Nome do Projeto
Memórias da Alfabetização
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
06/02/2017 - 13/09/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Educação / Educação
Linha de Extensão
Alfabetização, leitura e escrita
Resumo
O projeto tem como objetivo preservar e difundir a história e a memória da alfabetização, com ênfase em Pelotas e na região sul do estado do RS. Para tal, é proposto a organização de uma exposição itinerante em escolas, bibliotecas e centros culturais utilizando o acervo disponível no grupo de Pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares), FaE UFPEL, que atualmente conta com um acervo significativo: 1.280 cadernos de aluno (de alfabetização e outras séries), 200 cadernos de planejamento de professoras ( de alfabetização e outras séries), 1.135 livros para o ensino da leitura e da escrita em língua nacional, 126 livros para o ensino da leitura e da escrita em língua estrangeira, 29 livros para o ensino da leitura e da escrita artesanais, 65 livros para o ensino da leitura e da escrita produzidos por autoras gaúchas (1900-1970), 283 livros didáticos produzidos no RS entre os anos 1940-1980, 404 fichas cadastrais de materiais didáticos-pedagógicos. Além disso, o HISALES conta com um acervo de escritas pessoais e familiares (cartas, diários, agendas, etc.).
Objetivo Geral
- Realizar exposições itinerantes sobre a história e a memória da alfabetização, com ênfase em Pelotas e na região sul do estado do RS, preservando a história da alfabetização em Pelotas e demais municípios da região sul do RS e, assim, difundindo a história da alfabetização e divulgando o trabalho com os acervos do Grupo de Pesquisa HISALES.
Justificativa
Tendo em vista que o Grupo de Pesquisa HISALES consta com um significativo acervo na área de alfabetização, é necessário que esse material circule entre as escolas, bibliotecas e diferentes universidades e demais espaços público com o objetivo de divulgar e preservar a história da alfabetização em Pelotas e região sul do nosso RS.
Metodologia
O projeto contará com a exposição itinerante do acervo das cartilhas, livros didáticos produzidos no RS, cadernos de crianças em fase de alfabetização, cadernos de planejamento de professoras alfabetizadoras, materiais didático-pedagógicos e demais materiais que têm ligação com a temática em questão. As exposições serão realizadas em diferentes espaços públicos (escolas, bibliotecas e universidades), sempre que houver a demanda e por período a ser combinado com a instituição que a receberá. Além disso, o projeto contará com uma exposição permanente na própria sala do Grupo de Pesquisa HISALES.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se alcançar o objetivo geral.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| BIANCA LEAL FERNANDES | |||
| CHRIS DE AZEVEDO RAMIL | |||
| CHRIS DE AZEVEDO RAMIL | 10 | ||
| CICERA MARCELINA VIEIRA | |||
| DIONE DUTRA LIHTNOV | |||
| ELIANE TERESINHA PERES | 4 | ||
| ESTELA MACEDO COSTA | |||
| FERNANDA TEIXEIRA GOMES FOSTER | |||
| FERNANDA TEIXEIRA GOMES FOSTER | |||
| GICELE DUTRA DE FREITAS | |||
| JANICE SOARES | |||
| JAQUELINE THIES DA CRUZ KOSCHIER | |||
| JOSEANE CRUZ MONKS | |||
| JOSEANE CRUZ MONKS | |||
| JOSEANE CRUZ MONKS | |||
| LEONARDO CAPRA | |||
| LETÍCIA SELL STORCH VENZKE | |||
| LUCAS GONÇALVES SOARES | |||
| LÉIA BEATRIZ SELL | |||
| MARIA VALCIDEA DO NASCIMENTO | |||
| MARILIA BRANDÃO AMARO DA SILVEIRA | |||
| MARÍLIA MÜLLER DOS SANTOS | |||
| MATHEUS LUCAS ESTEVES | |||
| NIKOLE SCHELLIN WILLE | |||
| RAÍSSA ESPIRITU SORREGOTTI | |||
| TATIANA RODRIGUES SIQUEIRA | |||
| TATIARA TIMM DE CARVALHO HERREIRA | |||
| THALIA COSTA DUARTE | |||
| TRACY KEMINE KOSCHIER SUCHARD | |||
| VAGNER DUTRA MACIEL | |||
| VANIA GRIM THIES | 12 |