Nome do Projeto
HISALES - História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/08/2014 - 02/08/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O projeto articula-se em torno de três eixos: o da história do ensino da leitura e da escrita (alfabetização e sua história), o das práticas de leituras e escritas escolares e não escolares, o dos livros didáticos. Trata-se, portanto, de identificar, mapear e analisar a história da alfabetização, da leitura, da escrita e dos livros escolares no Rio Grande do Sul a partir do século XIX. O projeto visa analisar histórica e sociologicamente o fenômeno do ensino da leitura e da escrita, das práticas e representações do ler e do escrever, dos letramentos e de diferentes aspectos da cultura escrita.

Objetivo Geral

Analisar a produção, a circulação e a utilização de cartilhas e de livros de alfabetização no RS; Identificar e analisar práticas, métodos e materiais de alfabetização; Desenvolver estudos sobre a história da alfabetização no RS; Estudar práticas de leituras e escritas escolares e não-escolares; Analisar as relações entre literatura e educação; Estudar práticas de letramentos e aspectos da cultura escrita de diferentes grupos sociais e culturais no RS; Identificar e analisar livros escolares produzidos e/ou em circulação no RS.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL402/01/201402/08/2016
CICERA MARCELINA VIEIRA402/01/201402/08/2014
FERNANDA NOGUEZ VIEIRA1201/08/201202/08/2014
FRANCIELI DAIANE BORGES402/01/201402/08/2016
ISABELA DOS SANTOS KRÖNING1201/03/201402/08/2014
JOSEANE CRUZ MONKS1201/08/201202/08/2014
LUIZA LARROSSA DA FONSECA1201/08/201302/08/2014
MÔNICA MACIEL VAHL402/01/201402/08/2016
ROSELUSIA TERESA PEREIRA DE MORAIS202/01/201402/08/2016
ROZELE BORGES NUNES402/01/201402/08/2016
TAMIRES TUANE FANKA DORNELES1201/02/201531/07/2015
VANIA GRIM THIES402/01/201402/08/2016

Página gerada em 17/12/2018 17:37:00 (consulta levou 0.079211s)