Nome do Projeto
Memórias da Alfabetização
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 13/09/2024
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
O projeto tem como objetivo preservar e difundir a história e a memória da alfabetização, com ênfase em Pelotas e na região sul do estado do RS. Para tal, é proposto a organização de uma exposição itinerante em escolas, bibliotecas e centros culturais utilizando o acervo disponível no grupo de Pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares), FaE UFPEL, que atualmente conta com um acervo significativo: 1.280 cadernos de aluno (de alfabetização e outras séries), 200 cadernos de planejamento de professoras ( de alfabetização e outras séries), 1.135 livros para o ensino da leitura e da escrita em língua nacional, 126 livros para o ensino da leitura e da escrita em língua estrangeira, 29 livros para o ensino da leitura e da escrita artesanais, 65 livros para o ensino da leitura e da escrita produzidos por autoras gaúchas (1900-1970), 283 livros didáticos produzidos no RS entre os anos 1940-1980, 404 fichas cadastrais de materiais didáticos-pedagógicos. Além disso, o HISALES conta com um acervo de escritas pessoais e familiares (cartas, diários, agendas, etc.).

Objetivo Geral

- Realizar exposições itinerantes sobre a história e a memória da alfabetização, com ênfase em Pelotas e na região sul do estado do RS, preservando a história da alfabetização em Pelotas e demais municípios da região sul do RS e, assim, difundindo a história da alfabetização e divulgando o trabalho com os acervos do Grupo de Pesquisa HISALES.

Justificativa

Tendo em vista que o Grupo de Pesquisa HISALES consta com um significativo acervo na área de alfabetização, é necessário que esse material circule entre as escolas, bibliotecas e diferentes universidades e demais espaços público com o objetivo de divulgar e preservar a história da alfabetização em Pelotas e região sul do nosso RS.

Metodologia

O projeto contará com a exposição itinerante do acervo das cartilhas, livros didáticos produzidos no RS, cadernos de crianças em fase de alfabetização, cadernos de planejamento de professoras alfabetizadoras, materiais didático-pedagógicos e demais materiais que têm ligação com a temática em questão. As exposições serão realizadas em diferentes espaços públicos (escolas, bibliotecas e universidades), sempre que houver a demanda e por período a ser combinado com a instituição que a receberá. Além disso, o projeto contará com uma exposição permanente na própria sala do Grupo de Pesquisa HISALES.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se alcançar o objetivo geral.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BIANCA LEAL FERNANDES
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL
CHRIS DE AZEVEDO RAMIL6
CICERA MARCELINA VIEIRA
DIONE DUTRA LIHTNOV
ELIANE TERESINHA PERES4
ESTELA MACEDO COSTA
FERNANDA TEIXEIRA GOMES FOSTER
FERNANDA TEIXEIRA GOMES FOSTER
GICELE DUTRA DE FREITAS
JAQUELINE THIES DA CRUZ KOSCHIER
JOSEANE CRUZ MONKS
JOSEANE CRUZ MONKS
JOSEANE CRUZ MONKS
LEONARDO CAPRA
LETÍCIA SELL STORCH VENZKE
LUCAS GONÇALVES SOARES
LÉIA BEATRIZ SELL
MARIA VALCIDEA DO NASCIMENTO
MARILIA BRANDAO AMARO DA SILVEIRA
MARÍLIA MÜLLER DOS SANTOS
MATHEUS LUCAS ESTEVES
RAISSA ESPIRITU SORREGOTTI
TATIANA RODRIGUES SIQUEIRA
TATIARA TIMM DE CARVALHO HERREIRA
THALIA COSTA DUARTE
TRACY KEMINE KOSCHIER SUCHARD
VANIA GRIM THIES8

Página gerada em 25/04/2024 19:26:23 (consulta levou 0.174192s)