Nome do Projeto
Qualidade de vida de idosos: impacto de características clínicas, psicossociais e participação em um centro de convivência
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
25/03/2016 - 10/02/2018
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde - Odontologia
Resumo
Na etapa 1 deste estudo, será avaliado o impacto dos fatores relacionados à saúde bucal e emocional na qualidade de vida dos idosos inseridos em um centro de convivência; e na etapa 2 será avaliado o impacto dos fatores relacionados à saúde bucal e emocional e a participação em unidades básicas de saúde na qualidade de vida relacionada à saúde bucal, contrapondo com os achados da etapa 1. A população avaliada será composta por idosos inseridos no Centro de Convivência denominado Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade - CETRES, Pelotas, e por idosos pertencentes às diferentes Unidades Básicas de Saúde, também situadas na cidade de Pelotas, RS, e não inseridos em qualquer grupo de convivência. Será realizada uma avaliação epidemiológica, baseada nos critérios da Organização Mundial de Saúde para identificação das necessidades relacionadas à saúde bucal. Além disso, serão realizadas entrevistas com a aplicação de questionários a fim de se obter informações relacionadas a presença ou ausência de sinais e sintomas de disfunção têmporomandibular, ansiedade, depressão, felicidade, senso de coerência e autopercepção dos idosos sobre as condições da saúde bucal e o impacto dessas condições na qualidade de vida (parte 1) e na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (parte 2). A aplicação de questionários e a coleta de dados serão realizados por examinadores devidamente treinados e calibrados. Os dados coletados serão digitados em uma planilha do Excel e posteriormente transferido para o programa estatístico STATA 12.0 para posterior análise estatística, onde inicialmente será realizada a análise descritiva dos dados e posteriormente será avaliado o efeito das variáveis independentes no desfecho qualidade de vida relacionada à saúde bucal e geral através de Análise Bi-variada (Qui-quadrado e Qui-quadrado para Tendência Linear) e multivariada (regressão de Poisson).

Objetivo Geral

O objetivo deste estudo epidemiológico transversal será investigar a influência da inserção ou não dos idosos em Grupos de Convivência, no que diz respeito aos fatores relacionados à saúde bucal e emocional, buscando-se o entendimento sobre como estes fatores são percebidos por eles e como afetam a sua qualidade de vida.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE EMIDIO RIBEIRO SILVA225/03/201610/02/2018
FERNANDA WEINGÄRTNER MACHADO425/03/201610/02/2018
MARILIA LEAO GOETTEMS225/03/201610/02/2018

Página gerada em 29/03/2024 04:49:37 (consulta levou 0.041053s)