Nome do Projeto
Rota da Universidade ao Trabalho Apoiada (RUTA)
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
02/01/2017 - 31/12/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Resumo
O projeto busca melhorar a empregabilidade de alunos graduados pelas Universidades Latino Americanas. Para isso buscar-se-á combinar as habilidades adquiridas pelos estudantes na Universidade com habilidades específicas necessárias no mercado de trabalho. Nesse sentido, propões a implementação e a validação de um modelo que habilite a colaboração próxima entre empresas e universidades. Esse modelo será criado para ser adaptado ao contexto Latino Americano e dever ser facilmente implementado nas universidades da região que participarão do projeto. Nesse modelo, empresas publicarão suas necessidades de recrutamento, conjuntamente com uma lista de habilidades específicas necessárias que serão revisadas pela Universidade, e que poderá por sua vez, entrar em acordo com a empresa para fornecer atividades específicas que atendam essas necessidades. A universidade em colaboração com a empresa gerará e acreditará uma série de cursos ou treinamentos que os estudantes interessados na vaga de trabalho possam cursar. Esses cursos serão rapidamente desenvolvidos por meio de materiais digitais reutilizáveis e atividades previamente planejadas. Parte desses treinamentos poderá ser conduzido no próprio local de trabalho. Ao final do programa de treinamento ou curso, a empresa selecionará os estudantes com melhor desempenho como sendo os candidatos prováveis a assumir o posto de trabalho existente.

Objetivo Geral

Geral:
• Desenvolver e testar um modelo para melhorar a empregabilidade de graduados em universidades latino-americanas.

Específicos:
• Melhorar a competitividade de empresas latino-americanas a partir da possibilidade de empregarem profissionais com o conjunto de habilidades mais adequado para suas necessidades.
• Desenvolver nas Universidades Latino-Americanas a capacidade de entregar de maneira rápida cursos e formações direcionadas e que encontrem as necessidades das empresas locais de modo a facilitar a integração de estudantes no final da graduação com posições existentes e relevantes no mercado de trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
HENRIQUE LEMOS DOS SANTOS1002/01/201731/12/2019
RICARDO MATSUMURA DE ARAUJO1002/01/201731/12/2019

Página gerada em 26/04/2024 19:41:17 (consulta levou 0.041976s)