONTO | 5 | 13/11/2013 | 13/11/2015 |
LEONTINO ALFREDO DE MELO MADRUGA | 20 | 13/11/2013 | 13/04/2014 |
LIZANDRA PADILHA PERES | 10 | 13/11/2013 | 13/11/2015 |
LUCAS DE VARGAS | 10 | 13/11/2013 | 13/11/2015 |
RICARDO ZAMBARDA VAZ | 2 | 13/11/2013 | 13/11/2015 |
RICHARD DA CUNHA PEREIRA | 10 | 13/11/2013 | 13/11/2015 |
SHEILLA MADRUGA MOREIRA | 20 | 13/11/2013 | 13/11/2015 |