Nome do Projeto
ELABORAÇÃO DE MICROPARTÍCULAS CARREADORAS DE COMPOSTOS BIOATIVOS PARA APLICAÇÃO TECNOLÓGICA EM SISTEMAS ALIMENTÍCIOS
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/07/2015 - 30/06/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
Carotenoides e tocoferóis são compostos lipossolúveis provenientes do metabolismo secundário das plantas. Alguns carotenoides são precursores da vitamina A, enquanto que os tocoferóis são conhecidos como vitamina E, ambas com papel importante na nutrição humana. Além das atividades pró vitaminica e vitamínica estes compostos também apresentam alta capacidade antioxidante, devido a sua estrutura química, que apresenta um sistema de duplas ligações conjugadas. No entanto, esta característica os torna suscetíveis à isomerização e oxidação, podendo acarretar na perda de suas atividades e a microencapsulação pode ser uma alternativa para aumentar sua estabilidade e promover sua liberação controlada sob condições específicas. Sendo assim, o objetiva-se microencapsular carotenoides e tocoferóis de origem natural e sintética utilizando como material de parede utilizando como material de parede quitosana/carboximetilcelulose sódica pelo método de coacervação complexa e quitosana/ tripolifosfato de sódio pelo método de gelificação iônica. As micropartículas serão caracterizadas quanto à eficiência de encapsulação, morfologia, comportamento térmico e perfil de liberação simulando condições gástricas e intestinais. As micropartículas serão adicionadas em 2 sistemas alimentícios, a fim de promover a fortificação destes e a pós o processamento será testada a liberação das micropartículas quanto os produtos são expostos a condições gástricas e intestinais. Com este trabalho espera-se obter microcápsulas com alta eficiência de encapsulação, tamanho uniforme e característico, que resistam ao processamento e sejam capazes de liberar totalmente seu conteúdo e de forma gradual em condições intestinais e baixas concentrações em condições gástricas.

Objetivo Geral

Caracterizar os óleos de palma e girassol quanto ao teor de carotenoides e tocoferóis, respectivamente.
Elaborar micropartículas utilizando como material de parede quitosana/carboximetilcelulose sódica (C) pelo método de coacervação complexa e quitosana/ tripolifosfato (B) de sódio pelo método de gelificação iônica, contendo β-caroteno, óleo de palma, α-tocoferol e óleo de girassol.
Caracterizar as micropartículas quanto à eficiência de encapsulação e atividade antioxidante.
Avaliar os perfis de liberação dos microencapsulados em condições que simulem as características gástricas e intestinais.
Aplicar as micropartículas em dois sistemas alimentícios, pão e iogurte, a fim de promover a fortificação desses alimentos e avaliar o perfil de liberação dos microencapsulados durante o armazenamento dos produtos e a estabilidade.
Avaliar os perfis de liberação dos microencapsulados aplicados nos sistemas alimentícios, quando estes são expostos a condições que simulem as características gástricas e intestinais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALESSANDRA MACHADO DE OLIVEIRA1201/08/201631/12/2016
CAROLINE DELLINGHAUSEN BORGES101/07/201530/06/2018
JOSIANE KUHN RUTZ2001/07/201530/06/2018
KARINA FERREIRA FERNANDES1201/01/201731/07/2017

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
CAPESR$ 20.000,00

Página gerada em 28/03/2024 11:41:31 (consulta levou 0.244871s)