Nome do Projeto
Acesso ao Ensino Superior na UFPel pelo PAVE (2004-2014): perfil, desempenho e permanência
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
05/07/2016 - 31/03/2017
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O projeto de pesquisa tem o propósito de analisar o Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE), uma modalidade alternativa de seleção para o ensino superior da UFPel que completou uma década em 2014. Para tanto, pretendemos inventariar o perfil dos candidatos que ingressaram, desempenho e permanência na instituição, contemplando descrever os cursos que são mais demandados, as particularidades, bem com a eficácia do PAVE em termos de acesso à universidade pública. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, com um delineamento inspirado na etnografia, a qual os fenômenos são aprendidos numa dimensão de contextualização e percebidos como socialmente produzidos. Pretendemos buscar, dados dois últimos processos seletivos, numa amostra aleatória de 100 alunos que ingressaram pelo programa, a qual ajudará a compreender “quem é o aluno do PAVE” e se a modalidade configurou o espaço de democratização de acesso da região sul do país. Para tal, serão realizadas entrevistas semiestruturadas, que serão fundamentais, pois as narrativas dos sujeitos sobre os processos vividos e suas motivações constituir-se-ão em importante instrumento que deve fornecer material de análise. Se oportuno, é possível que se recorra às observações, que podem se constituir num processo complementar de captação das informações, sempre que essa condição for considerada significativa. Os resultados contribuirão no aprimoramento do Processo Seletivo, com repercussões, quanto à permanência ou exclusão do certame.

Objetivo Geral

O objetivo da pesquisa é analisar a realidade deste programa que vem aumentando o número de inscritos nos últimos processos seletivos, descrevendo sua organização e buscando identificar o perfil dos alunos aprovados, os cursos que são mais demandados, as particularidades, bem com sua eficácia em termos de acesso à universidade pública.
Objetivamos detalhadamente:
- examinar o processo seletivo da UFPel - permanência ou exclusão do programa;
- refletir enquanto instituição social comprometida com o processo de expansão e democratização da educação superior da região;
- analisar o PAVE como meio para o aprimoramento do ingresso na instituição e redução da evasão dos alunos;
- contribuir com a produção científica no campo da educação e das políticas de acesso ao ensino superior no Brasil;
- integrar as redes de educação básica e de ensino superior de Pelotas e região.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAROLINE TERRA DE OLIVEIRA405/07/201631/03/2017
JOSÉ HIRAM SALENGUE NOGUEZ405/07/201631/03/2017
LIGIA CARDOSO CARLOS405/07/201631/03/2017
MIRELA RIBEIRO MEIRA405/07/201631/03/2017
SABRINA GONÇALVES D'AVILA405/07/201631/03/2017

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