Nome do Projeto
Cultura e cidade: dimensões culturais e de poder na constituição do espaço urbano
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/02/2016 - 04/02/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Resumo
Este estudo visa desenvolver pesquisa sobre as dimensões simbólicas produzidos nas zonas de periferia e de fronteira da cidade de Pelotas /RS, desvendando assim o potencial criativo dos elementos socioculturais que que referenciam a produção dos territórios urbanos. Neste projeto fronteira e periferia estão relacionados com a produção de demarcadores simbólicos, próprios da ação de grupos humanos. Estaremos atentos as ações políticas de relação entre centro/periferia, as memórias, objetos e narrativas produzidas nessas relações.

Objetivo Geral

A pesquisa visa desvendar processos de configuração de territórios urbanos em que a dimensão simbólica da ação humana e seus produtos sejam o elemento de reconhecimento dos sentidos do espaço habitado pelos cidadãos. O objetivo é desvendar relações sócias, memórias e narrativas que se configuram como ações culturais e de poder, capazes de reconhecer a ação criativa e política dos diferentes atores sociais que compõem uma cidade e seu território habitado.

Específico
- Aprofundar as relações teóricas entre os conceitos de fronteira e periferia através de estudos etnográficos e de memória.
- Fortalecer o conhecimento das dimensões culturais e políticas das regiões periféricas de Pelotas/RS.

Prerrogativa

Contribuir na realização das pesquisas e projetos de extensão que são desenvolvidos no âmbito das atividades do GEEUR (Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos), vinculado ao Bacharelado de Antropologia e Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPEL. A intenção é que os desenvolvimentos teóricos e práticos da pesquisa influenciem o trabalho e a formação de alunos de graduação e pós-graduação que participam do grupo de estudos, ajudando a desenvolver novas pesquisas e projetos de extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
Aline Cunha da Fonseca404/02/201604/02/2017
CRISTIANO LEMES DA SILVA404/02/201604/02/2017

Página gerada em 23/04/2024 10:56:25 (consulta levou 0.044081s)