Nome do Projeto
Efeito do consumo de kefir sobre doenças crônicas inflamatórias: obesidade e suas desordens metabólicas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/12/2015 - 01/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
Há muito tempo se tem conhecimento de que alguns micro-organismos possuem propriedades funcionais no hospedeiro humano, intervenções microbiológicas com probióticos que conferem benefícios à saúde do hospedeiro, tem sido realizadas com maior frequência. O kefir é um alimento probiótico, cujos grãos são estruturas complexas de associação simbiótica entre leveduras e bactérias, envoltas por uma matriz de polissacarídeos. Os benefícios do consumo de kefir como parte da dieta são demonstrados por inúmeras evidências e sua eficácia terapêutica como alimento probiótico passa pela modulação da microbiota intestinal e do sistema imunológico. O objetivo do estudo é avaliar o efeito do consumo de kefir sobre doenças crônicas inflamatórias, como a obesidade e desordens metabólicas associadas a ela. Serão utilizados 32 ratos Wistar divididos em quatro grupos: dieta padrão (DP), dieta de cafeteria (DC), DP + kefir e DC + kefir. Serão analisadas ingestão calórica, consumo de água, variação de peso, curvas de glicemia (glicose, insulina e piruvato), perfil lipídico (colesterol total, HDL, LDL, VLDL e triglicerídeos) e expressão de marcadores inflamatórios (IL-1, IL-6, TNF-α e TNFR). As análises estatísticas serão realizadas através do programa Stata 11.0. Diferenças entre os grupos serão comparadas e analisadas por Teste T-Student e/ou ANOVA duas vias com pós teste de Tukey. O nível de significância adotado será de 5% (p<0,05). O projeto foi aprovado pela Comissão de Ética em Experimentação Animal da Universidade Federal de Pelotas sob n° 4159-2015.

Objetivo Geral

Objetivo Geral:
O objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar o potencial terapêutico do consumo de kefir, em animais submetidos à dieta de cafeteria como modelo indutor de obesidade, sobre doenças crônicas inflamatórias e desordens metabólicas associadas a ela.

Objetivos Específicos:
• Avaliar o efeito do consumo de kefir sobre o peso corporal dos animais
• Avaliar o efeito terapêutico do kefir sobre marcadores inflamatórios, como a Interleucina 1 (IL-1), Interleucina 6 (IL-6), Fator de Necrose Tumoral α (TNF-α) e receptor do Fator de Necrose Tumoral α (TNFR).
• Avaliar-se-á ainda o efeito do consumo de kefir sobre parâmetros bioquímicos sanguíneos relacionados à glicemia (tolerância à glicose, resistência à insulina e tolerância ao piruvato) e ao perfil lipídico (colesterol total, lipoproteína de alta densidade - HDL, lipoproteína de baixa densidade - LDL, lipoproteína de muito baixa densidade – VLDL, e triglicerídeos).
• Determinar a eficácia do kefir no tratamento de doenças inflamatórias crônicas de baixo grau, como alternativa terapêutica para obesidade e desordens metabólicas associadas, com melhor relação custo/benefício para a população.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS CASTILHO DE BARROS201/12/201501/12/2016
MICAELA GONÇALVES VIVAN401/12/201501/12/2016

Página gerada em 20/04/2024 10:28:03 (consulta levou 0.089337s)