Nome do Servidor
ELIANE TERESINHA PERES
Matrícula SIAPE
421150
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
03/06/1991
Data de ingresso na UFPel
03/06/1991
Data de ingresso no cargo
20/06/1997
Cargo
Professor do Magistério Superior/Classe/Tit.
Classe / Nível
8 / 801
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

Resumo

Professora Titular da Faculdade de Educação da UFPel. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1989), Especialização em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1992), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), com Estágio no Exterior (PDEE) na Universidade de Lisboa ("doutorado-sanduíche"). Realizou estágio de pós-doutorado (com bolsa CAPES) na University of Illinois at Urbana-Champaign (USA) em 2011-2012. Desde 1991 é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, e desde 2001 atua no PPGE dessa mesma instituição. Foi tutora do Grupo PET/Educação (Programa de Educação Tutorial-MEC/SESU) entre 2007 e 2009. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Alfabetização, Alfabetização e Letramento, atuando principalmente nos seguintes temas: história da alfabetização, história da cultura escrita, práticas de leitura e escrita, alfabetização e letramento, livros escolares e formação de professores. No PPGE atua na linha de pesquisa "Cultura Escrita, Linguagens e Aprendizagem". É líder do grupo de pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares, CNPq) desde 2006. Coordenadora do GT 10 - Alfabetização, Leitura e Escrita, da ANPED (2017-2019). Fulbright Visiting Professor na University of Texas at San Antonio, USA, 2018.

Formação acadêmica

Doutorado em Educação (Universidade Federal de Minas Gerais, 2000)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1995)
Especialização em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 1993)
Graduação em Pedagogia (Universidade Estadual de Londrina, 1989)

Áreas de atuação

Educação - História da Alfabetização
Tópicos Específicos de Educação - Alfabetização e Letramento
Fundamentos da Educação - História da Educação
Tópicos Específicos de Educação - Formação de Professores

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
Percursos individuais e coletivos de formação leitora em práticas escolares e não escolares: a constituição de meios, modos e apropriações no ato de ler01/03/201701/03/20222
POR UMA HISTÓRIA BIOGRÁFICA DA ALFABETIZAÇÃO: PERCURSOS INDIVIDUAIS DE APRENDIZAGEM E USOS DA LEITURA E DE ESCRITA EM CONTEXTOS DE EXCLUSÃO SOCIAL (BRASIL, SÉCULOS XVIII-XIX-XX)COORDENADOR DO PROJETO02/04/201801/03/20214
CULTURA ESCRITA E EDUCAÇÃO DO CAMPO01/07/201601/07/20202
PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E USO DE CARTILHAS E LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS POR AUTORAS GAÚCHAS (1940-1980)COORDENADOR DO PROJETO16/12/201720/12/20194
A BELA E A FERA SABIAM LER: REPRESENTAÇÕES DE LEITURA, LEITORES E LIVROS NO CONTO “A BELA E A FERA” (de 1756 aos dias atuais)COORDENADOR DO PROJETO01/04/201602/04/20184
PRODUÇÃO, CIRCULAÇÃO E USO DE CARTILHAS E LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS POR AUTORAS GAÚCHAS (1940-1980)COORDENADOR DO PROJETO15/12/201415/12/20174
Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais - GEEMAI01/03/201631/12/20164
HISALES - História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros EscolaresCOORDENADOR DO PROJETO02/08/201402/08/20164
A BELA E A FERA SABIAM LER: REPRESENTAÇÕES DE LEITURA, LEITORES E LIVROS NO CONTO “A BELA E A FERA” (de 1756 aos dias atuais)COORDENADOR DO PROJETO28/04/201431/03/20164
PRÁTICAS DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA02/09/201330/11/20151
PRÁTICAS DE LEITURA EM LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA02/09/201330/11/20151
HISALES - História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros EscolaresCOORDENADOR DO PROJETO01/02/200601/08/20143
Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
Ações pedagógicas e de acolhimento à alunos de primeiro semestre do curso de pedagogia diurno e noturno05/06/201708/03/20181
Aula Aberta04/05/201531/12/20151
Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
Semana de Museus da UFPel19/03/201831/12/201852
Memórias da AlfabetizaçãoCOORDENADOR DO PROJETO06/02/201731/12/20182
Dia do Patrimônio 201813/08/201831/08/20188
Banco de dados e acervos de alfabetização06/02/201731/12/20172

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2018/201LEITURA DIRIGIDA: LEITURA DE ROGER CHARTIER I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
1+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2018/212ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO0+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2018/212PRÁTICA DE PESQUISA II
Horários
ManhãTardeNoite
SAB09:40 - 10:30
0+1Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2018/1T2PROFISSÃO DOCENTE
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
68+0Todos Os Cursos
2018/112ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO0+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2018/112PRÁTICA DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
0+1Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2018/102SEMINÁRIO DE PESQUISA III
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:00 - 18:50
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
0+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2017/2T4TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
68+0Todos Os Cursos
2017/203PRÁTICA DE PESQUISA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:50 - 09:40
0+1Educação (Doutorado)
2017/201S. A.: MEM, LIT E OBJ ESCOL: POSSIB. PARA A HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
2+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)

* CH indica a carga horária no período.

Página gerada em 10/12/2018 02:26:11 (consulta levou 1.529545s)