Nome do Projeto
Banco de dados e acervos de alfabetização
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 13/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
Este projeto é desenvolvido no grupo de pesquisa História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares (HISALES), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação. Além da investigação nas temáticas da história da alfabetização, leitura e escrita, o referido grupo também tem como objetivo disponibilizar acervos para a manutenção da história e da memória da alfabetização, bem como acervos para a consulta da comunidade em geral, comunidade acadêmica (graduação e pós-graduação) e outras instituições de ensino público. O trabalho com os acervos conta com cadernos de alunos em fase de alfabetização, cadernos de planejamento de professoras alfabetizadoras, livros didáticos produzidos por autoras gaúchas, livros para a aprendizagem inicial da leitura e da escrita, materiais didático-pedagógicos, entre outros. A constituição desses diferentes tipos de acervo é realizada de forma constante e com a ajuda de comunidades escolares e, portanto, tem como objetivo principal a organização e disponibilização de um banco de dados para ampliar e facilitar a consulta e pesquisas dessa natureza.

Objetivo Geral

- Disponibilizar um banco de dados com diferentes tipos de acervos para a manutenção da história e da memória da alfabetização e para a consulta da comunidade acadêmica (graduação e pós-graduação), demais instituições públicas de ensino e comunidade em geral;
Objetivo específico:
- Realizar a manutenção permanente do acervo.

Justificativa

A constituição e manutenção desses acervos é importante como fonte de pesquisa e discussões teórico-metodológicas para ser realizada com alunos de graduação, bolsistas de iniciação científica e extensão, alunos da pós-graduação, professores das redes públicas de ensino. O público alvo refere a essa universidade e demais cidade, bem como as demais instituições brasileiras e internacionais. Nesse sentido, a disponibilidade do banco de dados para a consulta é urgente.

Metodologia

A metodologia se dará pela disponibilidade do acervo em um banco de dados que possibilitará a consulta por meio on-line ou a consulta no acervo físico na sala do Grupo HISALES.

Indicadores, Metas e Resultados

O trabalho com os acervos no Grupo HISALES é reconhecido nacional e internacionalmente. Uma das metas é fortalecer esse reconhecimento disponibilizando os acervos para um maior número de pessoas possível.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE HERBSTRITH BATISTA
ANA BEATRIZ DEVANTIER HENZEL
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL4
DÉBORA WENDLER DE ANDRADE
ELIANE TERESINHA PERES4
ENILDA GONCALVES PERES
ESTELA MACEDO COSTA
FERNANDA TEIXEIRA GOMES FOSTER
GICELE DUTRA DE FREITAS
JOSEANE CRUZ MONKS
JOSEANE CRUZ MONKS
Janice Soares
LUARA TRINDADE CARNEIRO BIANCHINI
LUIZA DA SILVA TESSMER DUARTE
NICÉIA SILVA MENDES
NIKOLE SCHELLIN WILLE
PAULO AILTON FERREIRA DA ROSA JUNIOR
TATIANA RODRIGUES SIQUEIRA
VANIA GRIM THIES10

Página gerada em 25/04/2024 09:50:14 (consulta levou 0.166910s)