Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre Educação Matemática nos Anos Iniciais - GEEMAI
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2016 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Diversas pesquisas têm indicado as dificuldades no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, decorrentes, em grande parte, da formação matemática inicial dos professores generalistas, que atuam na educação das crianças. Egressos dos cursos de Pedagogia, esses professores normalmente tem em sua formação entre duas e três disciplinas voltadas ao ensino de Matemática. A formação do professor que ensina Matemática nos anos iniciais tem sido foco de diferentes debates nos quais o perfil desse professor divide opiniões: por um lado o pedagogo não tem formação matemática adequada, por outro, o licenciado em Matemática não tem formação pedagógica adequada. Procurando contribuir nesse debate se propõe o presente projeto de pesquisa intitulado GEEMAI (Grupo de estudos sobre educação matemática nos anos iniciais), que pretende envolver estudantes de cursos de licenciatura da UFPel (Matemática e Pedagogia), estudantes do Curso Normal das duas escolas da cidade que oferecem essa modalidade (Colégio Municipal Pelotense e E.E.E.M. Assis Brasil), bem como egressos desses cursos e professores que ensinam matemática nos anos iniciais. Nessa perspectiva o subprojeto tem como tema norteador a Matemática como um campo de investigação, englobando ações de estudos teóricos sobre os princípios e conceitos fundantes da Matemática nos anos iniciais, fundamentação e planejamento de atividades matemáticas, análise de materiais didáticos e propostas curriculares. Prevê ainda como um subproduto o desenvolvimento de estratégias interdisciplinares de ensino.

Objetivo Geral

- Promover o debate e investigações sobre Alfabetização Matemática, Letramento Matemático e Numeramento.
- Desenvolver estudos e pesquisas sobre ensino de Matemática nos anos iniciais, focando conteúdos, métodos e práticas desenvolvidas por professores desse nível de ensino.
- Compreender e construir sequencias didáticas para os anos iniciais, envolvendo matemática e outras matérias de ensino.
- Analisar e propor o uso de diferentes recursos didáticos para o ensino de Matemática nos Anos Iniciais.
- Abordar três questões importantes que envolvem o ensino de Matemática nos Anos Iniciais: (1) o quê, (2) o como e (3) para quê ensinar matemática às crianças?
- Produzir artigos científicos para participação em eventos, bem como propostas de intervenção às práticas docentes dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AIANA SILVEIRA BILHALVA401/03/201631/12/2016
CRISTINA FRANZ STRELOW401/03/201631/12/2016
DARLAN MAURENTE RANGEL401/03/201631/12/2016
DENISE NASCIMENTO SILVEIRA401/03/201631/12/2016
ELIANE TERESINHA PERES401/03/201631/12/2016
ELISAMA PRIEBE KLUG401/03/201631/12/2016
LETICIA KLEIN PARNOFF401/03/201631/12/2016
LUANA LEAL ALVES401/03/201631/12/2016
MARCIA ESTELA ARGUELLES LUPI401/03/201631/12/2016
PATRÍCIA CASARIN PEIL401/03/201631/12/2016
PATRÍCIA GUTERRES BORGES401/03/201631/12/2016
RAQUEL DE ALMEIDA ALMEIDA401/03/201631/12/2016
Rita de Cássia de Souza Soares Ramos401/03/201631/12/2016
VALESKA DOS SANTOS GOUVEA401/03/201631/12/2016

Página gerada em 20/04/2024 10:25:17 (consulta levou 0.044704s)