Nome do Projeto
Paradigmas filosóficos na educação: perspectivas para pensar a educação e formação humanas
Ênfase
PESQUISA
Data inicial - Data final
03/08/2016 - 02/08/2019
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Filosofia da Educação
Resumo
A pesquisa possui um cunho filosófico crítico-interpretativo e pretende reinstaurar o debate acerca do próprio conceito de paradigma, e de crise dos paradigmas em educação.Trata-se de uma investigação de cunho bibliográfico sobre as diferentes perspectivas ou escolas filosóficas que se desenvolveram com o tempo e influenciaram os processos educativos e formativos. A investigação pretende a) estabelecer uma interlocução entre os diferentes paradigmas filosóficos e os processos educativos, b) teorizar sobre as diversas posições filosóficas, trazendo para o debate sua recepção nas diferentes teorias educacionais c) colocar a reflexão filosófica a serviço dos diferentes momentos por que passou a educação; d) demonstrar como a produtividade de uma reflexão filosoficamente consistente pode contribuir para a análise dos diversos momentos vividos pelos processos educativos/formativos, inclusos aí os momentos de crise.
Objetivo Geral
Objetivo Geral
Investigar como as ideias (paradigmas) filosóficas(os) desenvolveram-se com o tempo e influenciaram os processos educativos e formativos.
Objetivos Específicos
• Estabelecer uma investigação sobre os diferentes paradigmas filosóficos que influenciaram a educação (formação);
• Teorizar sobre as diversas posições filosóficas, trazendo para o debate sua recepção nas diferentes teorias educacionais;
• Colocar a reflexão filosófica a serviço dos diferentes momentos por que passou a educação;
• Demonstrar como a produtividade de uma reflexão filosoficamente consistente pode contribuir para a análise dos diversos momentos vividos pelos processos educativos/formativos;
Investigar como as ideias (paradigmas) filosóficas(os) desenvolveram-se com o tempo e influenciaram os processos educativos e formativos.
Objetivos Específicos
• Estabelecer uma investigação sobre os diferentes paradigmas filosóficos que influenciaram a educação (formação);
• Teorizar sobre as diversas posições filosóficas, trazendo para o debate sua recepção nas diferentes teorias educacionais;
• Colocar a reflexão filosófica a serviço dos diferentes momentos por que passou a educação;
• Demonstrar como a produtividade de uma reflexão filosoficamente consistente pode contribuir para a análise dos diversos momentos vividos pelos processos educativos/formativos;