Nome do Projeto
AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM COM CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2014 - 01/03/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Ensino-Aprendizagem
Resumo
Este projeto de pesquisa investiga se por meio das narrativas do livro Travessuras do amarelo trabalhadas ao longo do processo de alfabetização com crianças do primeiro ano, do Ensino Fundamental é possível estimular e promover a aprendizagem autorregulada. Justifica-se este projeto porque as crianças, ao serem inseridas na escola, precisam aprender a ler e a escrever, desenvolvendo autonomia e controle sobre as atividades que as envolvam. Desde pequenas, as crianças, precisam aprender a ser capazes de planejar, executar e avaliar o próprio processo de aprendizagem. Este processo é entendido como autorregulação da aprendizagem, que ativado pelo próprio sujeito, busca o estabelecimento de metas, mobiliza suas expectativas, aprendendo a desenvolver estratégias para que efetivamente possa aprender. A alternativa que se considera pertinente para realização deste projeto é trabalhar com narrativas que busquem promover e estimular a autorregulação da aprendizagem em crianças em processo de alfabetização. A narrativa constitui uma oportunidade para trabalhar com as crianças estratégias de aprendizagem e de processos de autorregulação, estimulando-as a aprenderem. Para isso, serão realizadas um conjunto de atividades que se desenvolverão a partir das narrativas. Destaca-se que a pesquisa incidirá sobre a análise da intervenção que será realizada, analisando os dados que forem coletados junto a professores, acadêmicos, escola, família e alunos. Utilizou-se esta metodologia de pesquisa, porque acredita-se que aprender é sempre um processo pessoal, sendo esta a base da autorregulação da aprendizagem. Este projeto parte da crença de que se deve investir na capacidade mental da criança, proporcionando a elas condições favoráveis para desenvolver as competências de autonomia, as quais mobilizarão sua vontade e seu interesse para aprender. Pretende-se que a realização do presente projeto tenha inúmeras possibilidades de interlocução, parcerias, atendimento, orientação e vínculos entre os saberes e práticas que se constroem na escola e na universidade.

Objetivo Geral

- Objetivo geral
- Investigar se as narrativas trabalhadas utilizando o livro Travessuras do Amarelo, promovem e estimulam o processo de aquisição da leitura e da escrita em crianças do primeiro ano, do primeiro ciclo do Ensino Fundamental.
- Objetivos específicos
- Ensinar as crianças a desenvolverem estratégias de autorregulação da aprendizagem voltadas à alfabetização;
- Trabalhar, com as crianças do 1o ano, do 1o ciclo do Ensino Fundamental, narrativas, contendo um repertório de estratégias de aprendizagem que as ajudem em seu processo de alfabetização;
- Oportunizar aos graduandos e pós-graduandos da FAE/UFPEL uma vivência interinstitucional (UFPel e Escola pública) que aproxime a pesquisa entre a universidade e a escola;
- Gerar produtos ou processos que contribuam com artigos, monografias, dissertações e teses em realização, disponibilizando, nos meios e nos fóruns acadêmicos e em publicações, saberes sobre as experiências vivenciadas;
- Sensibilizar e incentivar a participação das escolas públicas em ações a serem desenvolvidas, visando à consecução de resultados mais positivos na alfabetização.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE DA SILVA BENITEZ1201/08/201431/07/2015
GILCEANE CAETANO PORTO401/03/201401/03/2016

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