Nome do Projeto
AS ARTICULAÇÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE: Diálogos explícitos, implícitos e possíveis
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
01/03/2016 - 28/02/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Filosofia da Educação
Resumo
Este projeto se constitui como mais um esforço científico focado em ampliar o conhecimento da obra de Paulo Freire e do vigor inesgotável que ela representa para a educação. Integrando uma vigorosa rede de pesquisas, busca aprofundar a compreensão sobre o pensamento freiriano, dimensionar seus impactos e tecer perspectivas para a reinvenção frente aos desafios contemporâneos. Inserida no campo da Filosofia da Educação, a pesquisa se caracteriza e fundamenta pela investigação bibliográfica, que procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses. Pretende analisar a totalidade dos escritos freirianos, buscando evidenciar e compreender os seus principais fundamentos teóricos e metodológicos, suas origens e formas de articulação. A ênfase da pesquisa, seu desafio, consiste em identificar os autores e correntes de pensamento presentes na obra de Paulo Freire, compreendendo de que formas foram incorporados ao longo da sua sistematização, consolidando um conjunto de raízes intelectuais. Além de identificar autores e correntes que contribuem na sistematização do pensamento freiriano, busca-se compreender de que modo são articulados; quais conceitos e concepções desses autores são apropriados por Freire? Como ele os relaciona no conjunto de sua pedagogia? São interrogações como essas que espera-se, possam ser respondidas pela investigação.

Objetivo Geral

Objetivo geral:

Investigar a obra de Paulo Freire no intuito de identificar as suas bases teóricas e compreender como se articulam na sistematização do seu pensamento, delineando perspectivas de reinvenção frente aos desafios contemporâneos relacionados à educação.


Objetivos específicos:

1. Compreender e caracterizar os diferentes períodos do pensamento e da obra de Paulo Freire, buscando apontar as continuidades e rupturas entre os mesmos;

2. Identificar, a partir da análise da obra de Paulo Freire, os autores e autoras usados na sistematização do seu pensamento de forma explícita e implícita;

3. Compreender o impacto diferenciado que as referências teóricas identificadas na pesquisa exerceram na sistematização da obra freiriana;

4. Delinear perspectivas de reinvenção do pensamento freiriano frente aos desafios contemporâneos relacionados à educação, na forma de diálogos possíveis.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRESSA AMARAL DOS SANTOS1201/08/201631/07/2017
ENÉIA JORACI MUNHOZ DE MUNHOZ201/03/201628/02/2018
NATHÁLIA BONOW1201/08/201631/07/2017
PAULO LEONARDO ALVARES GONCALVES201/03/201628/02/2018
WAGNER DA ROSA NUNES201/03/201628/02/2018

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