Nome do Projeto
Validação de questionário e investigação da autopercepção do usuário versus a avaliação do profissional sobre a necessidade de substituição de próteses totais
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
04/04/2016 - 01/11/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
Este estudo tem o intuito de (i) realizar o processo de tradução e validação transcultural do questionário Patient’s Denture Assesment (PDA), (Etapa 1); (ii) investigar a associação entre a avaliação do profissional e a autopercepção do usuário, sobre a necessidade ou não de substituição de suas PTs; e (iii) avaliar a associação entre a condição funcional da PT e o estado nutricional do indivíduo (Etapa 2). A população avaliada será composta por idosos usuários de PTs, pertencentes às diferentes Unidades Básicas de Saúde, em Pelotas, RS. Inicialmente, será realizado o processo de tradução e validação transcultural do questionário PDA, que visa avaliar a autopercepção do usuário de PT, escrito originalmente na língua inglesa, para a língua portuguesa. Para avaliar a condição estética e funcional da PT pelo profissional, exames clínicos serão conduzidos a partir de critérios elencados em estudo prévio e aprimorados neste estudo. Além disso, entrevistas serão realizadas através do questionário (PDA), validado em português, para avaliar autopercepção do usuário, sobre as características estéticas e funcionais e a necessidade ou não de troca de suas PTs. Finalmente, serão coletados dados acerca do estado nutricional do indivíduo, através da aplicação do questionário Mini Nutritional Assessment (MNA), a fim de relacionar o seu estado nutricional com as condições das suas PT’s, avaliando a correlação entre ambas. A aplicação dos questionários serão realizados por examinadores devidamente treinados e calibrados. Os dados coletados serão tabulados e submetidos à análise estatística adequada, a qual será realizada no programa estatístico STATA (STATA, version 12.0; Chicago, EUA), assumindo um nível de significância de 5% para todas as comparações.

Objetivo Geral

Objetiva-se neste estudo (i) realizar o processo de tradução e validação transcultural do questionário Patient’s Denture Assesment (PDA), escrito originalmente na língua inglesa, para a língua portuguesa; (ii) aprimorar e objetivamente elencar itens a serem observados na avaliação clínica do cirurgião-dentista sobre a necessidade de substituição de PT’s; e (iii) investigar à associação entre a avaliação do cirurgião-dentista e a autopercepção do usuário, sobre as condições estéticas e funcionais e a necessidade de troca de PTs.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE EMIDIO RIBEIRO SILVA404/04/201601/11/2018
GUILHERME AZARIO DE HOLANDA1201/08/201631/07/2017
LUIZ OTÁVIO BEHRENSDORF REIS204/04/201601/11/2018

Página gerada em 25/04/2024 22:08:15 (consulta levou 0.049231s)