Nome do Projeto
Concepções prévias de alunos ingressantes no Ensino Superior sobre biotecnologia e genética
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
28/07/2014 - 29/07/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Biológicas - Genética
Resumo
Na sociedade atual, em que a Ciência e a Tecnologia assumem um papel da maior relevância, a compreensão do mundo não se coaduna com a aprendizagem de saberes científicos estanques e isolados. Um dos resultados essenciais da educação em Ciência é a preparação dos estudantes para desenvolverem um conhecimento mais profundo do mundo que os rodeia e para serem capazes de perceber notícias sobre Ciência no seu quotidiano Neste contexto a importância da educação em Biotecnologia tem sido reconhecida na estrutura de um número considerável de currículos de vários países. Porém, a grande relevância e o caráter ambivalente da Biotecnologia moderna implicam uma particular responsabilidade na sua abordagem ao nível do ensino. Por um lado, existe a responsabilidade de informar os estudantes de forma clara e suficiente sobre os aspectos científicos e técnicos da Biotecnologia; por outro, a de os qualificar para decisões futuras e para serem capazes de pesar, de forma racional, o elevado potencial da Biotecnologia para resolver vários problemas do mundo moderno, bem como os riscos e as questões éticas que lhe são inerentes Biotecnologia ainda é uma incógnita para a maior parte dos estudantes, por serem remotos da sua experiência quotidiana. Este trabalho tem como objetivo entender a percepção pública sobre o tema Biotecnologia em vários modos como avaliar os conhecimentos prévios dos alunos, analisar o interesse de alunos e professores e o nível de informação que possuem além de determinar as fontes de informação prioritárias e a sua credibilidade junto de alunos e professores.
Objetivo Geral
Avaliar os conhecimentos dos alunos sobre Biotecnologia e temas correlacionados para perceber o que se pode fazer para melhorar o ensino e os conhecimentos sobre o tema.
Analisar o interesse de alunos e professores e o nível de informação sobre Biotecnologia e Genética.
Determinar as fontes de informação prioritárias e a sua credibilidade junto de alunos e professores.
Analisar a percepção dos alunos e dos professores sobre a Biotecnologia e Genética.
Analisar as atitudes e a capacidade de tomar decisões em relação à Biotecnologia e Genética.
Analisar o interesse de alunos e professores e o nível de informação sobre Biotecnologia e Genética.
Determinar as fontes de informação prioritárias e a sua credibilidade junto de alunos e professores.
Analisar a percepção dos alunos e dos professores sobre a Biotecnologia e Genética.
Analisar as atitudes e a capacidade de tomar decisões em relação à Biotecnologia e Genética.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALISON ACOSTA MUNHOS | 5 | 28/07/2014 | 29/07/2016 |
BEATRIZ HELENA GOMES ROCHA | 2 | 28/07/2014 | 29/07/2016 |
LUÍSA REINHARDT UGOSKI | 5 | 28/07/2014 | 29/07/2016 |
MARINA TIMM MEDEIROS | 5 | 28/07/2014 | 29/07/2016 |