Nome do Projeto
Percursos individuais e coletivos de formação leitora em práticas escolares e não escolares: a constituição de meios, modos e apropriações no ato de ler
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2017 - 01/03/2022
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - História da Educação
Resumo
A pesquisa tem por objetivo compreender, a partir de percursos individuais e coletivos, processos de formação leitora desenvolvidos em diferentes instâncias sociais (família, escola, igreja, bibliotecas...), em variados suportes de leitura (a partir de seus dispositivos textuais e tipográficos que incidem na formação do leitor). Nessa direção, os objetivos específicos tangenciam diferentes dimensões para a compreensão das práticas de leitura, a partir de quatro possíveis abordagens: a) os leitores e as instâncias de socialização não escolares responsáveis pela formação leitora (meios, modos e apropriações); b) as práticas de leitura escolares: modos de ler e apropriações da leitura durante as aulas e os usos não autorizados/institucionalizados de leitura; c) os suportes de leitura e seus dispositivos textuais e tipográficos, na relação com os sentidos produzidos; d) a produção, circulação e uso de livros escolares e a influência destes na formação dos leitores em diferentes instâncias sociais. Para tanto, conceitos como: “cultura escrita e oralidade”, “apropriação”, “leitura ética e estética”, “leitores ativos”, “protocolos de leitura”, entre outros, serão trabalhados a partir do referencial teórico que sustenta essa investigação, sobretudo a História Cultural. Os modos de ler e os sentidos atribuídos aos textos pelos leitores, especialmente quando estes estão imersos em práticas socioculturais vinculadas à oralidade, é algo que carece de investigação e aprofundamento teórico. Neste sentido, o estudo de casos individuais e/ou coletivos torna-se bastante pertinente, pois não se limita a classificações tradicionais, que tendem a relacionar indivíduos a determinados contextos sociais, a gostos e práticas culturais. A análise individual permite entender que existe uma pluralidade de pertenças sociais que independe, em certa medida, do grupo social de origem. Assim, no caso especifico deste estudo, a análise de trajetórias individuais se mostra bastante pertinente para que se descortinem aspectos importantes sobre os modos de participação nas culturas do escrito, vivenciadas por indivíduos escolarizados e pouco/não escolarizados.
Objetivo Geral
Compreender, a partir de percursos individuais e coletivos, os processos de formação leitora que ocorrem em diferentes instâncias sociais e em variados suportes de leitura, que cumprem importante papel na constituição do leitor.
Específicos:
- Analisar o papel de instâncias sociais não escolares na formação de leitores, como a família, a igreja, a biblioteca, o sindicato, entre outros, que de algum modo possam influenciar nos modos de ler e nas apropriações das leituras;
- Investigar a formação leitora desenvolvida em instâncias escolares, os modos de ler e apropriações da leitura mediadas pelo currículo escolar, assim como, os usos não institucionalizados de leitura que circulam no espaço escolar;
- Identificar o papel dos suportes de leitura, a partir de seus dispositivos textuais e tipográficos, na formação dos indivíduos leitores;
- Mapear e analisar a produção, circulação e uso de livros escolares e a influência destes na formação dos leitores em instâncias escolares e não escolares, em momentos históricos distintos.
Específicos:
- Analisar o papel de instâncias sociais não escolares na formação de leitores, como a família, a igreja, a biblioteca, o sindicato, entre outros, que de algum modo possam influenciar nos modos de ler e nas apropriações das leituras;
- Investigar a formação leitora desenvolvida em instâncias escolares, os modos de ler e apropriações da leitura mediadas pelo currículo escolar, assim como, os usos não institucionalizados de leitura que circulam no espaço escolar;
- Identificar o papel dos suportes de leitura, a partir de seus dispositivos textuais e tipográficos, na formação dos indivíduos leitores;
- Mapear e analisar a produção, circulação e uso de livros escolares e a influência destes na formação dos leitores em instâncias escolares e não escolares, em momentos históricos distintos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANELISE DOMINGUES DA SILVA ABRAÃO | 3 | 01/03/2017 | 01/03/2022 |
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL | 2 | 01/03/2017 | 01/03/2022 |
ELIANE TERESINHA PERES | 2 | 01/03/2017 | 01/03/2022 |
LUCAS DE SOUZA PEDROSO | 20 | 01/01/2021 | 31/05/2021 |
MARA INÊS ALFLEN | 20 | 01/08/2019 | 31/05/2020 |
MARIA PORTILHO BAGESTEIRO | 20 | 01/03/2022 | 31/08/2022 |
RAFAEL COSTA DA SILVEIRA | 20 | 01/05/2021 | 31/07/2021 |
RAYANNE MATIAS VILLARINHO | 20 | 01/09/2021 | 28/02/2022 |
VANIA GRIM THIES | 2 | 01/03/2017 | 01/03/2022 |