Nome do Projeto
EFEITO DO REFORÇO DIDÁTICO NO CONHECIMENTO ANATÔMICO NA ESCULTURA DENTAL DOS ESTUDANTES DA DISCIPLINA DE PRÉ-CLINICA
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
21/11/2013 - 21/08/2015
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
O conhecimento da anatomia do dente tem grande importância na prática da Odontologia, principalmente na reabilitação oral, pois sem esse conhecimento torna-se inviável o exercício profissional. Para que os dentes possam preencher suas funções, torna-se necessário que a sua forma anatômica esteja correta, não causando nenhum prejuizo à oclusão dentária. A disciplina de Escultura Dental tem desempenhado um papel importante na formação do estudante de Odontologia já que a mesma desenvolve e treina a habilidade manual dos acadêmicos. Essa pesquisa tem como objetivos avaliar o conhecimento teórico e prático de anatomia dental adquirido por estudantes da pré-clínica bem como comparar, após realização de um reforço didático-teórico de anatomia dental, a qualidade anatômica de restaurações realizadas por esses mesmos estudantes antes e depois da realização desse reforço. Para a avaliação do conhecimento teórico será utilizado um questionário com perguntas fechadas sobre anatomia dental. Para avaliação do efeito do reforço didático sobre as esculturas dentais serão avaliados dois grupos de 15 estudantes da Pré-Clínica, sendo que um dos grupos receberá aulas de reforço sobre anatomia dental e o outro não. A avaliação e a comparação entre os grupos serão feitas através de um escore pré-estabelecido. As restaurações serão feitas em cera sobre dentes artificiais da P-Oclusal. Os dados quantitativos obtidos com distribuição normal serão avaliados com teste “t” de Student para comparação entre os grupos de estudantes, e os dados qualitativos registrados em escores serão analisados pelo teste Mann-Whitney (p<0,05).

Objetivo Geral

A partir das perspectivas descritas na introdução, os objetivos desta pesquisa são:
1) Analisar a influência do reforço teórico no aprendizado de escultura dental, previamente ao ingresso dos estudantes nas disciplinas clínicas, na qualidade anatômica das restaurações realizadas pelos estudantes de pré-clínica;
2) Realizar comparações entre a qualidade das esculturas dos dentes superiores e inferiores, bem como entre esculturas dos dentes anteriores com dentes posteriores.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CATARINA BORGES DA FONSECA CUMERLATO1201/01/201431/07/2014
MARCOS ANTONIO TORRIANI221/11/201319/06/2015
MARCOS BRITTO CORREA121/11/201314/08/2015
MIGUEL KONRADT MASCARENHAS1201/08/201331/12/2013
RENATO AZEVEDO DE AZEVEDO521/11/201321/08/2015

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